Rafael Sousa e Tânia Lima vencem ronda 3 da Taça de Portugal de Ciclocrosse em Ansião!
Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (SAERTEX Portugal / Edaetech) foram as figuras principais da terceira ronda da Taça de Portugal de Ciclocrosse, disputada no já tradicional circuito de Ansião! Os dois ciclistas destacaram-se em duas corridas disputadas até aos últimos metros, e conseguiram a vitória na categoria máxima Elite, que os coloca em posição primordial para a disputa da Taça de Portugal.
Elites Masculinos
O jovem Rafael Sousa conseguiu a sua primeira vitória da temporada de Ciclocrosse em Ansião, após um enorme duelo a três com os principais protagonistas da competição. Rafael terminou isolado, com apenas 9s de avanço sobre os adversários, Bruno Silva (Rádio Popular – Paredes – Boavista) e João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), que disputaram o sprint pelo segundo posto. Bruno conseguiu ser segundo, num apertado photofinish frente a João.
Nas contas da Taça de Portugal, Mário Junquera mantém a liderança com 100pts, apesar de não ter competido hoje. Rafael Sousa é segundo, com 97pts, e Bruno Silva terceiro com 95pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Elites Femininas
Tânia Lima conquistou a vitória na corrida das Elites Femininas em Ansião, após um duelo até à linha de meta com a sua colega de equipa Leandra Gomes (SAERTEX Portugal / Edaetech). As duas ciclistas acabaram a discutir a vitória no sprint final, com Tânia a levar a melhor e a vencer. Beatriz Sousa (24horas Altimetria | ONTRACK) foi terceira, a 1:01 da vencedora.
Nas contas da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Sara Cueto mantém a liderança com 85pts, apesar de não ter competido. Tânia é agora segunda, com 68pts, enquanto Lucia Gonzalez, que também não alinhou, é terceira, com 60pts.
Sub-23 Masculinos
Rafael Sousa assegurou também a vitória nos Sub-23 com a vitória Elite, enquanto João Cruz foi segundo com o pódio na corrida principal. Duarte Galvão (Triumtérmica – Águias de Alpiarça) foi terceiro, já a 8:29 do vencedor.
Na geral da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Miguel Rodriguez mantém a liderança, apesar de não ter competido, com os mesmos 120pts de Rafael Sousa. No desempate, o espanhol leva duas vitórias enquanto o português apenas uma. Emilio Reinoso, que também não alinhou, é terceiro com 65pts.
Sub-23 Femininas
Do lado feminino, o terceiro posto de Beatriz Sousa nas Elites assegurou-lhe a vitória nas Sub-23, com 1:03 de vantagem sobre Catarina Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), que foi segunda. Laura Simão (BTT Loulé / Elevis) foi terceira, a 3:33 da vencedora.
Na geral da Taça, Laura Mira mantém a liderança com 100pts, apesar de não ter competido no dia de hoje. Catarina Lopes é agora segunda, com 98pts, enquanto Beatriz Sousa é terceira com 60pts.
Juniores Masculinos
Nos Juniores, Diogo Pinguinha (Guilhabreu MTB Team) conquistou a solo a primeira vitória da temporada de ciclocrosse, deixando Lucas Angélico (BilaBiker´s Cycling Team) na segunda posição, a 31s. João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro) completou o pódio, a 1:00 do vencedor.
Na geral da Taça de Portugal, Martin Fernandez manteve a liderança, com 100pts, apesar de também não ter alinhado. Diogo Pinguinha é agora segundo, com 98pts, enquanto Raul Puelles, que também não competiu, caiu para terceiro, com 65pts.
Juniores Femininas
Nas Juniores Femininas, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) conquistou a vitória, numa corrida em que apenas duas ciclistas alinharam à partida. A ciclista da formação de Vila do Conde isolou-se desde cedo, e deixou Matilde Moreira (Penafiel Bike Clube) na segunda posição, a 7:34.
Na geral da Taça de Portugal, Lorena Patiño mantém a liderança com 120pts, apesar de não ter competido. Margarida Vasconcelos é agora segunda, com 110pts, enquanto Maier Olano, que também não alinhou, é terceira com 80pts.
Cadetes Masculinos
Nos Cadetes, Afonso Falcão (Landeiro | KTM | Matias & Araújo) voltou a revelar-se novamente o mais forte, e conquistou a sua terceira vitória em três corridas! O ciclista da formação de Roriz superou Tomás Cardoso (Strix Bike Team) por apenas 7s, e Pedro Galvão (Triumtérmica – Águias de Alpiarça) por 12s.
Na geral da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Afonso é mais líder e tem agora 180pts e uma corrida de vantagem sobre os adversários. Tomás Cardoso é segundo com 105pts, e Pedro Galvão terceiro com 80pts.
Cadetes Femininas
Nas Cadetes, Inês Fonseca (Triumtérmica – Águias de Alpiarça) chegou também ao hat-trick e voltou a vencer de forma muito convincente! A jovem ciclista da formação de Alpiarça deixou a colega de equipa Bárbara Cunha (Triumtérmica – Águias de Alpiarça) a 51s, e Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB Team) a 1:19.
Na geral da Taça de Portugal de Ciclocrosse, Inês soma também 180pts, e conta já com uma corrida de avanço para as rivais. Rita Fontinhas é segunda, com 110pts, e Bárbara Cunha terceira, com 85pts.
Fotos: UVP/FPC