Iúri Leitão e Rui Oliveira são os novos Campeões Olímpicos de Madison!

Iúri Leitão e Rui Oliveira são os novos Campeões Olímpicos de Madison, após uma prova frenética de início ao fim! Rui e Iúri conquistaram o primeiro Ouro para Portugal nestes Jogos Olímpicos e foram também os primeiros portugueses a conquistarem o Ouro Olímpico no ciclismo de Pista. Iúri também se tornou no primeiro português a conquistar duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos. Os portugueses conquistaram 55pts, 20pts através de voltas de avanço e 35pts em sprints, e bateram os italianos Simone Consonni e Elia Viviani por 8pts e os dinamarqueses Niklas Larsen e Michael Morkov por 14pts.

As emoções de Iúri Leitão e Rui Oliveira (Foto: Sprint Cycling Agency)
As emoções de Iúri Leitão e Rui Oliveira (Foto: Sprint Cycling Agency)

Começo bastante rápido e ofensivo com Portugal a conseguir alguns pontos

O Madison masculino começou de imediato com um forte ritmo e Raphael Kokas e Maximilian Schmidbauer rapidamente mexeram na corrida. Os austríacos venceram o primeiro sprint e, por volta da volta 15, conseguiram dar uma volta de avanço. 5 voltas depois, um ciclista da Nova Zelândia e um ciclista da Alemanha sofreram uma queda, mas ambos conseguiram voltar à corrida.

Na volta 35, Portugal mexeu pela primeira vez na corrida. Várias seleções começaram a colaborar e conseguiram fechar o espaço para Iúri e Rui. Mesmo assim, os dois portugueses ainda venceram o quarto sprint e somaram mais 3pts no quinto sprint. Os austríacos estavam a pagar caro o ataque no início da corrida e acabaram por levar uma volta de avanço.

Itália e Dinamarca conseguem dar uma volta de avanço

Na volta 73, Simone Consonni e Elia Viviani surpreenderam ao mexeram na corrida. Não havia cooperação para fechar o espaço para os dois italianos que conseguiram dar uma volta de avanço e venceram dois sprints. Quando os italianos estavam próximos de dar a volta, Niklas Larsen e Michael Morkov atacaram e os dois acabaram também por conseguir dar uma volta de avanço e ainda venceram um sprint.

A 85 voltas do fim, Kazushige Kuboki e Shunsuke Imamura mexeram na corrida e ninguém este ataque. Os dois japoneses acabaram por dar uma volta de avanço e ainda venceram um sprint. A 67 voltas do fim, Jan Vones e Denis Rugovac atacaram e ninguém seguiu o ataque dos checos. Os dois sofreram, porque a corrida estava a começar a partir, mas conseguiram dar volta de avanço e vencer dois sprints. Portugal estava bastante calmo a tentar preservar energias, mas sempre atento às principais movimentações.

Rui Oliveira e Iúri Leitão a fazerem a rendição na corrida de Madison dos Jogos Olímpicos de Paris (Foto: UCI)
Rui Oliveira e Iúri Leitão a fazerem a rendição na corrida de Madison dos Jogos Olímpicos de Paris (Foto: UCI)

Portugal em destaque numa altura de quedas e com favoritos em quebra

Jan Willem van Schip e Yoeri Havik mexeram na corrida e conseguiram um espaço importante, numa altura em que a corrida estava bastante partida. Os neozelandes Aaron Gate e Campbell Stewart atacaram e tentavam fazer a ponte para os neerlandeses. A 40 voltas do fim, no 16º sprint, Portugal mexeu na corrida e foi buscar 2pts. Iúri e Rui continuaram com o ataque e tentavam chegar aos neozelandeses. O britânico Oliver Wood sofreu uma queda, após um toque com van Schip. Isto fez com que os britânicos ficassem fora da luta pelas medalhas.

A 33 voltas do fim, Portugal chegou à Nova Zelândia. Os Países Baixos estavam em quebra total e não conseguiam seguir o grupo de Portugal. Logo a seguir, Portugal venceu o 17º sprint. Uma queda feia entre o belga Fabio van den Bossche e o espanhol Albert Torres fez com que a Bélgica e a Espanha ficassem também de fora da luta pelas medalhas. A França também estava muito mal e acabou por levar uma volta de avanço.

Fantástica recuperação de Rui e Iúri para serem os Novos Campeões Olímpicos de Omnium

A emoção de Rui Oliveira após conquistar o Ouro Olímpico no Madison (Foto: UCI)
A emoção de Rui Oliveira após conquistar o Ouro Olímpico no Madison (Foto: UCI)

A 20 voltas do fim, os portugueses atacaram para vencerem o 18º sprint e os neozelandeses acabaram por quebrar. 2 voltas depois, Simone Consonni acabou por sofrer uma queda enquanto estava a fazer a rendição com Elia Viviani. Consonni voltou à competição, mas isto marcou bastante a corrida dos italianos. A 10 voltas do fim, Portugal venceu o 19º sprint e conseguiu dar uma volta de avanço. Os portugueses continuaram ao ataque e juntaram-se rapidamente ao grupo da frente que era composto por Itália, Alemanha, Dinamarca e Nova Zelândia.

O ritmo seguia frenético, mas Iúri Leitão e Rui Oliveira estava muito bem e tentavam guardar forças para o sprint final que era a dobrar. A 2 voltas do fim, Rui Oliveira e Iúri Leitão. Iúri era o escolhido para ir ao último sprint e o português conseguiu vencer o último sprint para conquistar o tão desejado Ouro Olímpico no Madison Masculino. A Itália acabou por ser 2ª com 47pts, 20pts através de voltas de avanço e 27pts em sprints. A Dinamarca fechou o pódio com 41pts, 20pts através de voltas de avanço e 21pts em sprints.

Pódio Final

Os festejos de Rui Oliveira e Iúri Leitão no pódio final do Madison (Foto: Comité Olímpico de Portugal)
Os festejos de Rui Oliveira e Iúri Leitão no pódio final do Madison (Foto: Comité Olímpico de Portugal)
Pódio do Madison Masculino com Elia Viviani e Simone Consonni, Rui Oliveira e Iúri Leitão e Michael Morkov e Niklas Larsen (Foto: UCI)
Pódio do Madison Masculino com Elia Viviani e Simone Consonni, Rui Oliveira e Iúri Leitão e Michael Morkov e Niklas Larsen (Foto: UCI)

Foto de Capa: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock