Grã-Bretanha domina ronda 1 da Track Champions League com fabulosa estreia de Matthew Richardson!
Começou este sábado a quarta temporada da Track Champions League, com Saint-Quentin-en-Yvelines a receber a primeira ronda de cinco, de uma competição que promete um grande espetáculo e grandes emoções. A Grã-Bretanha foi o destaque da ronda 1 ao vencer seis das oito provas num dia que contou com a fantástica estreia de Matthew Richardson com as cores britânicas. Portugal não tem qualquer atleta em competição, depois de ter tido um grande ano na Pista.
Sprint masculino
Matthew Richardson estreou-se com as cores da Grã-Bretanha no Sprint masculino e não podia ter começado de melhor forma. O britânico conseguiu vencer o Sprint, após bater na final o seu grande rival, o neerlandês Campeão do Mundo, Harrie Lavreysen. Richardson conseguiu surpreender Lavreysen no momento em que lançou o sprint, mas o britânico parece estar na melhor forma da sua carreira. O trinitário Nicholas Paul acabou por fechar o pódio. O neerlandês Jeffrey Hoogland foi apenas sexto.
Sprint feminino
O arco-íris brilhou no sprint feminino com a britânica Emma Finucane a mostrar o porquê de ser Campeã do Mundo desta disciplina. Na final, Finucane conseguiu impor-se frente à colombiana Martha Bayona que mostrou estar num bom momenta de forma. Alina Lysenko conseguiu minimizar as perdas nesta que não é a sua melhor disciplina de Velocidade ao conseguir ser terceira. A neozelandesa Ellesse Andrews regressou à competição, após ter falhado os Campeonatos do Mundo, e foi apenas quinta.
Scratch feminino
O Scratch feminino contou com vários ataques, mas a vitória acabou por ser decidida ao sprint. A britânica Anna Morris ainda surpreendeu com um ataque nas voltas finais, mas acabou por ser alcançada na última curva. Num sprint bastante apertado, a britânica Katie Archibald acabou por levar a melhor sobre a norueguesa Anita Stenberg para vencer assim o Scratch. A irlandesa Mia Griffin surpreendeu ao conseguir ser terceira. A mexicana Yareli Acevedo mostrou-se muito bem ao conseguir ser sexta. A irlandesa Lara Gillespie foi apenas oitava.
Scratch masculino
No Scratch masculino, a seis voltas do fim, um forte grupo composto pelo canadiano Dylan Bibic, o francês Clément Petit, o neozelandês Keegan Hornblow, o americano Grant Koontz e o suíço Axel Vogel ganhou um espaço importante e acabou por disputar a corrida ao sprint. Bibic acabou por ser mais forte que Petit e Hornblow para vencer assim o Scratch. O dinamarquês Tobias Hansen, o francês Oscar Nilsson-Julien, o belga Lindsay de Vylder e o britânico William Perrett não conseguir estar neste ataque e perderam pontos importantes para Bibic na geral.
Eliminação feminina
Katie Archibald continuou com o seu grande momento ao vencer a Eliminação feminina, após uma fantástica exibição. Yareli Acevedo não teve pernas para responder à britânica no final, mas voltou a surpreender ao conseguir ser segunda. A britânica Neah Evans fechou o pódio e conseguiu recuperar alguns pontos para se aproximar do pódio. Lara Gillespie não está no seu melhor momento, mas ainda foi quarta, e Anita Stenberg foi apenas nona.
Eliminação masculina
A Grã-Bretanha voltar a picar o ponto na Eliminação masculina com William Perrett a conseguir impor-se frente a Oscar Nilsson-Julien num grande duelo ao sprint. Lindsey de Vylder também conseguiu recuperar alguns pontos ao ser terceiro. Dylan Bibic não esteve no seu melhor nesta corrida de Eliminação, mas conseguiu ainda fazer uma bela corrida e terminou em quarto. O Campeão do Mundo desta disciplina, Tobias Hansen, foi apenas sétimo. Clément Petit também não teve uma boa corrida e terminou em 14º.
Keirin masculino
No Keirin masculino, Matthew Richardson mostrou novamente que está numa fantástica forma ao bater novamente Harrie Lavreysen para bisar na ronda 1 da Track Champions League. O colombiano Kevin Quintero conseguiu ser mais forte que o seu compatriota Cristian Ortega para fechar o pódio. Nicholas Paul foi apenas quinto e Jeffrey Hoogland sétimo.
Keirin feminino
Alina Lysenko confirmou que está a terminar muito bem a temporada ao vencer o Keirin feminino na ronda 1 da Track Champions League, após surpreender as suas adversárias com um poderoso ataque de longe. Emma Finucane não teve resposta para Lysenko, mas conseguiu minimizar as perdas ao conseguir ser segunda. A neerlandesa Steffie Van der Peet conseguiu ser mais forte que Martha Bayona para completar o pódio. Ellesse Andrews, na sua principal disciplina, foi apenas décima.
Classificações Gerais
Na geral do evento, Matthew Richardson lidera na Velocidade com 40pts. O britânico tem uma vantagem de 6pts sobre Harrie Lavreysen e 14pts sobre Nicholas Paul. Do lado feminino, Emma Finucane é a primeira líder com 37pts. A britânica tem apenas 2pts de vantagem sobre Alina Lysenko. Martha Bayona fecha o pódio com 30pts.
No Endurance, Katie Archibald começou da melhor a sua defesa do título ao somar 40pts. A britânica tem já uma vantagem de 13pts sobre Yareli Acevedo e 16pts sobre Anita Stenberg. Do lado masculino, Dylan Bibic também começou muito bem a sua defesa do título. O canadiano soma 33pts e tem uma vantagem de 8pts sobre Oscar Nilsson-Julien e 10pts sobre William Perrett.
Foto de Capa: British Cycling