Fem Van Empel regressa em grande no X2O Badkamers Trofee em Kortrijk! Eli Iserbyt vence duelo de gigantes!
A neerlandesa Fem Van Empel (Jumbo – Visma) e o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceram, esta tarde, a segunda prova do X2O Badkamers Trofee de 2023/2024, disputada no circuito de Kortrijk, na Bélgica.
Prova Feminina
A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma fantástica vitória da Campeã do Mundo Fem Van Empel que segue imbatível nesta temporada. A neerlandesa bateu as suas compatriotas Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) e Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) por 26s e 1:05, respetivamente.
A corrida começou com as principais favoritas a arrancarem muito bem e a imporem um ritmo alto na frente da corrida. No final da volta inicial, Fem Van Empel, Puck Pieterse, Lucinda Brand, Annemarie Worst (Cyclocross Reds) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) estavam isoladas na frente da corrida. Blanka Vas (Team SD Worx) começou bem, mas cometeu alguns erros e estava com Sanne Cant (Crelan-Corendon) a 16s da frente da corrida.
No início da segunda volta, Pieterse e Van Empel isolaram-se na frente da corrida. Brand perseguia as duas sozinhas e não estava muito longe. Van Empel acabou por sofrer uma queda e foi ultrapassada por Brand. A Campeã do Mundo fez a ponte para a neerlandesa da Baloise no final da volta e as duas estavam a 5s de Pieterse.
Na terceira volta, Van Empel fez a ponte para Pieterse. Logo a seguir, Brand também chegou à frente da corrida e aproveitou que mudou de bicicleta para atacar. A neerlandesa conseguiu isolar-se na frente da corrida e conseguiu uma vantagem de cerca de 8s sobre Van Empel e Pieterse. Na quarta volta, Van Empel largou Pieterse e conseguiu fazer a ponte para Brand. Pieterse não conseguiu seguir Van Empel porque teve um problema na corrente ao saltar as barreiras. No final da volta, Van Empel conseguiu uma vantagem de cerca 3s sobre Brand.
Na quinta volta, Van Empel aumentou o ritmo e tinha 20s de vantagem sobre Brand e 44s sobre Pieterse. Na última volta, Van Empel manteve o seu ritmo e depois de quase 20 dias sem competir, a Campeã do Mundo regressou em grande e conquistou assim a sua oitava vitória da temporada. Brand tem subido de forma prova após prova e a neerlandesa conseguiu mais um excelente segundo posto. Pieterse ainda procura regressar ao seu melhor nível, mas conseguiu um bom terceiro lugar. No seu regresso após ter partido a clavícula, Vas acabou por ser 7ª a 3:21.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina

A corrida masculina foi a última a arrancar e contou com uma grandíssima vitória do belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) que levou a melhor após um lindo duelo de gigantes. O campeão neerlandês Lars Van der Haar foi segundo e o britânico Cameron Mason (Cyclocross Reds) terceiro, ambos a 2s.
A prova masculina começou com bons arranques de Corné Van Kessel (Deschacht – Hens – Maes) e Van der Haar a ficarem isolados na frente da corrida. No final da primeira volta, os dois neerlandeses tinham 9s de vantagem sobre Michal Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Iserbyt e Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck). Mason seguia a 17s. Na segunda volta, os dois neerlandeses aumentaram a vantagem sobre os perseguidores e tinham 11s sobre Vanthourenhout e cerca de 15s sobre Iserbyt, Vandeputte e Mason.
Na terceira volta, Van der Haar acelerou e isolou-se na frente da corrida. Van Kessel foi alcançado por Vanthourenhout e os dois estavam a 14s do campeão neerlandês. Iserbyt estava a 17s do líder e Mason seguia com Vandeputte a 23s. Na quarta volta, Van der Haar continua na frente da corrida e tinha apenas 8s de vantagem sobre Vanthourenhout e 13s sobre Iserbyt. Van Kessel não conseguiu seguir nenhum dos dois belgas e estava com Mason a 20s.
Na quinta volta, Vanthourenhout alcançou Van der Haar e o ritmo da frente da corrida acabou por baixar. Iserbyt estava a apenas 2s dos dois da frente e Mason a 4s. Na sexta volta, Mason e Iserbyt fizeram a ponte para o duo da frente. Na penúltima volta, os dois ciclistas da Pauwels começaram com as acelerações e Mason acabou por ceder, mas no final da volta, o britânico estava a apenas 4s do trio da frente.
No início da última volta, Vanthourenhout acelerou e conseguiu uma pequena vantagem sobre Iserbyt e Van der Haar. O Campeão da Europa estava a aumentar a vantagem e parecia que a vitória estava garantida, mas acabou por cometer um erro e sofreu um queda, que o lesionou no ombro e o tirou da prova. Iserbyt e Van der Haar ficaram presos na queda. O belga acabou por ficar isolado com uma ligeira vantagem sobre Van der Haar, que foi ultrapassado por Mason.
Iserbyt acabou por cometer um pequeno erro e foi alcançado por Mason e Van der Haar. O belga de imediato voltou a aumentar o ritmo e Van der Haar acabou por ceder. Mason deu tudo para tentar seguir a roda de Iserbyt, mas o britânico também acabou por deixar de ter capacidade para o fazer e foi alcançado por Van der Haar. Iserbyt manteve o seu ritmo e conquistou assim a sua quinta vitória da temporada. Van der Haar foi mais forte ao sprint que Mason e foi segundo a 2s. Van Kessel fez uma grande corrida e foi 4º a 51s.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Cor Vos