Austrália abre a temporada e Ally Wollaston têm uma grande chance para se estrear a vencer no WWT!

Começa na madrugada de domingo a 1ª prova do calendário World Tour feminino, o Tour Down Under que integra pela primeira vez o calendário World Tour, após 2 anos de ausência devido ao Covid-19. A 11ª edição da prova tem um forte pelotão e a primeira etapa é quase toda plana e deverá ser disputada pelas sprinters. A segunda e a última etapa são de média montanha e deverão ser disputadas pelas favoritas à classificação geral e pelas sprinters que consigam aguentar o forte ritmo do pelotão.

Perfil

A primeira etapa do Tour Down Under apresenta um percurso de 111km entre Glenelg e Alding, e contará com uma contagem de quarta categoria e dois sprints intermédios. A prova deverá começar com um ritmo baixo e deveremos ver várias ciclistas a tentarem integrar a fuga do dia, para tentarem vestir a primeira camisola da montanha da prova. Caso exista fuga, deverá ser alcançada antes do segundo sprint intermédio. Nos últimos kms, o ritmo da prova deverá aumentar com os comboios das principais equipas a disputarem a frente do pelotão com o objetivo de colocar as suas sprinters na melhor posição possível para o sprint final.

Perfil da 1º etapa do Tour Down Under

Favoritas

Ally Wollaston (New Zealand National Team) parte como principal favorita para o dia de hoje. Wollaston venceu hoje a Schwalbe Classic, um critério de promoção do Tour de Down Under, mostrando estar em boa forma, e por isso poderá conquistar assim a sua primeira vitória no World Tour. Clara Copponi (FDJ-SUEZ) e Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco-Alula) são as maiores adversárias de Wollaston. Copponi conquistou a sua primeira vitória no World Tour em 2022 e a francesa terá aqui uma excelente oportunidade para vencer outra vez. Roseman-Gannon mostrou nos campeonatos nacionais da Austrália que está em boa forma e o forte comboio da Team Jayco-AlUla poderá ajudá-la a conquistar a sua primeira vitória no World Tour.

Alexandra Manly (Team Jayco-AlUla), Daria Pikulik (Human Powered Health) e Simone Boilard (St. Michel – Mavic – Auber93) são nomes que não podemos descartar. Manly também pode ser a escolha da Team Jayco-AlUla para o sprint e a australiana, que se mostrou muito forte em 2022, tem aqui mais uma chance para vencer no World Tour. Pikulik e Boilard mostraram-se muito bem em 2022 e as duas ciclistas tem capacidade para lutar por um lugar do pódio ou até mesmo pela vitória.

Ilaria Sanguineti (Trek – Segafredo), Michaela Drummond (Zaaf Cycling Team), Lauren Stephens (EF Education-TIBCO-SVB) e Josie Talbot (Australia National Team) são também elas candidatas às primeiras posições. Sanguineti mostrou-se muito bem em 2022 e a italiana deverá ter a liberdade de lutar pela etapa na sua primeira prova World Tour pela Trek. Drummond mostrou-se muito bem no critério, assim como na Track Champions League, e a neozelandesa poderá ter capacidade para lutar por um lugar do top5 ou até mesmo do pódio. Stephens mostrou-se muito forte nas últimas edições do Down Under e a norte-americana deverá ter capacidade para lutar por um lugar no top5. Talbot esteve muito bem em 2022 ao conseguir conquistar o título continental da Oceânia e a australiana deverá ter capacidade para lutar por um lugar entre as melhores da jornada.

Nota ainda para que Georgia Baker (Team Jayco-Alula), Georgia Danford (Team Coop-Hitec Products), Caroline Baur (Israel-Premier Tech Roland), Lucinda Stewart (ARA Skip Capital) e Roxane Fournier (St Michel-Mavic-Auber93), todas elas fortes candidatas a terminar nas 10 primeiras.

Favoritas Ciclismo Mundial

⭐⭐⭐⭐⭐ Ally Wollaston
⭐⭐⭐⭐ Clara Copponi e Ruby Roseman-Gannon
⭐⭐⭐ Alexandra Manly, Daria Pikulik e Simone Boilard
⭐⭐ Ilaria Sanguineti, Michaela Drummond, Lauren Stephens e Josie Talbot
⭐ Georgia Baker, Georgia Danford, Caroline Baur, Lucinda Stewart e Roxane Fournier

Presença Portuguesa

Nenhuma ciclista portuguesa estará presente na corrida.

Transmissão em Direto

A corrida contará com transmissão no Tiz Cycling (https://tiz-cycling-live.io/live.php), a partir das 2h00.

Foto de capa: Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock