Bronze de Daniela Campos em Scratch abrilhanta segundo dia de Europeus de Pista em Anadia!
O segundo dia dos Campeonatos Europeus de Pista para Juniores e Sub23 foi bastante emotivo, com provas de qualidade em ambos os escalões e Portugal a conseguir uma importante medalha graças ao Bronze de Daniela Campos na prova de Scratch para as Sub23, provando que a jovem ciclista algarvia é sem dúvida um talento geracional no ciclismo feminino português!
Scratch Sub23

Comecemos então pela corrida que trouxe a maior alegria para os portugueses! Foi na prova de Scratch para as Sub23 femininas que Portugal conquistou a primeira medalha nestes Europeus de Pista, com Daniela Campos a brilhar e a conquistar o bronze, apenas atrás da checa Petra Sevcikova, que conquistou o Ouro com 1 volta de avanço sobre toda a concorrência, e da britânica Ella Barnwell, que bateu a portuguesa no sprint final pela prata.

Na corrida masculina, Rodrigo Caixas defendia o Título Europeu de 2021, numa vitória onde surpreendeu todos os presentes, mas o português não foi capaz de revalidar o título, com um erro a 3 voltas do fim a custar-lhe caro e a valer-lhe a sétima posição final. O ouro foi para o britânico William Tidball, com o austríaco Tim Wafler a conquistar a prata e o ucraniano Kyrylo Tsarenko o bronze.
Eliminação Júnior

Na prova de Eliminação para os Juniores Masculinos foi o italiano Matteo Fiorin a conquistar o Ouro, em mais uma medalha dourada para o tricolor italiano. Fiorin bateu desta feita o britânico Jed Smithson, que conquistou a segunda medalha nestes Europeus, e o esloveno Zak Erzen, que bem conhecido é dos ciclistas portugueses, tendo estado cá a disputar algumas corridas em Anadia em fevereiro último.
João Marques foi o representante das cores portuguesas, tendo terminado na 12ª posição de 21 ciclistas.

Na corrida feminina, Barbora Nemcova deu o primeiro Ouro à República Checa nestes Europeus, conquistando um grande triunfo sob a ucraniana Anna Kolyzhuk, que conquistou a prata, e a britânica Awen Roberts, que conquistou o bronze.
Laura Simão foi a representante portuguesa, fechando em 16ª de 17 ciclistas.
Sprint Coletivo Sub23

O sprint coletivo nos Sub23 viu a formação britânica de James Bunting, Marcus Hiley e Hayden Norris superar os alemães Anton Hohne, Paul Schippert e Willy Leonhard Heinrich, que haviam dominado na categoria Júnior, com o triunfo a ser conseguido em 44:168, com apenas 6 milésimos de segundo sobre os alemães, que pararam o relógio em 44:174. A formação italiana de Matteo Bianchi, Daniele Napolitano e Matteo Tungolo completou o pódio em 44:951.

Na corrida feminina, a Alemanha voltou a conquistar o Ouro, numa disciplina em que apenas duas formações participaram. As ciclistas bávaras Katharina Albers, Alessa-Catriona Propster e Christina Sperlich bateram as polacas Joanna Blaszczak, Paulina Petri e Nikola Sibiak, com um tempo de 49:293 a superar os 49:610 das polacas.
Portugal não teve qualquer representação nesta disciplina.
Perseguição Coletiva Júnior

Na Perseguição Coletiva para os Juniores, a Itália destacou-se e conquistou dois Ouros, com o quarteto de Alessio Dello Vedove, Renato Favero, Luca Giami e Andrea Raccagni Noviero a fechar em 3:59:703, o único registo abaixo dos 4min nos 4km de corrida! A Alemanha de Ben Felix Jochum, Bruno Kessler, Tobias Muller e Jasper Schroder alcançou a prata em 4:03:641 e a Grã-Bretanha de Ben Wiggins, filho de Bradley Wiggins, Joshua Tarling, Dylan Hicks e Noah Hobbs alcançou o bronze em 4:03:669.

Do lado feminino, o quarteto de Francesca Pellegrini, Martina Sanfilippo, Federica Venturelli e Martina Zanzi conquistou o Ouro em 4:28:759, batendo a Alemanha de Hannah Kunz, Justyna Czapla, Seana Littbarski-Gray e Magdalena Fuchs, que cumpriu os 4km em 4:33:250. A Polónia de Zuzanna Chylinska, Anna Dlugas, Maja Tracka e Martyna Szczesna conquistou o bronze em 4:39:601.
Portugal não esteve representado nesta disciplina.
1Km Júnior Masculino

Na prova do Km masculina, a vitória foi para o checo Matej Hytych, o único a cumprir a distância acima dos 57km/h, com um registo de 1:03:076! A Alemanha alcançou a prata com Kenneth Meng em 1:03:302 e a Espanha o bronze com Beñat Garaiar em 1:03:364.
Portugal também não se fez representar nesta disciplina.