Tim Torn Teutenberg brilha em dia de recordes do mundo nos Campeonatos da Europa de Pista!
Os Campeonatos da Europa de Pista em Heusden-Zolder, na Bélgica, contou com um quarto dia de competição com provas de grande espetáculo com vários nomes conhecidos do pelotão a brilharem. O Omnium foi um dos destaques do dia com Tim Torn Teutenberg a brilhar numa corrida bastante disputada. Ivo Oliveira fez uma grande recuperação na Corrida por Pontos para fechar no top5 do Omnium.
Maria Martins também esteve no Velódromo na Corrida por Pontos feminina que também foi uma prova bastante disputada. O quarto dia também contou com as finais do Sprint masculino, a Perseguição Individual feminina e o 1km feminino. Harrie Lavreysen continua a fazer história no sprint e Anna Morris e Hetty van de Wouw marcaram novos recordes do Mundo na Perseguição Individual e no 1km, respetivamente.
Omnium masculino
Tim Torn Teutenberg confirmou o favoritismo e é agora o novo Campeão da Europa de Omnium, após somar 167pts. O alemão bateu o dinamarquês Niklas Larsen por apenas 2pts para somar o seu segundo Título Europeu nestes Campeonatos da Europa de Pista. O neerlandês Philip Heijnen fechou o pódio com 147pts. O português Ivo Oliveira não teve o arranque de Omnium que pretendia, mas na Corrida por Pontos, Ivo fez uma grande recuperação e terminou em 5º com 118pts.
O Omnium começou da melhor forma para Tim Torn Teutenberg que impôs-se ao sprint no Scratch. Niklas Larsen foi 2º e o francês Ellande Larronde 3º. Ivo Oliveira foi apenas 11º. Na Tempo Race, vários ciclistas deram volta de avanço. Ilya Savekin surpreendeu ao conseguir o mais forte. Teutenberg foi 2º e Philip Heijnen 3º. Larsen foi apenas 7º e Ivo Oliveira 13º. Na Eliminação, Teutenberg confirmou ser especialista nesta disciplina ao ser o mais forte. O alemão bateu o italiano Elia Viviani e Larsen. Ivo Oliveira foi 14º e entrou na última prova do Omnium em 14º na geral.
Ivo Oliveira fez uma grande corrida por Pontos. O português venceu esta ronda após ser o único ciclista a dar 3 voltas de avanço. Ivo conquistou 68pts, que o fizeram subir para a quinta posição no Omnium. Niklas Larsen fez também uma excelente corrida e somou 63pts. Tim Torn Teutenberg foi quarto com 49pts e conquistou os pontos suficientes para conquistar o Omnium por apenas 2pts sobre Larsen. Philip Heijnen também conquistou 49pts e manteve assim o seu lugar no pódio.

Corrida por Pontos feminina

Na Corrida por Pontos feminina tivemos uma grande batalha pelo Ouro e a vitória acabou por sorrir a Anita Stenberg. A norueguesa somou 56pts e bateu a francesa Marion Borras por 2pts e a neerlandesa Maike van der Duin por 3pts. A portuguesa Maria Martins conquistou 19pts, todos em sprints, e terminou na nona posição.
A Corrida por Pontos feminina foi bastante atacada com Anita Stenberg, Maike Van der Duin, Marion Borras, Lara Gillespie (Seleção da Irlanda) e Grace Lister (Seleção da Grã-Bretanha) a darem duas voltas de avanço. Van der Duin estava no comando antes do sprint final com 3pts de vantagem sobre Stenberg, Gillespie e Borras. Maria Martins conseguiu vencer o último sprint e terminou assim com 19pts para ser nona. Stenberg somou 6pts no sprint final e conseguiu assim conquistar o Ouro, pois Borras conquistou apenas 4pts e Van der Duin e Gillespie não pontuaram.

Sprint masculino

O arco-íris brilhou no Sprint masculino com o neerlandês Harrie Lavreysen a confirmar o favoritismo e a conquistar novo Título Europeu nesta disciplina. Na final, Lavreysen não deu hipótese ao israelita Mikhail Yakovlev. O francês Ryan Helal também não deu hipótese ao polaco Mateusz Rudyk para ficar com o Bronze.

Perseguição Individual feminina

Anna Morris também fez brilhar o arco-íris na Perseguição Individual feminina ao conquistar o Título Europeu. A britânica levou o Velódromo ao rubro, na final, ao marcar um novo recorde do mundo de 4:25:874. A italiana Vittoria Guazzini não teve resposta para Morris e acabou por ficar com a Prata. A alemã Mieke Kroger bateu a sua compatriota Lisa Klein para ficar com o Bronze.

1km feminino

A neerlandesa Hetty van de Wouw é a nova Campeã da Europa do 1km feminino, após levar também o Velódromo ao rubro em Heusden-Zolder. van de Wouw conseguiu marcar um novo recorde do mundo de 1:04:497. A italiana Martina Fidanza surpreendeu ao competir nesta disciplina e conseguiu ficar com a Prata. A alemã Clara Schneider completou o pódio. Uma das principais favoritas, Alina Lysenko não conseguiu qualificar-se para a final.

Fotos: UEC