Fabio Christen conquista a sua primeira vitória como profissional na Vuelta a Murcia!

O suíço Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team) venceu a Vuelta a Murcia, uma clássica de 199.9km entre Jumilla e Murcia, batendo ao sprint o francês Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale) e o italiano Cristian Scaroni (XDS Astana Team). Christen surpreendeu no momento em que lançou o sprint final para conquistar a sua primeira vitória como profissional.

Aventura da fuga do dia

A Vuelta a Murcia começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Por volta do km 33, José Maria Garcia (Illes Balears Arabay Cycling), Francisco Peñuela e Samuel Fernandez (Caja Rural – Seguros RGA), José Luis Faura (Burgos Burpellet BH) e Filippo D’Aiuto (Petrolike) saíram do pelotão e formaram a fuga do dia. Ibai Azanza (Equipo Kern Pharma) tentou fazer a ponte para o grupo da frente, mas não teve sucesso. A UAE Team Emirates – XRG assumiu o comando do pelotão e dava à fuga uma vantagem de 3:30.

A 94km do fim, os ciclistas entraram no Alto Collado Bermejo, com 7.3km a 6.9%. D’Aiuto acabou por sofrer um furo e foi alcançado. 4km depois, Garcia Peñuela e Fernandez acabaram por ceder. Faura seguiu isolado, mas tinha uma pequena vantagem. A cerca de 88km do fim, Tim Wellens e Isaac Del Toro (UAE Team Emirates – XRG) fizeram a ponte para o espanhol.

Forte quarteto ganha espaço importante

A 74km do fim, Aurélien Paret-Peintre e Clement Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), Clement Champoussin, Cristian Scaroni e Lorenzo Fortunato (XDS Astana Team), Nairo Quintana (Movistar Team), Jordan Jegat (TotalEnergies) e Eric Fagundez (Burgos Burpellet BH) fizeram a ponte para o trio da frente. Cerca de 10km depois, mais um grupo conseguiu juntar-se ao grupo da frente.

A 52km do fim, Clement Berthet (Decathlon AG2R La Mondiale), Tim Wellens, Eric Fagundez e Simone Velasco (XDS Astana Team) atacaram e isolaram-se na frente da corrida. 8km depois, o grupo perseguidor foi alcançado pelo pelotão. Nenhuma equipa estava a querer assumir a perseguição e os quatro da frente tinham uma vantagem de 1:40. A Q36.5 Pro Cycling Team acabou por assumir a perseguição e, a 25km do fim, o grupo da frente tinha agora 40s de vantagem.

Corrida parte completamente no Alto Cresta del Gallo

A 17km da meta, os ciclistas entraram na última subida do dia, o Alto Cresta del Gallo, com 4.3km a 6.6%. Tim Wellens acelerou de imediato e isolou-se na frente da corrida. Clement Berthet, Simone Velasco e Eric Fagundez acabaram por ser alcançados. 3km depois, Cristian Scaroni atacou e fez a ponte para Wellens. Os dois terminaram a subida com uma pequena vantagem sobre Jordan Labrosse e Aurélien Paret-Peintre (Decathlon AG2R La Mondiale), Isaac Del Toro, Brandon McNulty e Adria Pericas (UAE Team Emirates – XRG), Lorenzo Fortunato, Clement Champoussin, Nairo Quintana e Fabio Christen.

A 8km da meta, o duo da frente foi alcançado pelo grupo perseguidor. McNulty parece ter sofrido um problema mecânico e acabou por perder assim as suas chances de lutar pela etapa. 2km depois, Pericas tentou isolar-se, mas não teve sucesso. Poucos metros depois, Christen, Del Toro e Scaroni tentaram isolar-se na frente da corrida, mas não conseguiram ganhar um espaço importante.

Fantástico sprint de Fabio Christen

Jordan Labrosse acabou por assumir o comando do grupo. O francês impunha um ritmo alto em prol de Aurélien Paret-Peintre e não deixava ninguém sair do grupo. No km final, Tim Wellens assumiu o comando e tinha Isaac Del Toro na posição certa para o sprint final.

Nos metros finais, Fabio Christen surpreendeu no momento em que lançou o sprint e conseguiu um ligeiro espaço. Del Toro tentou fechar o espaço, mas não tinha capacidade de foi ultrapassado por Paret-Peintre. O francês ainda chegou à roda de Christen, mas não teve capacidade para passar o suíço que estreou-se assim a vencer com profissional na Vuelta a Murcia. Cristian Scaroni foi mais forte que Clement Champoussin para fechar o pódio. Destaca-se a excelente corrida do jovem espanhol Adria Pericas que foi nono a 5s.

O pódio da Vuelta a Murcia com Aurélien Paret-Peintre, Fabio Christen e Cristian Scaroni
O pódio da Vuelta a Murcia com Aurélien Paret-Peintre, Fabio Christen e Cristian Scaroni

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock