Daria Pikulik e Human Powered Health estreiam-se a vencer no World Tour na 1ª etapa do Tour Down Under!
A polaca Daria Pikulik (Human Powered Health) venceu a primeira etapa do Tour Down Under, uma ligação de 111km entre Glenelg e Alding, batendo ao sprint a francesa Clara Copponi (FDJ-SUEZ) e a australiana Georgia Baker (Team Jayco-AlUla).
A etapa começou com uma queda na qual ficou envolvida a canadiana Simone Boilard (St Michel-Mavic-Auber93). A canadiana terminou a etapa mas não irá partir na segunda etapa. A 95km do fim, Sylvie Swinkels (Team Coop-Hitec Products) tentou sair do pelotão mas a neerlandesa não teve sucesso. 6km depois. Tiril Jorgensen (Team Coop-Hitec Products) e Georgia Whitehouse (ARA Skip Capital) atacaram mas as duas ciclistas não conseguiram ganhar uma vantagem importante.
A 76km do fim, na única contagem do dia, Gladys Verhulst (FDJ-SUEZ) foi a primeira a passar no alto. 20km depois, no primeiro sprint intermédio do dia, Grace Brown (FDJ-SUEZ) foi a mais forte e foi buscar 3s de bonificação. Alexandra Manly (Team Jayco-AlUla) foi buscar 2s e Ruby Roseman-Gannon (Team Jayco-AlUla) 1s.
A 39km do fim, Mia Griffin (Israel Premier Tech Roland) saiu do pelotão e isolou-se na frente da corrida. 1km depois, a irlandesa foi alcançada pelo pelotão. A 33km do fim, Isabelle Carnes (ARA Skip Capital), Gina Ricardo (Team Bridgelane) e Jorgensen saltaram do pelotão e isolaram-se na frente da corrida. Logo a seguir, Dilyxine Miermont (St Michel-Mavic-Auber93) atacou e tentava juntar-se ao grupo da frente. A 31km do fim, Jorgensen perdeu o contacto com a frente da corrida e foi alcançada por Miermont.
A 29km da meta, Jorgensen não tinha capacidade para seguir Miermont. As duas da frente tinham 12s de vantagem sobre Miermont e 38s sobre o pelotão. 6km depois, Jorgensen foi alcançada pelo pelotão. A 17km da meta, no segundo sprint intermédio do dia, Carnes foi a mais forte e foi buscar 3s de bonificação. 4km depois, Miermont foi alcançada pelo pelotão. A 10km da meta, as duas da frente foram alcançadas pelo pelotão.
A 4km da meta, a Team Jayco-AlUla comandava o pelotão. No último km, Roseman-Gannon comandava o pelotão com Baker na sua roda. Uns metros depois, Loes Adegeest (FDJ-SUEZ) e Copponi juntaram-se à Team Jayco-AlUla na frente da corrida. Pikulik estava na roda de Coppini. Nos metros finais, Baker lançou o sprint. Logo a seguir, Copponi lança o seu sprint e coloca-se ao lado de Baker. A 100 metros da meta, Pikulik passou Copponi e Baker e a polaca venceu assim pela primeira vez nesta temporada.
Pikulik é assim a primeira líder da classificação geral e da classificação por pontos. Verhulst é a primeira líder da classificação por pontos. Ally Wollaston (New Zealand National Team) é a primeira líder da juventude.

Último km
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Human Powered Health – Twitter