Gémeos Oliveira vencem Madison no primeiro dia dos Campeonatos Nacionais de Pista!

Os Campeonatos Nacionais de Pista arrancaram hoje com uma jornada completa de 20 corridas, que coroaram um grande conjunto de ciclistas em diferentes provas! Com a ausência de transmissão em direto a marcar uma importante prova do calendário de pista em Portugal, os grandes nomes presentes acabaram por trazer um grande espetáculo, com os gémeos Oliveira e Maria Martins a vencerem os títulos disputados na categoria elite.

Os atletas de formação disputaram também várias corridas, e tiveram a oportunidade de aprender com as suas referências, para ganharem também eles experiência para o futuro.

Madison Elite Masculino

O Madison, disciplina Olímpica, foi a corrida de maior destaque do dia, com quatro equipas a subirem à pista, todas elas com corredores já experienciados internacionalmente! Apesar da entrada mais calma, os gémeos Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) começaram a carburar a partir do terceiro sprint, e daí até ao penúltimo, apenas perderam um, confirmando assim ainda a vitória caso terminassem todos na mesma volta. Com 51 pontos conquistados, a vitória foi para os irmãos da UAE Emirates, batendo assim a dupla de Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e João Matias (Tavfer – Mortágua – Ovos Matinados), que foi segunda com 40pts. No terceiro posto terminaram Rodrigo Caixas e Diogo Narciso (Credibom – LA Alumínios – Marcos Car), com 36pts.

Eliminação Elite Masculina

Pódio Eliminação Elite Masculina com Iúri Leitão – Rui Oliveira – Ivo Oliveira (da esquerda para a direita)

Na corrida de Eliminação dos Elites, a disputa voltou a cair para os ciclistas mais creditados, com a exceção a ser Diogo Narciso, ele que terminou apenas na oitava posição. À luta pelas medalhas chegaram Ivo e Rui Oliveira, na companhia de Iúri Leitão. Ivo acabou por ser o primeiro eliminado, conquistando a medalha de bronze, enquanto o seu irmão, Rui, foi à disputa pelo título, e conseguiu bater Iuri, para se sagrar assim Campeão Nacional de Eliminação!

Eliminação Elite Feminina

Pódio Eliminação Elite Feminina com Daniela Campos – Maria Martins – Beatriz Roxo (da esquerda para a direita)

Nas Elites Femininas, Maria Martins (Fenix – Deceuninck) voltou a confirmar o favoritismo com toda a sua experiência e conquistou o Ouro, batendo Daniela Campos (Bizkaia – Durango) e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera), prata e bronze, respetivamente.

Eliminação Júnior Masculina

Pódio Eliminação Júnior Masculina com Gabriel Baptista – Paulo Fernandes – Leonardo Neves (da esquerda para a direita)

Na corrida dos Juniores assistimos a uma dominação das equipas sediadas no concelho de Barcelos, com a formação de Roriz a conquistar ouro e prata, e a formação de Barcelos o bronze. Paulo Fernandes (Landeiro | KTM | Matias/Araújo | Frulact) foi o grande vencedor e é assim o novo Campeão Nacional, com o seu colega de equipa, Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias/Araújo | Frulact) na segunda posição. Leonardo Neves (CC Barcelos / AFF / Flynx) foi terceiro e alcançou o bronze.

Eliminação Júnior Feminina

Pódio Eliminação Júnior Feminina com Raquel Dias – Marta Carvalho – Patrícia Duarte (da esquerda para a direita)

Nas Juniores, a vitória sorriu à inevitável Marta Carvalho (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais), que continua a dominar em todo o escalão! Recém-chegada das Cadetes, Raquel Dias (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) deu excelente conta de si e conquistou a prata, enquanto o bronze foi surpreendentemente alcançado por Patrícia Duarte (Maiatos), numa corrida de grande superação da ciclista da equipa da Maia.

Eliminação Cadete Masculina

Pódio Eliminação Cadete Masculina com Guilherme Ribeiro – Dinis Martins – Gonçalo Valente (da esquerda para a direita)

Nos Cadetes Masculinos, foi Dinis Martins (Caldas EcoSprint) a confirmar as grandes indicações dos fins de semana de Taça, e a conquistar assim o triunfo e o título nacional. No pódio terminaram também Guilherme Ribeiro (Paredes / Fortunna) e Gonçalo Valente (Alenquer – GDM – Anipura), conquistando a prata e o bronze, respetivamente.

Eliminação Cadete Feminina

Pódio Eliminação Cadete Feminina com Emília Baía – Bruna Gonçalves – Bruna Carmo (da esquerda para a direita)

Na Corrida de Eliminação das Cadetes, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) sagrou-se Campeã Nacional, ela que já na temporada transata havia estado muito bem neste escalão. Emília Baía (Korpo Activo / Penacova) foi segunda e conquistou a prata, enquanto Bruna Carmo (Cantanhede Cycling / Vesam) foi terceira e conquistou assim o bronze.

Scratch Elite Feminino

Pódio Scratch Elite Feminino com Daniela Campos – Maria Martins – Beatriz Roxo (da esquerda para a direita)

Na corrida de Sctatch das Elites, Maria Martins (Fenix – Deceuninck) conquistou, uma vez mais, o triunfo, e um novo título Nacional, com o pódio a repetir-se e a ter Daniela Campos (Bizkaia – Durango) na segunda posição, e Beatriz Roxo (Cantabria Deporte – Rio Miera) na terceira.

Scratch Júnior Masculino

Pódio Scratch Júnior Masculino com João Marques – Gabriel Baptista – Leonardo Neves (da esquerda para a direita)

Nos Juniores, Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) sagrou-se o novo Campeão Nacional, num dia em que esteve na discussão de todas as corridas! O ciclista da equipa de Roriz bateu João Marques (Paredes / Fortunna), segundo, e também Leonardo Neves (CC Barcelos / AFF / Flynx), terceiro.

Scratch Júnior Feminino

Pódio Scratch Júnior Feminino com Raquel Dias – Marta Carvalho – Daniela Simão (da esquerda para a direita)

Nas Juniores, o pódio esteve próximo de ser semelhante ao da corrida da Eliminação, com Marta Carvalho (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) a sagrar-se Campeã Nacional, e com Raquel Dias (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) a alcançar a prata. No terceiro lugar, desta feita, terminou Daniela Simão (Academia Efapel de Ciclismo).

Scratch Cadete Masculino

Pódio Scratch Cadete Masculino com Gonçalo Valente – Francisco Alves – Gonçalo Rodrigues (da esquerda para a direita)

Nos Cadetes Masculinos, Francisco Alves (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia) sagrou-se Campeão Nacional, e, apesar de lhe custar a acreditar, esse foi apenas o primeiro do dia. O ciclista da equipa de Cantanhede superiorizou-se a Gonçalo Valente (Alenquer – GDM – Anipura), prata, e Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), bronze.

Scratch Cadete Feminino

Pódio Scratch Cadete Feminino com Emília Baía – Bruna Gonçalves – Mafalda Lores (da esquerda para a direita)

Nas Cadetes Femininas, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) conquistou também o Título Nacional, batendo, novamente, Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), que alcançou a prata. No terceiro posto terminou Mafalda Lores (Centro Ciclismo de Loulé).

Scratch Juvenil Masculino

Pódio Scratch Juvenil Masculino com Afonso Silva – Francisco Cardoso – Rodrigo Felisberto (da esquerda para a direita)

Nos Juvenis, Francisco Cardoso (CC Barcelos / AFF / Flynx) venceu a corrida e sagrou-se o novo Campeão Nacional, após bater Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), segundo, e Rodrigo Felisberto (Centro Ciclismo de Loulé), terceiro.

Scratch Juvenil Feminino

Pódio Scratch Júnior Feminino com Juliana Teixeira – Juliana Gonçalves – Margarida Nascimento (da esquerda para a direita)

Nas Juvenis, Juliana Gonçalves (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) é a nova Campeã Nacional, após bater Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling) e Margarida Nascimento (Centro Ciclismo de Loulé).

Corrida por Pontos Júnior Masculino

Pódio Corrida por Pontos Júnior Masculina com Afonso Gomes – Diogo Sousa – Gabriel Baptista (da esquerda para a direita)

Na Corrida por Pontos dos Juniores, Diogo Sousa (Silva&Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) dominou e conquistou o Título Nacional, ao ser o único ciclista capaz de completar uma volta de avanço sobre o pelotão, e ao vencer cinco dos oito sprints que compuseram as 80 voltas da corrida. Afonso Gomes (Academia Efapel de Ciclismo) foi segundo, com 14pts, após ter vencido o sprint final, e Gabriel Baptista (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) terceiro, com 12pts.

Corrida por Pontos Júnior Feminino

Pódio Corrida por Pontos Júnior Feminina com Margarida Teodósio – Marta Carvalho – Raquel Dias (da esquerda para a direita)

Nas Juniores, Marta Carvalho foi novamente dominadora para conquistar a vitória, terminando com 23pts e vencendo três dos seis sprints que compuseram as 60 voltas da corrida. Margarida Teodósio (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) foi novamente segunda, com 11pts, enquanto Raquel Dias (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) foi desta feita terceira, com 7pts, assegurando um pódio completo para a equipa algarvia.

Corrida por Pontos Cadete Masculino

Pódio Corrida por Pontos Cadete Masculina com Gonçalo Costa – Francisco Alves – Gonçalo Rodrigues (da esquerda para a direita)

Na Corrida por Pontos dos Cadetes, Francisco Alves (Cantanhede Cycling / 2W Engenharia) foi o grande vencedor, conquistando o primeiro e o último sprint das 40 voltas à pista para se sagrar o novo Campeão Nacional com 18pts! Gonçalo Costa (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) foi segundo, com 10pts, enquanto Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), que liderava a meio da corrida e que havia vencido o segundo sprint, foi terceiro, com 7pts.

Corrida por Pontos Cadete Feminino

Pódio Corrida por Pontos Cadete Feminina com Emília Baía – Bruna Gonçalves – Maria Coimbra (da esquerda para a direita)

Na Corrida por Pontos das Cadetes, Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela – ADRT) fechou a tripla de vitorias, e conquistou um novo Título Nacional, vencendo os 3 sprints das 30 voltas à pista, para terminar com 20pts! No segundo posto terminou, novamente, Emília Baía (Korpo Activo / Penacova), com 11pts, e no terceiro Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team), com 7pts.

500m Juvenil Masculino

Pódio 500m Juvenil Masculino com Miguel Lourenço – Afonso Silva – José Dias (da esquerda para a direita)

Os Juvenis competiram também na prova de 500m em contrarrelógio, com Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) a sagrar-se Campeão Nacional, completando as duas voltas à pista em 40:517, acima dos 44km/hm para bater Miguel Lourenço (Escola Cantanhede Cycling) por quase 9 décimos de segundo, e José Dias (Escola Cantanhede Cycling) por mais de 1s!

500m Juvenil Feminino

Pódio 500m Júnior Feminino com Juliana Teixeira – Juliana Gonçalves – Lara Lourenço (da esquerda para a direita)

Do lado feminino, Juliana Gonçalves (ExtremoSul / Hotel Alísios / Cenmais) conquistou o Título Nacional ao completar as duas voltas à pista em 44:48s, numa média superior a 40km/h, batendo Juliana Teixeira (Escola Cantanhede Cycling) por quase 8 décimos de segundo e Lara Lourenço (ACD Milharado / Escola Manuel Martins) por mais de 3 segundos e meio.

Fotos: UVP/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock