Dorian Godon triunfa em Vence! Christian Scaroni vence Tour des Alpes-Maritimes!
O francês Dorian Godon (Decathlon AG2R La Mondiale) venceu a última etapa do Tour des Alpes-Maritimes, uma ligação de 132km entre Villefranche-sur-Mer e Vence, batendo ao sprint o britânico Joe Blackmore (Israel – Premier Tech) e o italiano Nicola Conci (XDS Astana Team). O italiano Christian Scaroni (XDS Astana Team) chegou no pelotão e conquistou pela primeira vez uma corrida por etapas na sua carreira.
Começo bastante ofensivo
A última etapa do Tour des Alpes-Maritimes começou com Baptiste Veistroffer (Lotto), Markel Beloki (EF Education – EasyPost), Alexy Faure-Prost (Intermarché – Wanty) e Owen Geleijn (Unibet Tietema Rockets) a saírem do pelotão e a conseguiram uma pequena vantagem. Por volta do km 3, os quatro foram alcançados. Logo a seguir, Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) e Louis Barré (Intermarché – Wanty) conseguiram uma ligeira vantagem, mas foram rapidamente alcançados.
Ao km 8, na primeira contagem do dia, Odd Eiking (Unibet Tietema Rockets) foi o primeiro a passar no topo. 10km depois, Edoardo Zambanini (Bahrain Victorious), Andrea Vendrame (Decathlon AG2R La Mondiale), Kevin Geniets (Groupama – FDJ), Darren Rafferty (EF Education – EasyPost), Simone Gualdi e Louis Meintjes (Intermarché – Wanty), Thibault Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Darren Van Bekkum (XDS Astana Team), Krists Neilands (Israel – Premier Tech), Adrien Maire (Unibet Tietema Rockets), Théo Delacroix e Lucas Beneteau (St Michel – Preference Home – Auber93) e Rémi Capron e Maximilien Juillard (Van Rysel – Roubaix) atacaram e conseguiram isolar-se.
Fuga acaba por se formar
Ao km 32, o grupo da frente tinha uma vantagem de 1:00. O pelotão acabou por aumentar o ritmo e o grupo da frente foi alcançado, 9km depois. Joe Blackmore conquistou a pontuação máxima no primeiro sprint intermédio do dia. Ao km 43, Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Richard Carapaz (EF Education – EasyPost) atacaram e conseguiram uma vantagem de 20s. 4km depois, os dois acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Louis Barre e Harry Sweeny (EF Education – EasyPost) atacaram e formaram a fuga do dia.
Por volta do km 50, na segunda contagem do dia, Sweeny foi o primeiro a passar no topo. O duo da frente conseguiu uma vantagem de 1:00 sobre o pelotão. O ritmo da corrida acabou por baixar e alguns ciclistas conseguiram reentrar no pelotão. A 52km do fim, na última contagem do dia, na terceira contagem do dia, Sweeny foi o primeiro a passar no alto. A XDS Astana Team assumiu o comando do pelotão e a fuga tinha agora 2:00 de vantagem.
Fantástico sprint de Dorian Godon
A 32km do fim, no último sprint intermédio dia, Barre conquistou a pontuação máxima. 10km depois, a Decathlon AG2R La Mondiale aumentou o ritmo do pelotão e a vantagem da fuga começou a cair. Mesmo assim, a 10km da meta, o duo da frente ainda tinha uma vantagem de 50s. Ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum deles teve sucesso. 5km depois, o duo da frente acabou por ser alcançado. Logo a seguir, Santiago Buitrago, Christian Scaroni, Jarno Widar (Lotto) e Richard Carapaz conseguiram uma pequena vantagem, mas foram rapidamente alcançados.
A 3.5km da meta, Santiago Buitrago atacou e foi seguido por Christian Scaroni. Os dois começaram a colaborar e tinham uma vantagem de cerca de 10s sobre o pelotão. A Decathlon AG2R La Mondiale ainda tinha Dorian Godon no pelotão e assumiu a perseguição. No km final, Buitrago e Scaroni começaram a marcar-se. O pelotão vinha a voar e conseguiu alcança-los a 500 metros da meta. Dorian Godon lançou o sprint final e acabou por não dar hipótese para conquistar assim a etapa final do Tour des Alpes-Maritimes. Joe Blackmore foi mais forte que Nicola Conci e Clément Champoussin (XDS Astana Team) para ser 2º.
Christian Scaroni é o grande vencedor do Tour des Alpes-Maritimes, batendo Santiago Buitrago por 10s e Lenny Martinez (Bahrain Victorious) por 12s. Martinez venceu a juventude e Joe Blackmore os sprints intermédios. Kenny Molly (Van Rysel – Roubaix) venceu a classificação da montanha e a Bahrain Victorious foi a melhor equipa.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Getty Images