Poderá António Morgado ser o primeiro português a vencer a Figueira Champions Classic?
Hoje é dia de uma provas mais aguardadas da temporada do calendário nacional, a Figueira Champions Classic! A terceira edição da clássica portuguesa conta com um pelotão de luxo com várias estrelas do pelotão internacional, que prometem dar um grande espetáculo nas estradas portuguesas. Em 2024, a vitória sorriu a Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que não estará presente para defender o seu título. O jovem António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) é um dos principais candidatos! Será Morgado capaz de fazer história ao tornar-se no primeiro português a vencer a Figueira Champions Classic?
Perfil
A 3ª edição da Figueira Champions Classic apresenta um percurso de 192.7km com partida e chegada na Figueira da Foz. A primeira metade da etapa é a menos dura e a fuga não deverá ter dificuldades a formar-se. Várias equipas irão querer controlar a vantagem da fuga para poderem mexer o mais cedo possível nas principais subidas do dia.
A cerca de 88km do fim, os ciclistas entram no circuito final de 30km ao qual darão três voltas. O circuito é marcado por duas subidas a Rua Parque Florestal, com 2.3km a 7.8%, e a Enforca, com 0.8km a 7.3%. As duas subidas são bastante explosivas e deveremos ver várias acelerações com o objetivo de eliminar os principais velocistas presentes. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.

Favoritos
António Morgado parte como principal favorito para a Figueira Champions Classic. Morgado dá-se bem neste tipo de subidas e já mostrou isso neste início de ano e na última edição da clássica portuguesa. O português é um ciclista que pode impor-se ao sprint num grupo reduzido como pode também vingar com um ataque de longe.
Neilson Powless (EF Education – EasyPost) e Julian Alaphilippe (Tudor Pro Cycling Team) abrem as suas temporadas na Figueira da Foz e são os maiores adversários de António Morgado. Powless terminou em grande a sua temporada em 2024. O americano pretende entrar bem em 2025 e tem aqui uma clássica perfeita para as suas características. Alaphilippe quer dar cartas na sua estreia pela nova equipa. O francês costuma se dar bem nestas subidas e tem aqui uma grande chance para vencer.
Jan Christen é mais uma carta da UAE Team Emirates – XRG para o dia de hoje. O jovem suíço é um ciclista que gosta de mexer de longe e é bem capaz de o fazer para tentar vencer ou obrigar outras equipas a trabalhar. Romain Bardet (Team Picnic PostNL) começa a sua última temporada na Figueira da Foz. O francês tem se mostrado nos últimos anos em provas deste estilo e é bem capaz de conseguir um excelente resultado. Mathias Vacek (Lidl – Trek) tem evoluído muito bem ano após ano. O checo mostrou ter potencial para subidas deste tipo e não deve ser descartado da luta pela vitória.
Ilan Van Wilder e Paul Magnier são as duas armas da Soudal Quick-Step para o dia de hoje. Van Wilder começa também a sua temporada na Figueira Champions Classic. O belga também costuma se dar bem em subidas explosivas e poderá conseguir um excelente resultado. Magnier continua a mostrar o seu grande potencial. O jovem francês pode estar a lutar pela vitória numa chegada ao sprint, mas tudo dependerá do ritmo que a corrida tiver.
Rúben Guerreiro (Movistar Team) entrou bem na temporada. O português já mostrou várias vezes o seu talento neste tipo de corridas e é bem capaz de estar na luta pelo pódio. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) não tem propriamente um dia para as suas características. Almeida poderá estar ao serviço de Christen e Morgado, mas se tiver oportunidade, também poderá mexer de longe para tentar vencer.
Nota ainda para Jefferson Cepeda (Movistar Team), Tobias Foss (Ineos Grenadiers), Florian Stork (Tudor Pro Cycling Team), Lorenzo Rota (Intermarché – Wanty) e Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) que poderão terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ António Morgado
⭐⭐⭐⭐ Neilson Powless e Julian Alaphilippe
⭐⭐⭐ Jan Christen, Romain Bardet e Mathias Vacek
⭐⭐ Ilan Van Wilder, Paul Magnier, Rúben Guerreiro e João Almeida
⭐ Jefferson Cepeda, Tobias Foss, Florian Stork, Lorenzo Rota e Quinten Hermans
Transmissão em Direto
A corrida contará com transmissão na Eurosport 2 a partir das 15:30 e na SportTV 6 a partir das 15:00.
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency