Emocionante vitória de Jay Vine na etapa 4 da Vuelta a Burgos! Sepp Kuss segue líder da geral!
O australiano Jay Vine (UAE Team Emirates) venceu a quarta etapa da Vuelta a Burgos, um contrarrelógio de 18.5km entre Santa Maria del Campo e Pampliega, após marcar um fantástico tempo de 19:51. Vine conquistou a sua primeira vitória da temporada neste que foi o seu regresso à competição, após a queda que sofreu na Itzulia Basque Country. Os italianos Edoardo Affini (Team Visma | Lease a Bike) e Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) foram 2º a 12s e 3º a 13s, respetivamente. Sepp Kuss (Team Visma | Lease a Bike) segue líder da geral por apenas 5s sobre Max Poole (Team DSM-Firmenich PostNL).
Começo com belas marcas
O contrarrelógio da Vuelta a Burgos começou com Damien Howson (Q36.5 Pro Cycling Team) que registou o tempo de 22:48. Poucos minutos depois, Julius Van den Berg (Team DSM-Firmenich PostNL) marcou o tempo de 21:24. Enzo Leijnse (Team DSM-Firmenich PostNL) acabou por bater o tempo do seu colega de equipa ao registar o tempo de 20:58.
Eddy Le Huitouze (Groupama – FDJ) conseguiu bater o tempo de Leijnse por apenas 4s. Logo a seguir, Edoardo Affini vinha a voar e conseguiu marcar um grande tempo de 20:03. Marco Brenner (Tudor Pro Cycling Team) esteve muito abaixo do esperado e registou apenas o tempo de 23:44. O português Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) marcou um bom tempo de 20:35. Michael Leonard (Ineos Grenadiers) marcou também um bom tempo de 20:31.
Grande tempo de Jay Vine e vento começa a ter impacto na corrida
Jay Vine vinha a andar num fantástico nível. O australiano ainda não está no seu melhor nível por estar a regressar de lesão, mas conseguiu marcar um fantástico tempo de 19:51. O português Rúben Guerreiro (Movistar Team) registou o tempo de 21:57. Antonio Tiberi também não está no seu melhor momento da temporada, mas conseguiu também marcar um grande tempo de 20:04. Sander De Pestel (Decathlon AG2R La Mondiale) e David de la Cruz (Q36.5 Pro Cycling Team) registaram bons tempos de 20:30 e 20:29, respetivamente.
Por volta desta fase do contrarrelógio, o vento parece ter mudado de direção. Na primeira parte do percurso, os ciclistas tinham alguma vantagem, mas acabavam por perder bastante na segunda parte do percurso. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) estava mais rápido no intermédio que Vine, mas acabou por perder tempo na segunda fase e registou o tempo de 20:11. Ivan Romeo (Movistar Team) e Txomin Juaristi (Euskaltel – Euskadi) marcaram belos tempos de 20:12 e 20:18, respetivamente.
Surpresas nos tempos finais e nas mudanças do top10 da geral
Brandon Rivera (Ineos Grenadiers) surpreendeu ao conseguir marcar um excelente tempo de 20:08, que o ajudou a subir para o top10 da geral. Finn Fisher-Black (UAE Team Emirates) marcou também um excelente tempo de 20:07 que o ajudou a subir para o pódio da geral. Sergio Higuita (Red Bull – Bora – Hansgrohe) registou um sólido tempo de 20:51. Mesmo assim, o colombiano conseguiu entrar no top10 da geral.
Urko Berrade (Equipo Kern Pharma) marcou um bom tempo de 20:31 que o ajudou a subir para o top4 da geral. Davide Piganzoli (Team Polti Kometa) marcou um sólido tempo de 20:55, mas não conseguiu segurar o seu top10 na geral. Cian Uijtdebroeks (Team Visma | Lease a Bike) estava a andar bem na primeira parte do contrarrelógio, mas o belga acabou por quebrar bastante e marcou apenas o tempo de 21:44.
Sepp Kuss segue o camisola roxa por apenas 5s
Michael Storer (Tudor Pro Cycling Team) marcou um bom tempo de 20:34 que o ajudou a subir ao top5 da geral. Victor Lafay (Decathlon AG2R La Mondiale) registou apenas o tempo de 21:46 que o fez cair do top10. Pablo Castrillo (Equipo Kern Pharma) marcou um sólido tempo de 20:53 que o ajudou a manter-se entre os 10 primeiros da geral. Alexander Cepeda (EF Education – EasyPost) e Lorenzo Fortunato (Astana Qazaqstan Team) não tinham um bom dia para as suas características e marcaram os tempos de 21:25 e 21:34, respetivamente.
Max Poole era o mais rápido no intermédio, mas o vento na segunda parte do contrarrelógio acabou por não o favorecer. Mesmo assim, o britânico marcou um belo tempo de 20:12. Jefferson Cepeda (Caja Rural – Seguros RGA) não conseguiu segurar o seu lugar no pódio da geral, mas acabou por manter-se no top10 ao registar o tempo de 21:14. Sepp Kuss estava a andar bem e, no intermédio, estava a 10s de Poole. Tal como ao britânico, o vento prejudicou o americano na segunda fase. Mesmo assim, Kuss marcou um bom tempo de 20:34 que o ajudou a manter a camisola roxa.
Ivo Oliveira terminou o contrarrelógio em 19º a 44s de Vine. Rúben Guerreiro foi 79º a 2:06.
Sepp Kuss manteve a liderança da classificação geral da Vuelta a Burgos. Max Poole segue o melhor jovem e Diego Sevilla (Team Polti Kometa) o líder da montanha. Edoardo Affini é o novo líder da classificação por pontos e a Team Visma | Lease a Bike lidera agora por equipas.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Sprint Cycling Agency