Prata para Iúri Leitão no Omnium masculino dos Jogos Olímpicos ganho por Benjamin Thomas!

Iúri Leitão fez história no terceiro de ciclismo de Pista dos Jogos Olímpicos ao conquistar a primeira medalha Olímpica na Pista para Portugal. O português conquistou a Prata no Omnium masculino que foi ganho pelo francês Benjamin Thomas. O Keirin feminino também nos trouxe um excelente espetáculo onde a neozelandesa Ellesse Andrews conseguiu confirmar o favoritismo. Estas foram as únicas do terceiro dia que também contou com os quartos de final do Sprint Masculino.

Omnium masculino

Benjamin Thomas levou os franceses ao rubro ao vencer o Omnium masculino
Benjamin Thomas levou os franceses ao rubro ao vencer o Omnium masculino

No Omnium masculino, a vitória sorriu ao homem da casa Benjamin Thomas. O francês conquistou o tão desejado Ouro Olímpico, após somar 164pts. O português Iúri Leitão somou 153pts e ficou com a medalha de Prata, dando assim a Portugal a sua segunda medalha nos Jogos Olímpicos de Paris. O belga Fabio van den Bossche somou 131pts e completou o pódio.

Resumo do Omnium

Na primeira corrida do Omniun, o Scratch, o dinamarquês Niklas Larsen, o neerlandês Jan Willen Van Schip, Benjamin Thomas e Fabio van den Bossche conseguiram dar uma volta de avanço. No sprint final, Thomas acabou por levar a melhor para vencer o Scratch. Larsen foi 2º e van den Bossche 3º. Iúri Leitão mostrou-se ativo na corrida, mas foi rapidamente marcado. Mesmo assim, o português ainda conseguiu ser 7º.

Iúri Leitão estreou-se nos Jogos Olímpicos com uma medalha de Prata no Omnium masculino
Iúri Leitão estreou-se nos Jogos Olímpicos com uma medalha de Prata no Omnium masculino

Na Tempo Race, Iúri Leitão mostrou-se novamente bastante ativo. O português conseguiu ser 2º, sendo apenas batido por Van den Bossche. O alemão Tim Torn Teutenberg foi terceiro. Thomas foi apenas 11º. Na Eliminação, a vitória sorriu ao britânico Ethan Hayter. Thomas foi segundo e Teutenberg terceiro, após a relegação do italiano Elia Viviani para quarto. Iúri Leitão estava muito bem, mas devido a um toque muito baixo do sino acabou por ser eliminado. Por isso, o português foi apenas 7º.

Na Corrida por Pontos, Benjamin Thomas somou 66pts, 40pts através de voltas de avanço e 26pts em sprints, para vencer a corrida e conquistar o Ouro. Iúri Leitão foi segundo na Corrida por Pontos, após somar 59pts, 40pts através de voltas de avanço e 19pts em sprints. O português tentou várias vezes nas voltas finais mexer na corrida, mas foi de imediato marcado pelo francês. Van den Bossche conquistou apenas 25pts, 20pts através de voltas de avanço e 5pts em sprints, mas conseguiu ficar com o Bronze.

Pódio do Omnium masculino com Iúri Leitão, Benjamin Thomas e Fabio van den Bossche
Pódio do Omnium masculino com Iúri Leitão, Benjamin Thomas e Fabio van den Bossche

Keirin feminino

Ellesse Andrews mostrou nos Jogos Olímpicos o porquê de ser a melhor do mundo no Keirin
Ellesse Andrews mostrou nos Jogos Olímpicos o porquê de ser a melhor do mundo no Keirin

No Keirin feminino, Ellesse Andrews confirmou o favoritismo e conquistou o tão desejado Ouro Olímpico. A neozelandesa mostrou mais uma vez o porquê de ser a melhor do mundo nesta disciplina ao bater a neerlandesa Hetty van de Wouw e a britânica Emma Finucane. A alemã, Emma Hinze, conseguiu qualificar-se para a final, mas foi apenas quinta. Uma das surpresas do dia foi que a alemã Lea Sophie Friedrich e a francesa Mathilde Gros não se conseguiram qualificar para a final.

Pódio do Keirin feminino com Hetty van de Wouw, Ellesse Andrews e Emma Finucane
Pódio do Keirin feminino com Hetty van de Wouw, Ellesse Andrews e Emma Finucane

Quartos de final do Sprint masculino

No Sprint Masculino, os neerlandeses Harrie Lavreysen e Jeffrey Hoogland, o australiano Matthew Richardson e o britânico Jack Carlin conseguiram passar para as meias finais. Lavreysen irá defrontar Carlin e Hoogland irá defrontar Richardson. Os principais favoritos a levar o Ouro, Lavreysen e Richardson poderão encontrar-se na final e isto tem grande chance para acontecer.

Amanhã, temos os finais do Sprint masculino e do Madison feminino. Estas são as únicas finais do quarto dia de ciclismo de Pista nos Jogos Olímpicos que também contará com as primeiras rondas do Sprint feminino.

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock