Academia de Roriz brilha na 1ª Taça de Portugal de Pista e vence todas as corridas da formação masculina!

A Taça de Portugal de Pista de 2023 teve início neste primeiro sábado do mês de dezembro, com vários ciclistas a subirem ao Velódromo Nacional de Sangalhos, na sua despedida do escalão em que brilharam ao longo de todo o ano. Marta Carvalho (Extremosul / Hotel Alisios / CA Terras do Arade) e Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) brilharam do lado feminino, vencendo as duas corridas disputadas, o Scratch e a Corrida por Pontos, enquanto no masculino foram os rapazes da Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact a brilhar, vencendo as duas provas nos Cadetes e a Corrida por Pontos nos Juniores.

Scratch Juniores

A corrida dos Juniores Masculinos foi intensamente disputada, e os resultados apenas se confirmaram já no final do dia. Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) sagrou-se o grande vencedor, colocando pelo menos uma volta de avanço em todos os adversários, numa corrida que se partiu completamente dado o elevado ritmo. Apenas quatro adversários terminaram na volta seguinte, e foi José Teixeira (Paredes / Fortunna) a levar a melhor no sprint pela segunda posição, com João António (ACD Milharado / Sobralcar / Mafra) a completar o pódio.

Marta Carvalho fez a dobradinha e venceu o Scratch e a Corrida por Pontos!

Na corrida feminina, três atletas destacaram-se das restantes e acabaram a disputar a vitória entre elas, com a Campeã Nacional Marta Carvalho a ser mais forte e a conquistar a vitória, batendo Patrícia Duarte (Maiatos) e Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM).

Corrida por Pontos Juniores

A Corrida por Pontos dos Juniores Masculinos voltou a ter a formação de Roriz em destaque, com Gabriel Baptista a voltar a conquistar a vitória, e a fazer assim a dobradinha, com 55pts conquistados! Decisivas para o triunfo foram as duas voltas de avanço dadas ao pelotão, somadas a dois sprints ganhos, para que o ciclista de Barcelos se voltasse a superiorizar a José Teixeira, segundo, com 39pts. Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) completou o pódio, com 37pts, os mesmos de Pedro Cruz (ACD Milharado / Sobralcar / Mafra) e de David Ferreira (Paredes / Fortunna), quarto e quinto, respetivamente.

As grandes decisões da corrida deram-se já nas últimas 20 voltas. Gabriel Baptista liderava com 55pts e tinha a vitória praticamente confirmada, mas a disputa pelo segundo posto era grande. À entrada para as últimas 10 voltas e com apenas um sprint pontuável pela frente, David Ferreira somava 35pts, Pedro Cruz 33pts, Paulo Fernandes 31pts, João Marques (Paredes / Fortunna) 30pts e José Teixeira 29pts. A vitória nesse sprint deu a José Teixeira o segundo posto, e o segundo lugar na meta confirmou também o pódio de Paulo Fernandes, levando Pedro Cruz e David Ferreira a empatarem também com 37pts, enquanto João Marques não pontuou e caiu para o sexto posto.

A corrida feminina acabou por ter, novamente, uma disputa entre apenas três ciclistas, com Marta Carvalho a voltar a ser a mais forte ao longo das 60 voltas de prova. A ciclista da equipa Algarvia venceu 4 dos 6 sprints, para totalizar 27pts e assegurar assim a vitória final, à frente de Patrícia Duarte (Maiatos), segunda com 16pts, e Ana Marques (Cantanhede Cycling / VESAM), terceira com 13pts.

Scratch Cadetes

Gonçalo Rodrigues abriu a jornada com vitória no Scratch!

O Scratch dos Cadetes foi também ele ganho pela formação de Roriz, com Gonçalo Rodrigues em evidência e a superiorizar-se a Leonardo Garcia (Centro Ciclismo de Loulé) e a Gonçalo Valente (Matos-Cheirinhos / Vila Galé / Etopi).

Na corrida feminina, Emília Baía superiorizou-se a toda a concorrência, e conquistou a vitória, com apenas uma ciclista a terminar fora da volta da vencedora. Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team) terminou na segunda posição e Bruna Carmo (Cantanhede Cycling / VESAM) terceira.

Corrida por Pontos Cadete

Emília Baía assegurou também as vitórias no Scratch e na Corrida por Pontos!

Na Corrida por Pontos dos Cadetes foi Dimas Mota a aparecer para dar a vitória à Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact! O jovem ciclista deu uma volta de avanço ao pelotão, e venceu os primeiros dois sprints, para somar 32pts que lhe garantiram a vitória. Gonçalo Rodrigues foi desta feita segundo, com 24pts, juntando o terceiro posto no sprint final à volta de avanço que também conquistou. Leonardo Garcia foi terceiro, com 12pts, após ter sido segundo nos três últimos sprints das 40 voltas à pista.

Na corrida feminina, Emília Baía voltou a ser a mais forte e a conquistar a vitória nas 30 voltas à pista somando 18pts, mas travou desta feita um intenso duelo com a Campeã Nacional, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT), que foi segunda, com 14pts. O primeiro dos três sprints até foi ganho pela ciclista que acabaria em segundo, mas os dois últimos seriam vencidos pela atleta que levantou os braços no final. Maria Coimbra voltou a terminar no pódio e foi terceira, com 8pts, a mesma posição em que fechou os três sprints.

Nota ainda para o escalão de Juvenis, onde Afonso Silva venceu a prova de Scratch e do Km, para dar mais dois triunfos à Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact.

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock