Bling Bling em Mende com Michael Matthews finalmente a vencer!

O australiano Michael Matthews (BikeExchange – Jayco) venceu a 14ª etapa do Tour de France, uma ligação de 192.5km entre Saint-Etienne e Mende, batendo o italiano Alberto Bettiol (EF Education – EasyPost) por 15s e o francês Thibaut Pinot (Groupama – FDJ) por 34s.

Em dia de etapa de média montanha muito propícia a uma fuga suceder, a etapa começou com um ritmo bastante rápido, e os ataques não tardaram a acontecer. Parecia que um grupo de cerca de 20 unidades já tinha a fuga no radar, mas o esloveno Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) atacou com o camisola amarela Jonas Vingegaard (Jumbo – Visma) um pouco menos bem posicionado e o grupo acabou alcançado em nova reunião do pelotão.

Os ataques continuaram a suceder, com Caleb Ewan (Lotto Soudal) já a rodar à frente do carro vassoura, e um grupo de 23 unidades acabou por conseguir escapar e ter bandeira verde do grupo do camisola amarela com a primeira hora de corrida a concluir-se. Marc Soler (UAE Team Emirates), Daniel Martinez (Ineos Grenadiers), Benoit Cosnefroy (AG2R Citroen Team), Felix Grossschartner, Lennard Kamna, Patrick Konrad (Bora – Hansgrohe), Gregor Muhlberger (Movistar), Simon Geschke (Cofidis), Luis Leon Sánchez (Bahrain Victorious), Stefan Kung, Thibaut Pinot (Groupama – FDJ), Louis Meintjes (Intermarche – Wanty – Gobert), Rigoberto Uran, Alberto Bettiol e Neilson Powless (EF Education – EasyPost), Andreas Kron (Lotto Soudal), Bauke Mollema e Quinn Simmons (Trek – Segafredo), Jakob Fuglsang, Krists Neilands e Michael Woods (Israel – Premier Tech), Michael Matthews (BikeExchange – Jayco) e Franck Bonnamour (B&B Hotels – KTM) foram os aventureiros do dia, em busca de uma vitória de etapa neste Tour de France.

O pelotão deixou a fuga ganhar bastante tempo de vantagem, mesmo com a colaboração dos escapados a não ser a melhor, e aproveitou para descansar e recuperar forças importantes. Com a vantagem já acima dos 10min, Michael Matthews atacou, a 52km do fim, e na frente formou-se um quarteto com o australiano a ter na sua companhia Kron, Leon Sanchez e Grossschartner. O grupo perseguidor não conseguia colaborar da melhor forma, e a vantagem colocava-se nos 45s de diferença.

Foi já na penúltima subida do dia que a corrida se voltou a partir, com o grupo perseguidor a desmontar-se completamente e a ficar reduzido a pequenos grupos, enquanto os quatro da frente se mantinham adiantados, com cerca de 20s de vantagem. Após a descida, a vantagem voltou a crescer, mas o grupo ficou reduzido a três após um furo de Kron. Enquanto os escapados procuravam manter-se em condições de disputar a etapa, no pelotão era a Jumbo – Visma a acelerar, com a distância de 14min a colocar Louis Mentjes na segunda posição da geral virtual. Primoz Roglic foi chamado ao serviço e destruiu por completo o pelotão, com o comboio da Jumbo a formar-se atrás de si. Christophe Laporte mal teve tempo de passar pela frente e a ele seguiu-se Wout van Aert, que tomou conta do grupo até à última subida. Tom Pidcock (Ineos Grenadiers) ainda descolou, mas aproveitou a longa descida para reentrar tranquilamente no grupo dos homens da geral.

Os escapados entraram na subida ao Côte de la Croix Neueve e rapidamente o trio se desuniu, com Matthews a destacar-se e a perseguição a surgir atrás de si. Alberto Bettiol destacou-se de toda a concorrência e chegou ao australiano com 1.2km para o fim de uma explosiva colina. Bettiol isolou-se 200m depois, e parecia que ia encaminhado para a vitória de etapa, mas Matthews ressurgiu do nada e passou direto pelo italiano com 500m de subida pela frente para não mais ser apanhado e conquistar assim a muito desejada etapa neste Tour de France! O grupo perseguidor também se desmontou e os ciclistas chegaram à meta ao seu ritmo, com Pinot a conseguir ainda ser terceiro.

Com os festejos já a decorrer, o grupo dos favoritos chegou liderado pela Jumbo à última subida, mas Vingegaard rapidamente ficou sozinho, com Brandon McNulty e Rafal Majka a prepararem um forte ataque de Tadej Pogacar. O esloveno aumentou o ritmo e só Jonas Vingegaard foi capaz de responder, com Adam Yates no auxílio a Geraint Thomas (Ineos Grenadiers) um pouco mais atrás, e um grupo com David Gaudu (Groupama – FDJ), Romain Bardet (Team DSM), Enric Mas (Movistar), Nairo Quintana (Arkea – Samsic) e Aleksandr Vlasov (Bora – Hansgrohe) a formar-se.

Conforme o camisola branca e o camisola amarela iam ganhando tempo e espaço para os adversários, David Gaudu fez a sua subida a ritmo, e levou Nairo Quintana na sua roda até à dupla da Ineos, passando depois direto pelos dois britânicos para se colocar em posição intermédia. Yates acabou depois por ceder terreno, com Thomas e Quintana a perseguirem o francês e a chegarem até ele já sob o risco de meta. Pogacar e Vingegaard acabariam apenas por lhes ganhar 17s e pouco mais sob os restantes candidatos que chegaram logo atrás de si.

Com os resultados de hoje, Jonas Vingegaard segue na liderança da geral, com 2:22 sob Tadej Pogacar, o líder da juventude, e 2:43 sob Geraint Thomas. Wout van Aert segue na liderança dos pontos e Simon Geschke na liderança da montanha. A Ineos Grenadiers é a melhor equipa.

Nelson Oliveira (Movistar) voltou a ter mais um dia de trabalho e fechou em 74º a 23:26.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Classificações do Passatempo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock