Pavel Bittner bisa em Treviño! Sepp Kuss conquista Vuelta a Burgos!

O checo Pavel Bittner (Team DSM-Firmenich PostNL) venceu a última etapa da Vuelta a Burgos, uma ligação de 156km entre Frias e Treviño, batendo ao sprint o italiano Nicolò Parisini (Q36.5 Pro Cycling Team) e o espanhol Iván Garcia Cortina (Movistar Team). O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) esteve no sprint final e conseguiu ser oitavo. O americano Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) chegou seguro no pelotão e conquistou a geral.

Fuga facilmente se forma, mas corrida só começa a partir nos últimos 30km

A última etapa da Vuelta a Burgos começou com Patrick Gamper (Red Bull – Bora – Hansgrohe), Michael Leonard (Lidl – Trek) e Pim Ronhaar (Lidl – Trek) a saltarem do pelotão e a formaram a fuga do dia. As equipas dos sprinters ajudavam a Team Visma | Lease a Bike a controlar a vantagem da fuga que era de cerca de 3:00.

Na segunda metade da corrida, o ritmo aumentou, mas os fugitivos do dia continuavam a colaborar muito bem. A 50km do fim, a diferença entre o trio da frente e o pelotão era de 2:25. 26km depois, no início da subida mais dura não categorizada do dia, Ronhaar deixou de ter capacidade para seguir o ritmo do grupo da frente e foi alcançado. O pelotão aumentou o ritmo e Caleb Ewan (Team Jayco-AlUla) acabou por perder o contacto.

Alguns ataques, mas fuga só é alcançada nos metros finais

A 19km do fim, ataques começaram a acontecer no pelotão, mas nenhum ciclista estava a conseguir ganhar um espaço importante. 1km depois, Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) e Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) atacaram e tentavam fazer a ponte para o duo da frente. A 10km da meta, os dois da frente tinham 22s de vantagem sobre os dois perseguidores e 40s sobre o pelotão. 4km depois, Lafay e Piganzoli foram alcançados.

A 2.7km da meta, Michael Leonard atacou e conseguiu uma ligeira vantagem. 700 metros depois, Patrick Gamper conseguiu a ritmo chegar à roda do jovem canadiano. Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) sofreu uma queda, mas como foi dentro da zona de proteção, iria chegar com o mesmo tempo do pelotão.

A 1km da meta, Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL) tentou surpreender com um ataque de longe para a ganhar tempo a Sepp Kuss, mas o americano rapidamente fechou o espaço. Gamper já não cooperava com Leonard e os dois acabaram por ser alcançados a 250 metros da meta.

Bittner bisa e Kuss conquista a camisola roxa

Iván Garcia Cortina tentou surpreender ao lançar o sprint de longe, mas Pavel Bittner agarrou a sua roda. Nos últimos metros, o checo facilmente passou o espanhol para fazer assim o “bis” na etapa final da Vuelta a Burgos. Nicolò Parisini aproveitou muito bem a roda de Bittner e ainda conseguiu passar Cortina para ser segundo.

Ivo Oliveira também esteve presente no sprint final e acabou por ser oitavo. Rúben Guerreiro (Movistar Team) foi 118º a 7:57. Na geral, Ivo foi 82º a 16:44 e Rúben 89º a 18:25.

Sepp Kuss é o grande vencedor da Vuelta a Burgos, batendo Max Poole por 5s e Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) por 34s. Poole venceu a juventude e Pavel Bittner a classificação por pontos. Diego Sevilla (Team Polti Kometa) venceu a classificação da montanha e a Team Visma | Lease a Bike foi a melhor equipa.

Pódio da Vuelta a Burgos com Max Poole, Sepp Kuss e Finn Fisher-Black
Pódio da Vuelta a Burgos com Max Poole, Sepp Kuss e Finn Fisher-Black

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock