Será alguém capaz de bater Jonas Vingegaard na Donostia San Sebastian Klasikoa?
O calendário do World Tour masculino está de volta, depois de uma ligeira pausa após o Tour de France. Como habitual, após a segunda grande volta do ano, surge a Donostia San Sebastian Klasikoa! A 44ª edição da clássica espanhola conta com um pelotão de luxo que promete trazer um grande espetáculo na luta pela vitória. Em 2023 e 2022, a vitória sorriu a Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step) que não estará presente para defender o seu título. A principal estrela presente é o dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike). Será Vingegaard capaz de conquistar a sua primeira clássica no World Tour?
Perfil
A Donostia San Sebastian Klasikoa apresenta um percurso de 236km com partida e chegada em Donostia. A corrida promete começar com um ritmo alto com vários ciclistas a tentarem entrar na fuga do dia, mas o pelotão não deverá deixar a fuga sair. As quatro principais subidas do dia não deverão partir a corrida, mas de certeza que vão marcas as pernas dos ciclistas para a fase final da corrida.
A subida que promete as primeiras movimentações é a Jaizkibel, com 7.9km a 5.6%. Após esta subida, os ciclistas têm a Erlaitz, com 3.8km a 10.6%, que deverá partir ainda mais a corrida e um pequeno grupo poderá isolar-se na frente da corrida. Após o topo da Erlaitz, os ciclistas têm cerca de 20km com plano e descidas que os irão levar à ultima subida do dia, a Pilotegi, com 2km a 11.7%.
Na Pilotegi, o ritmo promete ser muito elevado e ataques de certeza que irão acontecer. O último km desta subida tem uma pendente média de 14.5% e poderá ser onde se irão fazer as principais diferenças. Após o topo, os ciclistas terão uma ligeira descida e uma pequena fase plana de 7.6km, que os levará à linha de meta em Donostia. Poderemos ter um ciclista a cruzar a meta em solitário ou uma chegada ao sprint num grupo reduzido.
Favoritos
Jonas Vingegaard parte como principal favorito para a Donostia San Sebastian Klasikoa. Vingegaard mostrou-se num excelente nível no Tour de France, mesmo estando a regressar de uma grave queda. O dinamarquês não costuma fazer muitas clássicas, mas as subidas de hoje são ótimas para as suas características e pode bem conquistar a sua primeira clássica no World Tour.
Mikel Landa (Soudal Quick-Step) e Giulio Ciccone (Lidl – Trek) são os maiores adversários de Vingegaard. Landa conhece muito bem esta corrida e estas subidas. O espanhol está a fazer uma bela temporada e é um ciclista que terá de mexer na corrida para tentar vencer. Ciccone mostrou-se muito bem no Tour de France. O italiano tem aqui uma ótima corrida para si e pode bem estar na luta pela vitória.
Daniel Martinez (Red Bull – Bora – Hansgrohe) parece estar a ganhar forma para a La Vuelta a España. Mesmo assim, o colombiano tem aqui uma bela corrida para as suas características e poderá aparecer num bom nível para que consiga lutar pela Donostia San Sebastian Klasikoa. Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) fez também um ótimo Tour. O colombiano tem aqui boas subidas para si e pode bem estar na luta pelo pódio. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) parece estar de volta ao seu melhor. O americano pode estar ao serviço de Vingegaard, mas também pode ter liberdade para mexer na corrida.
Isaac Del Toro e Marc Hirschi são os líderes da UAE Team Emirates para o dia de hoje. Ambos estão a fazer em bela temporada. Tanto o mexicano e o suíço são ciclistas que são capazes de mexer na corrida para lutar pela vitória como pode também lutar por um lugar do pódio ao sprint num grupo reduzido.
Maxim Van Gils e Lennert Van Eetvelt são as armas da Lotto Dstny para os dia de hoje. Os dois belgas estão a andar muito bem este ano. Van Gils deverá não mexer na corrida para se poupar para um possível chegada ao sprint, enquanto que Van Eetvelt é bem capaz de ter liberdade para tentar partir a corrida.
Nota ainda para Simon Yates (Team Jayco-AlUla), Neilson Powless (EF Education – EasyPost), Jhonnatan Narvaez (Ineos Grenadiers), Lenny Martinez (Groupama – FDJ) e Romain Bardet (Team DSM-Firmenich PostNL) que podem terminar entre os 10 primeiros.
Favoritos Ciclismo Mundial
⭐⭐⭐⭐⭐ Jonas Vingegaard
⭐⭐⭐⭐ Mikel Landa e Giulio Ciccone
⭐⭐⭐ Daniel Martinez, Santiago Buitrago e Sepp Kuss
⭐⭐ Isaac Del Toro, Marc Hirschi, Maxim Van Gils e Lennert Van Eetvelt
⭐ Simon Yates, Neilson Powless, Jhonnatan Narvaez, Lenny Martinez e Romain Bardet
Portuguesas em prova
Rúben Guerreiro (Movistar Team) é o único português presente e estará com o dorsal #42.
Transmissão em direto
Podes acompanhar a corrida em direto no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/stream.php) a partir das 13h00.
Foto de Capa: Cor Vos