Hat-Trick para Ana Santos e João Cruz em Vila Real e liderança alargada na geral da Taça de Portugal de Ciclocrosse!
A quinta etapa da Taça de Portugal de Ciclocrosse levou os ciclistas a Vila Real, um dos palcos que já vem sendo recorrente nesta vertente, e que no ano passado intensificou a luta pela geral da Taça. Desta feita, em 2023, foram os Sub-23 a brilhar, com João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a mostrar que só custou vencer a primeira, e a repetir o feito das duas últimas jornadas, para se cimentar como o líder da Taça de Portugal, à frente de Rafael Sousa (Guilhabreu MTB), que hoje foi segundo. Ana Santos (X-Sauce Factory Team) voltou a dominar do lado feminino e deu um importante passo para voltar a conquistar a Taça de Portugal.
Elites Femininas

Ana Santos voltou a superiorizar-se e a dominar a concorência para vencer a sua terceira de cinco corridas que já se disputaram nesta Taça de Portugal e alargar assim a vantagem que já detinha na classificação geral! Após 44:45 min de corrida, Ana Santos deixou Joana Monteiro na segunda posição, a 2:45, e Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) na terceira, mas já a 7:31.
Na geral da Taça, Ana Santos soma agora 196pts, e lidera com 26pts de vantagem para Joana Monteiro, a única ciclista que ainda a pode bater pela conquista da Taça, já que está na segunda posição com 170pts. Beatriz Sousa é terceira, com 110pts, e já não poderá matematicamente vencer.
Elites Masculinos

Nos Elites Masculinos, a juventude voltou a roubar o protagonismo aos mais veteranos, com João Cruz e Rafael Sousa a protagonizarem um emocionante duelo ao longo de grande parte da corrida! Os dois jovens ciclistas cruzaram a meta separados por apenas 21s, com o ciclista da equipa de Vila do Conde a voltar a conquistar a vitória, a sua terceira consecutiva, num registo de 53:24, após se ter estreado há poucas semanas em Vouzela. Mário Costa completou o pódio, mas já longe desta dupla, terminando a 1:27.

Na geral da Taça, João Cruz caminha a passos largos para confirmar a sua primeira Taça entre os Elites, somando 210pts, perante os 163pts de Rafael Sousa. Para o ciclista da equipa de Guilhabreu, apenas a vitória na última prova poderá fazer mudar as contas, mas para isso João Cruz teria de ficar pelo nono lugar. O Campeão Nacional Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB) é terceiro, com 134pts, e está ainda numa luta acesa pelo pódio com Mário Costa, que é quarto com 120pts.
Sub-23 Femininas

A vitória nas Elites deu a Ana Santos também a vitória no escalão Sub-23, com Beatriz Sousa, terceira no escalão máximo, a ficar aqui com o segundo posto na categoria. O terceiro posto ficou agora entregue a Laura Simão (BTT Loulé / Elevis), que terminou já a 8:57 da vencedora.
Na geral da Taça, Ana Santos é mais líder, e comanda agora com 220pts, mais 26pts do que Beatriz Sousa, que é segunda com 194pts, e a única que ainda a pode alcançar. Laura Simão é terceira, com 120pts, e já está matematicamente impossibilitada de subir mais alguma posição no pódio.
Sub-23 Masculinos

Tal como aconteceu no dia anterior, a vitória Elite colocou também João Cruz no lugar mais alto do pódio nos Sub-23, onde Rafael Sousa repetiu também a segunda posição de Paços de Ferreira. Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) voltou também a ser terceiro, terminando desta vez na oitava posição entre os Elites, com mais 3:29 que o vencedor.
A geral da Taça segue completamente em aberto para a jornada final, com João Cruz a liderar agora com 220pts, mais 15pts do que Rafael Sousa, que, neste caso, depende apenas de si para assegurar a vitória na geral. Tomás Gaspar manteve o terceiro posto, mas está já longe dos dois primeiros, com 99pts somados.
Juniores Femininas

Nas Juniores Femininas, Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB) assegurou também a dobradinha no fim de semana, vencendo novamente de forma tranquila perante as poucas adversárias. Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi novamente segunda, agora a 3:59, enquanto Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies) voltou a ser terceira, mas agora uns longínquos 10:21.
O segundo posto deu a Margarida Vasconcelos a geral da Taça, com 218pts somados. Beatriz Guerra subiu a segunda, mas os 120pts somados nas duas últimas jornadas não lhe permitem ambicionar a vitória na geral final. Daniela Isidoro é agora terceira, com 108pts, num pódio que, sem presença espanhola, deverá estar praticamente fechado.
Juniores Masculinos

Nos Juniores, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) conquistou a sua quarta vitória consecutiva, e assegurou também a conquista desta Taça de Portugal! A luta, desta vez, foi mais apertada, com Duarte Galvão (Aguias Alpiarça / Triumtermica / Remax) a voltar a aparecer melhor aos domingos, e a fechar em segundo, com mais 31s que o vencedor. Diogo Pinguinha (BTT Loulé / Elevis) completou o pódio, a 1:03, quebrando ligeiramente relativamente à corrida de Paços de Ferreira.
Com 254pts somados, João Fonseca é assim o grande vencedor desta Taça de Portugal de Ciclocrosse, com uma prova ainda pela frente. A batalha pelo segundo posto, porém, promete ser intensa até ao último dia, com Duarte Galvão a somar agora 144pts, perante os 141pts de Diogo Pinhuinha.
Cadetes Femininas

Nas Cadetes, Beatriz Rodrigues (Aguias Alpiarça / Triumtermica) fez também a dobradinha no fim de semana e conquistou a sua terceira vitória consecutiva, saltando para o comando da geral a apenas uma prova do fim! A anterior líder, Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB), foi segunda, a 24s, após bater Bárbara Cunha (Aguias Alpiarça / Triumtermica) já nos metros finais da corrida.
Na geral da Taça, Beatriz Rodrigues é a nova líder com 235pts, numa luta completamente em aberto com Rita Fontinhas, que é segunda com 230pts. A luta pelo terceiro posto está também bastante apertada, com Estela Guerra (BTT Loulé / Elevis), que foi quarta na corrida, a manter-se no pódio da geral, com 160pts, mais 10 do que Bárbara Cunha, que é quarta com 150pts.
Cadetes Masculinos

Os Cadetes Masculinos foram os únicos que tiveram um vencedor diferente nos dois dias de corrida. Desta feita, João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro) vingou-se do sprint perdido no dia anterior para Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) e venceu desta mesma forma em Vila Real, batendo desta vez o espanhol Pedro Liaño (Caimanes Betanzos) num emocionante sprint! Gonçalo Costa completou o pódio, gastando mais 9s que os dois adversários mais fortes.
O triunfo permitiu a João Vigário conquistar a geral da Taça, com ainda uma corrida pela frente, ao totalizar 260pts. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) manteve o segundo posto na geral, com 171pts, após uma corrida menos bem conseguida em que foi apenas sétimo, e Gonçalo Costa o terceiro, com 132pts.
A última jornada da Taça de Portugal de Ciclocrosse irá levar os ciclistas à terra de Ansião, no dia 10 de dezembro, onde todas as classificações ficarão entregues.
Fotos: UVP/FPC