Marc Hirschi conquista Donostia San Sebastian Klasikoa, após emocionante duelo ao sprint!
O suíço Marc Hirschi (UAE Team Emirates) venceu a Donostia San Sebastian Klasikoa, uma clássica de 236km com partida e chegada em Donostia, após levar a melhor num grande duelo ao sprint com o francês Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step). O belga Lennert Van Eetvelt (Lotto Dstny) completou o pódio a 7s.
Começo ofensivo, mas fuga consegue formar-se
A Donostia San Sebastian Klasikoa começou com diversas tentativas de ataque, mas nenhuma delas teve sucesso. Ao km 10, Axel Laurance (Alpecin – Deceuninck) atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. 7km depois, Alan Jousseaume (TotalEnergies) fez a ponte para o seu compatriota. Os dois não tinham uma grande vantagem sobre o pelotão.
Ao 43, os dois franceses acabaram por ser alcançados. Logo a seguir, Simon Carr (EF Education – EasyPost), Warren Barguil (Team DSM-Firmenich PostNL), Amanuel Ghebreigzabhier (Lidl – Trek), Sylvain Moniquet (Lotto Dstny), Davide De Pretto (Team Jayco-AlUla), Jesus Herrada (Cofidis), Ben Zwiehoff (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Thibault Guernalec (Arkea-B&B Hotels), Adne Holter (Uno-X Mobility) e Pierre Latour (TotalEnergies) atacaram e formaram a fuga do dia.
Fuga alcançada e grandes favoritos acabam por ceder
A 100km do fim, os dez da frente tinham uma vantagem de cerca de 4:00 sobre o pelotão. Cerca de 30km depois, o ritmo da corrida aumentou bastante e ciclistas começavam a passar dificuldades na frente da corrida e no pelotão. A 67km do fim, no início do Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%, Simon Carr atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Poucos kms depois, o resto dos ciclistas que estavam na fuga do dia acabaram por ser alcançados.
A 50km do fim, Carr tinha uma vantagem de 1:05 sobre o pelotão que era comandado pela Team Visma | Lease a Bike. 5km depois, os ciclistas entraram na Erlaitz, com 3.8km a 10.6%. O ritmo do pelotão aumentou e o espaço para Carr fechava significativamente. Simon Yates (Team Jayco-AlUla), Jonas Vingegaard e Sepp Kuss(Team Visma | Lease a Bike), Giulio Ciccone (Lidl – Trek), Isaac Del Toro (UAE Team Emirates), Mikel Landa (Soudal Quick-Step), Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) e Daniel Martinez (Red Bull – Bora – Hansgrohe) deixaram de ter capacidade para seguir o ritmo do pelotão.
Sivakov tenta a sua sorte, mas Hirschi e Alaphilippe isolam-se na última subida do dia
A 43km do fim, o britânico foi alcançado. Logo a seguir, Florian Lipowitz (Red Bull – Bora – Hansgrohe) atacou e foi seguido por Julian Alaphilippe. Poucos metros depois, Pavel Sivakov (UAE Team Emirates) chegou aos dois e atacou. Lipowitz cedeu de imediato. Alaphilippe ainda seguiu durante uns metros o francês, mas acabou por ceder também. O pelotão ficou bastante reduzido e a Lotto Dstny foi quem assumiu a perseguição a Sivakov.
A 20km da meta, Sivakov tinha apenas 20s de vantagem sobre o pelotão. 10km depois, os ciclistas entraram na última subida do dia, a Pilotegi, com 2km a 11.7%. A 9km da meta, Sivakov foi alcançado. Logo a seguir, Alaphilippe atacou e foi seguido por Marc Hirschi. Poucos metros depois, Patrick Konrad (Lidl – Trek), Brandon McNulty (UAE Team Emirates) e Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers) chegaram aos dois. McNulty rapidamente subiu no grupo e pôs-se ao serviço de Hirschi.
A 8km da meta, Lennert Van Eetvelt, Kevin Vermaerke (Team DSM-Firmenich PostNL) e Michael Woods (Israel – Premeir Tech) reentraram na frente da corrida. Van Eetvelt rapidamente subiu no grupo e acelerou, sendo apenas seguido por Alaphilippe, Hirschi e Vermaerke. A 7.6km da meta, Alaphilippe atacou e só Hirschi conseguiu agarrar a sua roda. Van Eetvelt ainda tentava a seu ritmo reentrar na frente da corrida e tinha Vermaerke poucos metros atrás de si. Neilson Powless (EF Education – EasyPost) juntou-se a Narvaez, Konrad e Woods na perseguição ao último lugar do pódio.
Marc Hirschi vence emocionante duelo ao sprint
Marc Hirschi e Julian Alaphilippe seguiram a colaborar muito bem e, km após km, foram aumentando a vantagem sobre os perseguidores. Nos metros finais, Hirschi lançou o sprint final e Alaphilippe rapidamente se colocou ao seu lado. Nos últimos metros, o suíço conseguiu ser mais forte que o francês para conquistar assim a Donostia San Sebastian Klasikoa. Lennert Van Eetvelt confirmou a excelente temporada que está a fazer e o seu belo potencial ao conseguir ser ter terceiro a 7s.
Kevin Vermaerke confirmou mais o seu excelente forma e que está na sua temporada de afirmação ao conseguir ser 4º a 17s. Jhonnatan Narvaez foi mais forte ao sprint que Neilson Powless, Patrick Konrad e Michael Woods para fechar o top5 a 25s. Jan Christen e Brandon McNulty completaram o grande dia da UAE Team Emirates ao ser 9º e 10º, respetivamente. Jonas Vingegaard não terminou a corrida.
O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) também não terminou a Donostia San Sebastian Klasikoa.
Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency