Marta Carvalho foi a figura da 2ª Taça de Portugal de Pista!
A segunda ronda da Taça de Portugal de Pista decorreu no passado domingo, com os Juniores e os Cadetes a voltarem a subir ao Velódromo Nacional de Sangalhos para defender ou procurar melhorar os resultados do dia anterior. Gabriel Baptista, Marta Carvalho e Emília Baía lideravam as duas disciplinas nos seus escalões, mas era nos Cadetes Masculinos que se encontrava uma corrida mais aberta, com Gonçalo Rodrigues a liderar o Scratch e Dimas Mota a Corrida por Pontos.
Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) foi a grande figura do dia, ao ser a única ciclista a vencer as duas corridas disputadas no seu escalão, e aumentar assim a liderança da classificação geral das Juniores Femininas.
Scratch Juniores
O Scratch dos Juniores Masculinos voltou a repetir o vencedor, numa corrida novamente muito dura desde a sua fase inicial. Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) voltou a vencer de forma convincente, desta vez dando uma volta a todo o pelotão. Quem também conseguiu dobrar os restantes foram José Teixeira (Paredes / Fortunna) e Samuel Guerra (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), com o ciclista da equipa de Paredes a terminar em segundo, tal como no dia anterior, e Samuel em terceiro.
Na geral da Taça, Gabriel aumentou ligeiramente a vantagem sobre os adversários, somando agora 48pts, perante os 46pts de José e os 42pts de João António (ACD Milharado / Sobralcar / Mafra), quinto na corrida.
Na corrida feminina, Marta Carvalho voltou a superiorizar-se às adversárias, e conquistou nova vitória! Num cenário idêntico ao da corrida do dia anterior, a Campeã Nacional, Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM) e Patrícia Duarte (Maiatos) conseguiram dar uma volta de avanço às duas outras adversárias, e discutiram a vitória entre as três. Marta foi a mais forte e venceu, à frente de Ana, segunda, e Patrícia, terceira.
Na geral da Taça, Marta é mais líder, com 48pts, perante os 45pts de Ana e Patrícia.
Corrida por Pontos Juniores
A Corrida por Pontos dos Juniores Masculinos voltou a ser bastante animada, e foi desta feita Samuel Guerra a vencer no último sprint após 80 voltas à pista! Com duas voltas conquistadas e um total de 50pts somados, Samuel venceu após o terceiro posto no sprint final, conseguindo assim superar João Marques (Paredes / Fortunna), que, com 48pts e duas voltas de avanço, foi segundo, sem conseguir pontuar no sprint final. No terceiro posto fechou Pedro Cruz (ACD Milharado / Sobralcar / Mafra), com 33pts, após uma volta de avanço e vitória no sprint final!
Na geral da Taça, Pedro Cruz é o novo líder, com 43pts, e apenas um de vantagem sobre João Marques e Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), que nesta corrida foi quinto. Gabriel Baptista não foi além do 11º posto, e caiu para a sétima posição na geral, com 38pts.
Na corrida feminina, foi a Campeã Nacional a superiorizar-se novamente às adversárias e de forma muito convincente! Marta Carvalho somou 35pts, vencendo todos os seis sprints da corrida, para bater Ana Marques, segunda com 17pts, e Patrícia Duarte, terceira com 15pts.
Na geral da Taça, o cenário é idêntico ao Scratch, com Marta a liderar com 48pts, e Ana e Patrícia empatadas na segunda posição com 45pts.
Scratch Cadetes
O Scratch dos Cadetes Masculinos contou com uma corrida distinta do dia anterior, e foi Dinis Martins (Caldas Ecosprint – Nutea) a vencer, numa disputa bastante intensa com os adversários. O Campeão Nacional, Francisco Alves (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia), foi desta feita segundo, enquanto o terceiro posto ficou entregue a Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna).
Na geral da Taça, Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) permanece no comando, com 45pts, após ter sido quarto nesta segunda corrida, mas comanda com apenas 1pt de vantagem sobre Francisco Alves, e 3pts sobre Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé), que foi sexto na corrida e é agora terceiro na geral.
Na corrida feminina, a Campeã Nacional, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT), apareceu neste segundo dia para reivindicar os pontos perdidos no dia anterior e conquistou a vitória de forma convincente perante as adversárias! Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) voltou a ser segunda, enquanto a vencedora do primeiro dia, Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), foi terceira.
Na geral da Taça, Emília permanece na liderança, com 46pts, os mesmos de Maria que é segunda. Bruna é agora terceira, com 44pts.
Corrida por Pontos Cadetes
A Corrida por Pontos dos Cadetes foi também ela bastante emocionante e decidida apenas no último sprint, com o Campeão Nacional Francisco Alves a vencer na meta para conquistar também a vitória na corrida, somando 33pts, fruto de uma volta de avanço e pontos em três sprints. Gonçalo Rodrigues acabou por ser segundo, com 32pts, após ter sido segundo no sprint final, somando também uma volta de avanço e pontos nos quatro sprints disputados. Dinis Martins foi terceiro, com 30pts, após vencer o sprint inicial, e somar também uma volta de avanço sobre o pelotão.
Na geral da Taça, Gonçalo Rodrigues é o novo líder, com 46pts, e apenas 1pt de vantagem sobre Francisco Alves, que é também segundo nesta disciplina. Dimas Mota (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), vencedor do dia anterior, foi apenas sétimo, e é agora terceiro, com 42pts.
Na corrida feminina, Emília Baía voltou a sagrar-se a grande vencedora, totalizando 18pts, fruto de dois sprints ganhos e um segundo posto, à frente de Maria Coimbra, segunda com 10pts, e Bruna Gonçalves, terceira com 8pts.
Na geral da Taça, Emília é mais líder e soma 48pts, mais 3pts do que Maria e Bruna, ambas empatadas na segunda posição com 45pts.