Ceylin Alvarado bate Puck Pieterse em Troyes! Eli Iserbyt estreia-se a vencer nesta Taça do Mundo de CX!
A neerlandesa Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) e o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram, esta tarde, a quarta prova da Taça do Mundo de Ciclocrosse 2023/2024, disputada no circuito de Troyes, na França.
Prova Feminina
A corrida feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma fantástica vitória da neerlandesa Ceylin Alvarado que bisou nesta temporada da Taça do Mundo de Ciclocrosse. Alvarado bateu a, campeã neerlandesa, Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) por 21s. A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) completou o pódio.
A prova começou com um belo arranque da jovem Leonie Bentveld (Pauwels Sauzen – Bingoal), mas a neerlandesa não conseguiu isolar-se na frente da corrida. Logo a seguir, Pieterse acelerou e isolou-se na frente da corrida. Alvarado impôs o seu ritmo e a neerlandesa foi a única que conseguiu fazer a ponte para a sua compatriota. No final da primeira volta, as duas tinham cerca de 13s de vantagem sobre um grupo de cerca de 9 ciclistas. Na segunda volta, Alvarado e Pieterse aumentaram a vantagem que tinham sobre as perseguidoras para mais de 20s. O grupo perseguidor partiu, mas as ciclistas ainda estavam muito próximas.
Na terceira volta, Alvarado cometeu um ligeiro erro e perdeu o contacto com Pieterse, mas estava a apenas 7s da sua compatriota. Marie Schreiber (Team SD Worx) e Sara Casasola (FAS Airport Services – Guerciotti) estavam isoladas a lutar pela terceiro lugar. Brand estava um pouco mais atrás num pequeno grupo que tentava alcançar Schreiber e Casasola. Na quarta volta, Alvarado fez a ponte para Pieterse e atacou, conseguindo uma vantagem de 7s sobre a sua compatriota. Brand fez a ponte para Casasola e Schreiber. No final da volta, Schreiber deixou de ter capacidade para seguir Brand e Casasola.
Na quinta volta, Schreiber reentrou na luta pelo último lugar do pódio. Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) fez uma grande volta e estava também a reentrar na luta pelo terceiro posto. Alvarado manteve o seu ritmo, e mesmo com alguns erros, a neerlandesa conseguiu manter a vantagem que tinha sobre Pieterse para conquistar assim a sua quinta vitória da temporada. Pieterse bem tentou, mas conseguiu um excelente segundo lugar no seu regresso à competição. Brand acabou por largar Casasola e Schreiber para ser assim terceira a 44s.
Sara Casasola continua a mostrar a sua grande evolução nesta temporada e depois de ter ficado com o Bronze nos Campeonatos Europeus de CX, a italiana conseguiu aqui o seu melhor resultado na Taça do Mundo de CX ao conseguir ser 4ª a 49s de Alvarado. Marie Schreiber ainda foi ultrapassada por Inge Van der Heijden na volta final, mas a luxemburguesa conseguiu uma excelente sexta posição a 1:09 da vencedora. Zoe Backstedt (Canyon // SRAM Racing) parece não se ter dado bem com o circuito, mas ainda assim foi 8ª a 1:24.
Ceylin Alvarado reforçou a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e soma agora 134pts. A neerlandesa tem uma grande vantagem sobre a segunda colocada Fem Van Empel (Jumbo – Visma), que tem 80pts e que só participou nas duas primeiras corridas. Zoe Backstedt é terceira com 77pts. Puck Pieterse é 6ª com 60pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
A prova masculina foi a última a arrancar e contou com uma grandíssima vitória do belga Eli Iserbyt que conquistou a sua quarta vitória da temporada. O belga levou a melhor num duelo com, o campeão neerlandês, Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions). O neerlandês Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) completou o pódio.
A corrida começou com um bom arranque de Ryan Kamp (Pauwels Sauzen – Bingoal) que não se conseguiu isolar, mas acabou por partir a corrida em grupos. Na volta inicial, Kamp; Van der Haar, Nieuwenhuis, Thibau Nys e Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions); Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) e Gerben Kuypers (Circus-ReUz-Technord) lideravam a corrida. Iserbyt não teve dos melhores arranques e acabou por ficar cortado, estando a 10s do grupo da frente.
No início da segunda volta, Van der Haar atacou e conseguiu isolar-se na frente da corrida. Kuypers saltou do grupo perseguidor e tentava fazer a ponte para o campeão neerlandês. Iserbyt fez a ponte para o terceiro grupo e de imediato aumentou o ritmo. O belga acabou por sair desse grupo e só Nys o conseguiu seguir. Na terceira volta, Nys deixou de ter capacidade para seguir Iserbyt, que tentava chegar a Kuypers. Ainda nesta volta, Iserbyt largou Kuypers e tentava chegar a Van der Haar. Nieuwenhuis passou Nys e tentava reentrar na luta por um lugar do pódio.
No início da quinta volta, Van der Haar cometeu um pequeno erro que fez com que Iserbyt o alcançasse e aumentasse o ritmo na frente da corrida. Na sexta volta, Iserbyt voltou a aumentar o ritmo e Van der Haar deixou de ter capacidade para o seguir. Nieuwenhuis chegou a Kuypers e os dois iam lutar pelo lugar final do pódio. Na sétima volta, Nieuwenhuis largou Kuypers e tentava garantir o terceiro posto.
Iserbyt manteve o seu ritmo e o belga acabou por conquistar assim a sua primeira vitória nesta edição da Taça do Mundo de CX. Van der Haar deu luta, mas não conseguiu fazer a ponte para o belga e acabou por ser 2º a 10s. Nieuwenhuis confirmou mais uma vez o seu excelente momento de forma ao conseguir ser 3º a 1:29. Kuypers e Kamp conseguiram os seus melhores resultados numa prova da Taça do Mundo e foram 4º e 5º, respetivamente. Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) foi mais forte que Nys para ser 6º a 2:05. Ronhaar começou bem a corrida, mas acabou por ceder bastante e foi apenas 17º.
Eli Iserbyt é o novo líder da Taça do Mundo de CX e o belga tem apenas 1pt de vantagem sobre Lars Van der Haar. Pim Ronhaar é terceiro com 88pts e tem Joris Nieuwenhuis a 8pts e Thibau Nys a 10pts.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: SportPic_Agency