Eli Iserbyt e Lucinda Brand bisam na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Flamanville!
O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e a neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) venceram, esta tarde, a sexta prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Flamanville, na França.
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma fantástica vitória do belga Eli Iserbyt, que venceu pela segunda vez nesta edição da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Os neerlandeses Lars van der Haar e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) completaram o pódio.
A corrida começou com um bom arranque de Kevin Kuhn (Circus-ReUz-Technord), que conseguiu uma ligeira vantagem. Pim Ronhaar e Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions), Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) fizeram a ponte para Kuhn e os cinco tinham 6s de vantagem sobre Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lars Van der Haar e Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) e 10s sobre Eli Iserbyt e Thibau Nys (Baloise Trek Lions).
No início da segunda volta, Ronhaar acelerou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Nieuwenhuis sofreu uma queda, mas o neerlandês rapidamente se juntou a Kuhn e Vandeputte. Iserbyt e van der Haar também se juntaram a Kuhn, Nieuwenhuis e Vandeuputte, e os cinco estavam a 10s de Ronhaar. Na terceira volta, Iserbyt atacou e foi seguido por van der Haar e Nieuwenhuis. Ronhaar continuou com o ritmo alto e aumentou a sua vantagem sobre os três perseguidores para 14s.
Na quarta volta, Iserbyt atacou, largou Nieuwenhuis e van der Haar e foi em busca de Ronhaar. No final da volta, o neerlandês tinha 7s sobre o belga e 17s sobre os dois colegas de equipa. No início da quinta volta, Iserbyt fez a ponte para Ronhaar e, metros depois, o neerlandês cometeu um erro, deixando o belga isolado na frente da corrida. Ronhaar conseguiu juntar-se a Iserbyt na frente da corrida no final da volta e os dois tinham 21s sobre Nieuwenhuis e van der Haar.
No início da sexta volta, Iserbyt largou Ronhaar, que estava a passar bastantes dificuldades. Van der Haar largou Nieuwenhuis e foi em busca de Ronhaar. No final da volta, van der Haar alcançou o seu colega de equipa e os dois estavam a 24s de Iserbyt. Na última volta, Iserbyt continuou com o seu ritmo e o belga conquistou assim a sua sexta vitória da temporada. Van der Haar fez duas grandes voltas finais e foi segundo, a 13s. Ronhaar cedeu bastante na volta final, mas conseguiu ainda ser terceiro, a 47s. Nieuwenhuis fez mais uma excelente corrida e foi quarto, a 54s. Destaca-se também a boa corrida do jovem belga Emiel Verstrynge, que foi sétimo, a 1:47. Thibau Nys teve mais uma má corrida e foi apenas 19º.
Eli Iserbyt reforçou a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e tem agora 187pts. Pim Ronhaar é segundo e está a 34pts do belga. Lars Van der Haar é terceiro, com 151pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina

A corrida feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma vitória dominante da neerlandesa Lucinda Brand, que bisou na Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2023/24. A Campeã Luxemburguesa Marie Schreiber (Team SD Worx) foi segunda, a 20s, e a neerlandesa Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal) terceira, a 30s.
A prova feminina começou com um bom arranque de Leonie Bentveld, Blanka Vas e Marie Schreiber (Team SD Worx). Schreiber passou para a liderança e acabou por aumentar o ritmo. Brand não teve um bom arranque, mas rapidamente subiu posições e colocou-se na roda de Schreiber. A neerlandesa acabou por cometer um pequeno erro e isso fez com que Schreiber se isolasse. No final da volta inicial, a jovem Schreiber tinha 4s de vantagem sobre Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal), Lucinda Brand, Maghalie Rochette e Annemarie Worst (Cyclocross Reds) e 10s sobre Manon Bakker (Crelan – Corendon) e Leonie Bentveld.
No início da segunda volta, Brand saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte sozinha para Schreiber. Bentveld e Bakker alcançaram Worst, Betsema e Rochette. Schreiber acobou por cometer um erro e foi alcançada por Brand, que rapidamente aumentou o ritmo e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Worst acelerou e tentava fazer a ponte para Schreiber. Bentveld e Betsema iam a seu ritmo e estava poucos metros atrás de Worst.
No início da terceira volta, Worst foi alcançada por Bentveld e Betsema. Bentveld foi a primeira a atacar e tentava alcançar Schreiber. Betsema também largou Worst e juntou-se à sua colega de equipa na perseguição à luxemburguesa. Brand continuava com o seu ritmo alto e no final da volta tinha 24s de vantagem sobre Schreiber e 30s sobre Betsema e Bentveld. Na quarta volta, Bentveld escapou a Betsema e alcançou Schreiber, mas no final da volta, a neerlandesa acabou por deixar de ter capacidade para seguir a luxemburguesa.
Na última volta, Brand manteve o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Schreiber aumentou a sua vantagem sobre Bentveld, mostrando-se na sua melhor forma para conseguir assim o seu primeiro pódio numa prova da Taça do Mundo ao ser segunda. Bentveld foi terceira, a 30s, e a neerlandesa de 19 anos também conseguiu o seu primeiro pódio numa corrida da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Betsema está aos poucos a regressar ao seu melhor nível e conseguiu ser quarta, a 45s. Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) teve um mau arranque, mas a Campeã do Mundo Sub23 conseguiu fazer uma excelente recuperação e foi quinta, a 55s.
Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) segue líder da Taça do Mundo, com 165pts, apesar de não ter participado na corrida de hoje por estar doente. Lucinda Brand é segunda e está a 30pts de Alvarado. Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) é terceira, com 111pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Yefrifotos