Jonas Vingegaard triunfa no Malhão e conquista a Volta ao Algarve! João Almeida é 2º na geral!
O dinamarquês Jonas Vingegaard (Team Visma | Lease a Bike) venceu a última etapa da Volta ao Algarve, um contrarrelógio de 19.6km entre Salir e o Alto do Malhão, após marcar um fantástico tempo de 28:25. O belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) foi segundo a 11s e o italiano Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) terceiro a 15s. João Almeida (UAE Team Emirates – XRG) foi sexto a 31s. O português terminou em segundo, na geral, a apenas 15s de Vingegaard.
Vários portugueses passam pela liderança no início do contrarrelógio
O contrarrelógio da Volta ao Algarve começou com Diogo Pinto (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) que registou o tempo de 35:35. Logo a seguir, José Borges (Feirense – Beeceler) bateu o tempo do seu compatriota por 9s. João Martins (Rádio Popular – Paredes – Boavista) conseguiu bater os tempos dos seus compatriotas ao marcar o tempo de 35:02. Logo a seguir, António Ferreira (Efapel Cycling) marcou o tempo de 34:36. O português também não ficou muito tempo na liderança, pois Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car) marcou o tempo de 34:17.
Gonçalo Oliveira (Anicolor – Tien21) marcou o tempo de 32:44. Miguel Salgueiro (AP Hotels & Resorts – Tavira – SC Farense) bateu o tempo do seu compatriota por 24s. Rafael Reis (Anicolor – Tien21) conseguiu marcar o tempo de 30:44. Ivo Oliveira (UAE Team Emirates – XRG) conseguiu bater o tempo de Rafael Reis por 11s. Callum Thornley (Red Bull – Bora – hansgrohe) marcou o tempo de 30:23.
Grandes marcas de Wout Van Aert e Antonio Tiberi
James Shaw (EF Education – EasyPost) surpreendeu ao conseguir registar o tempo de 29:36. Jakob Soderqvist (Lidl – Trek) confirmou mais uma vez o seu talento e potencial ao marcar o tempo de 29:04. Filippo Ganna (Ineos Grenadiers) ficou abaixo das expectativas e marcou o tempo de 29:17. Wout Van Aert decidiu trocar para bicicleta de estrada antes do início do Alto do Malhão. O belga vinha a voar e marcou um fantástico tempo de 28:36.
Stefan Kung (Groupama – FDJ) confirmou que não está no seu melhor momento ao marcar o tempo de 29:47. Ben Tulett (Team Visma | Lease a Bike) marcou um bom tempo de 29:22. Antonio Tiberi (Bahrain Victorious) fez uma fantástica subida ao Alto do Malhão. O italiano conseguiu também registar um grande tempo de 28:40. Thymen Arensman (Ineos Grenadiers) ficou abaixo das expectativas e marcou o tempo de 29:26. Max Poole (Team Picnic PostNL) marcou um bom tempo de 29:06.
Tempo canhão de Jonas Vingegaard
Max Schachmann (Soudal Quick-Step) marcou um belo tempo de 28:56. Mathias Vacek (Lidl – Trek) ficou abaixo das expectativas e registou o tempo de 29:27. Ilan Van Wilder (Soudal Quick-Step) e Neilson Powless (EF Education – EasyPost) marcaram bons tempos de 29:04 e 29:02, respetivamente. Romain Grégoire também fez uma grande subida ao Malhão. O francês conseguiu registar um excelente tempo de 28:55.

Quinten Hermans (Alpecin – Deceuninck) não tinham um bom dia para as suas características e marcou o tempo de 31:18. Tao Geoghegan Hart (Lidl – Trek) registou um bom tempo de 29:16. Primoz Roglic (Red Bull – Bora – hansgrohe) ficou abaixo do esperado e marcou o tempo de 29:15. Jonas Vingegaard vinha a voar e acabou por marcar o melhor tempo do dia de 28:25. António Morgado (UAE Team Emirates – XRG) ficou um pouco abaixo das expectativas e registou o tempo de 29:46.
Jonas Vingegaard conquista a geral com João Almeida a ser 2º
Luca Vergallito (Alpecin – Deceuninck) não tinha um bom dia para as suas características e registou o tempo de 30:03. João Almeida não começou da melhor forma o contrarrelógio. O português fez uma grande recuperação no Malhão para marcar o tempo de 28:56. Laurens De Plus (Ineos Grenadiers) registou um bom tempo de 29:02 que o ajudou a manter-se no pódio da geral. Jan Christen (UAE Team Emirates – XRG) foi o último a partir. O suíço quebrou no Malhão e registou o tempo de 29:42.

António Morgado foi 28º a 1:21 no contrarrelógio. Na geral, o jovem português terminou em 11º a 1:15. Alexis Guerin (Anicolor – Tien21) foi o melhor ciclista das equipas portuguesas, na geral, e foi 29º a 3:58. Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi o melhor português das equipas portuguesas e terminou em 30º a 4:13.
Jonas Vingegaard é o grande vencedor da 51ª Volta ao Algarve, batendo João Almeida por 15s e Laurens De Plus por 24s. Romain Grégoire venceu a juventude, Jordi Meeus (Red Bull – Bora – hansgrohe) os pontos e Nicolas Tivani (Aviludo – Louletano – Loulé) a montanha. A UAE Team Emirates – XRG foi a melhor equipa.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Volta ao Algarve