Wout van Aert regressa ao Ciclocrosse com vitória esmagadora no Exact Cross de Essen!
Foi na pequena cidade de Essen que Wout van Aert escolheu o seu momento para regressar ao Ciclocrosse, e de forma dominadora, vencendo em Essen, um palco onde habitualmente tem sido feliz. Na corrida feminina, a disputa foi até final, com Marion Norbert Riberolle a estrear-se a vencer esta temporada. O circuito da segunda ronda do troféu Exact Cross mostrou ser muito pesado, devido às fortes chuvas que haviam caído na região, e que tornaram quase todos os setores do circuito muito enlameados, alguns mesmo com verdadeiros lagos, em que os ciclistas molhavam as pernas quase até aos joelhos!
Elites Masculinos
O belga Wout van Aert (Jumbo – Visma) conquistou um grande triunfo no seu regresso ao Ciclocrosse, batendo de forma dominadora e convincente toda a concorrência no circuito de Essen, para conquistar a sua quinta vitória numa cidade que se tem tornado predileta! O seu compatriota Jens Adams (Lotto X-Oats Athletes for Hope) foi segundo, já a 1:36, e Thijs Aerts (Circus – ReUz – Technord) completou um pódio totalmente da Bélgica, gastando mais 2:51.
Um rápido arranque marcou a corrida masculina, com Zdenek Stybar (Team Jayco – AlUla) a rodar por alguns momentos na liderança, que rapidamente perdeu. A primeira volta contou com muitos homens a procurarem a dianteira, e na frente saiu, ao fim da primeira volta, um grupo com Lander Loockx (TdT – Unibet), Wout van Aert, Yorben Laurissen (Pauwels Sauzen – Bingoal), Jens Adams e Tom Meussen (Lotto X-Oats Athletes for Hope), que se destacava ligeiramente de inúmeros adversários.
Na segunda de sete voltas, Meussen foi o primeiro a quebrar, mas um novo adversário chegava à dianteira, com Thijs Aerts a surgir num excelente ritmo e a mexer também com a corrida. Van Aert tentou fazer a diferença com um pequeno ataque na zona das boxes, mas não conseguiu escapar dos adversários. Laurissen foi quem acabou por ficar em dificuldades, descolando no final da volta para deixar apenas quatro ciclistas na dianteira. A terceira volta teve também várias movimentações, e acabou por fazer nova vítima, com Loockx a perder o contacto, deixando van Aert, Aerts e Adams na discussão da vitória.
A partir daqui, a corrida ganhou todo um outro rumo. Van Aert mudou o andamento, colocou um ritmo muito alto e difícil de seguir, e rapidamente se isolou na dianteira. Sem cometer grandes erros, o belga marcou a melhor volta da corrida em 8:33, e deixou a concorrência a penar, com Adams e Aerts a perderem 33s em nova passagem pela meta, após quatro voltas percorridas. Com três voltas para o final, van Aert continuou a carburar, sem necessidade de forçar tanto o ritmo, mas sempre com um andamento muito sólido, para conquistar uma excelente vitória na retoma da disciplina! Na quinta volta, Adams havia feito Aerts descolar, mantendo uma vantagem sólida que lhe deu o segundo posto, a 1:36 de van Aert, enquanto o ciclista da Circus completaria o pódio, a uns longínquos 2:51.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
A belga Marion Norbert Riberolle (Crelan Corendon) estreou-se a vencer na temporada de ciclocrosse, ao brilhar na volta final do circuito de Essen, para bater a neerlandesa Aniek van Alphen (Cyclocross Reds) por 12s após um excelente duelo nas duas últimas de quatro voltas! A belga Laura Verdonschot (De Ceuster – Bonache) completou o pódio, gastando mais 1:18 que a vencedora.
A corrida feminina começou com as ciclistas ainda à procura de perceberem a capacidade das adversárias, e a primeira volta, apesar de começar a selecionar o pelotão, viu quatro ciclistas num primeiro grupo, com pouco mais de 10s de vantagem sobre algumas das adversárias. Aniek van Alphen, Marion Norbert Riberolle, a vencedora do C2 de Melgaço, Laura Verdonschot, e também a checa Julia Kopecky (AG Insurance – Soudal Quick-Step) eram as quatro que saíam na frente e em busca da vitória.
A segunda de quatro voltas ao circuito de Essen foi já um pouco mais lenta que a anterior, mas foi o suficiente para Kopecky perder terreno, e deixar as três adversárias na liderança. Verdonschot era, das três, a que parecia ter mais dificuldades, mas conseguiu ainda passar na meta com as duas ciclistas de quem acabaria por descolar na volta seguinte. Sabendo-se a maior favorita das três, Aniek van Alphen aumentou o ritmo, e fez a volta mais rápida, a primeira abaixo dos 10min, e ainda se conseguiu destacar por breves momentos, mas Norbert Riberolle conseguiu responder.
As duas ciclistas entraram juntas para a volta final, com Verdonschot já a 27s, e Kopecky a 1:04 nas posições imediatas. O primeiro momento diferenciador deu-se quando van Alphen foi à box para trocar de bicicleta. Norbert Riberolle saiu com cerca de 10m de vantagem, e pouco depois tentou atacar num falso plano para se isolar definitivamente, mas van Alphen conseguiu resistir sem perder muito terreno. Nas zonas de mais potência, a belga ganhava sempre alguns metros, mas nas zonas mais técnicas a neerlandesa aproximava-se.
Van Alphen conseguiu mesmo encostar de novo na adversária na entrada para a segunda metade da volta final, mas Norbert Riberolle voltou a atacar logo de seguida em novo falso plano, e o espaço entre as duas voltou a abrir. As dificuldades da neerlandesa fizeram-se sentir nos minutos finais, quando quase caiu nas escadas, e foi a belga a voar para a vitória, a sua primeira da temporada. Aniek van Alphen terminou 12s depois, já sem forças para se bater com a adversária, e Verdonschot foi terceira, a 1:18. Kopecky foi ainda quarta, mas já a 1:53.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Cor Vos