João Cruz e Ana Santos vencem em Paços de Ferreira e são os novos líderes da Taça de Portugal de Ciclocrosse!
João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) e Ana Santos (X-Sauce Factory Team) venceram a quarta prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse, que regressou a Paços de Ferreira, quase quatro anos depois da última vez que a cidade pacense recebeu uma prova a contar para a prova rainha portuguesa. Com a vitória, ambos ascendem agora à liderança da Taça de Portugal, com as pontuações a manterem-se bastante apertadas após quato corridas!
Elites Masculinos
João Cruz voltou a vencer na Taça de Portugal de Ciclocrosse, e juntou Paços de Ferreira a Vouzela nos palcos das suas vitórias Elite, após uma exibição dominadora de início a fim! O Campeão Nacional, Roberto Ferreira, foi segundo, a 29s, e Mário Costa terceiro, já a 55s.
A corrida dos Elites Masculinos começou com Bruno Silva (Rádio Popular – Paredes – Boavista) na ofensiva. O experiente ciclista ganhou alguns metros à concorrência durante a primeira volta, mas foi alcançado por João Cruz na fase final da segunda volta, onde os dois comandavam sobre a concorrência. O jovem ciclista da equipa de Vila do Conde destacou-se do seu adversário durante a terceira volta, mas na perseguição imediata seguiam Rafael Sousa e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB), Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube), Vítor Santos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), Mário Costa e Bruno Silva.
João Cruz conseguiu alargar ligeiramente a sua vantagem durante a quarta volta, mas o ritmo elevado causava estragos, com Bruno Silva e Vítor Santos a passarem algumas dificuldades. A quinta volta viu João Cruz abrir mais espaços sobre a concorrência, quando o líder da Taça, Rafael Sousa, atacava o grupo perseguidor, na tentativa de ainda poder chegar à frente e defender-se do principal adversário. João Cruz porém não desarmou e manteve a sua liderança sólida em nova passagem pela meta. Na sexta volta foram Roberto Ferreira e Mário Costa a tentar atacar para o pódio final, mas sem conseguirem reduzir o espaço para o líder. Ainda assim, os dois conseguiram fazer descolar Rafael Sousa e Tomás Gaspar, que passaram a lutar pela quarta posição.

As três últimas voltas seriam decisivas para o desenrolar da competição, mas João Cruz manteve a distância para os adversários nos 15s à entrada para a volta 8 das 9. Foi já na penúltima volta que Roberto Ferreira acelerou novamente, conseguindo escapar a Mário Costa na luta pelo segundo lugar. A última volta não trouxe mexidas, além da aproximação de Rafael Sousa a Mário Costa, mas sem sucesso na luta pelo terceiro posto.
João Cruz confirmou nova vitória, a sua segunda consecutiva, e subiu à liderança da geral da Taça, tendo agora 150pts, mais 27pts do que Rafael Sousa, que cai assim para o segundo posto, com 123pts. Roberto Ferreira permanece em terceiro, com 109pts.
Elites Feminina

A Campeã Nacional de Ciclocrosse, Ana Santos, regressou às vitórias na Taça de Portugal em Paços de Ferreira, após ter falhado a corrida de Vouzela por motivos académicos, e assumiu de novo a liderança da competição! A espanhola Carla Fernandez (Rio Miera – Cantabria Deporte) foi segunda, a 1:43, com a anterior líder, Joana Monteiro, a fechar na terceira posição, gastando mais 2:05.
A corrida feminina começou com a espanhola Carla Fernandez ao ataque, e apenas Ana Santos foi capaz de a seguir na roda. Joana Monteiro seguia uns metros atrás, mas não teve capacidade de acompanhar a intensa partida de Fernandez. Ana Santos aproveitou a segunda volta para se destacar e colocou uma vantagem de cerca de 15s sobre a espanhola, que tinha já Joana Monteiro muito próxima. A terceira volta teve o mesmo efeito, com Ana Santos a conseguir colocar a diferença nos 30s para a espanhola, que voltava a deixar Joana Monteiro para trás.

A segunda metade de corrida acabou por consolidar o que já havíamos assistido na primeira parte. Ana Santos alargou a sua diferença volta atrás de volta, e carimbou assim a sua segunda vitória em quatro corridas. Na disputa pela segunda posição, Carla Fernandez conseguiu manter uma vantagem segura sobre Joana Monteiro, e garantiu assim o lugar de prata, com a ciclista da Swift a terminar no terceiro posto.
Na geral da Taça, Ana Santos regressa ao comando, com 136pts e uma curta vantagem de 6pts sobre Joana Monteiro, que é agora segunda com 130pts. Beatriz Sousa (Guilhabreu MTB) foi quarta, e subiu à terceira posição da geral, com 80pts.
Sub-23 Masculinos

A vitória Elite deu a João Cruz também o triunfo Sub-23, à frente do seu rival para esta temporada, Rafael Sousa, que fechou assim em segundo na categoria, a 1:11 do vencedor. Tomás Gaspar foi terceiro, a 1:27.
Na geral da Taça, apesar da vitória, João Cruz mantém a segunda posição, com 160pts, mas está agora a apenas 5pts do ainda líder, Rafael Sousa, que conseguiu segurar o comando com o segundo posto, somando 165pts. Tomás Gaspar é agora terceiro no ranking, mas com apenas 69pts, deixando a luta pela geral praticamente arredada aos dois primeiros.
Sub-23 Femininas

A vitória na categoria Elite deu também o triunfo Sub-23 a Ana Santos, que terminou com uma vantagem larga de 3:47 sobre Beatriz Sousa, que foi segunda, e de 5:31 sobre Catarina Lopes (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), terceira.
Na geral da categoria, Ana Santos regressa também ao comando, com 160pts, e uma vantagem de apenas 6pts sobre Beatriz Sousa, que soma 154pts com o segundo posto. Laura Simão (BTT Loulé / Elevis) foi quarta, e mantém o terceiro posto na geral da Taça, com 95pts.
Juniores Masculinos

Nos Juniores, João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) conquistou a sua terceira vitória consecutiva, desta feita num final bastante apertado frente a Diogo Pinguinha (BTT Loulé / Elevis)! O jovem ciclista da equipa algarvia terminou a apenas 16s do vencedor! A luta pelo terceiro lugar foi também bastante apertada, mas Duarte Galvão (Aguias Alpiarça / Triumtermica / Remax) acabou por levar a melhor sobre Nestor Frias (Ciclismo Galego Federacion) e Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact), chegando a 56s do vencedor.
Na geral da Taça, João Fonseca é mais líder, tendo agora 194pts, perante os 111pts de Diogo Pinguinha! Duarte Galvão é terceiro, com 104pts. Com os 83pts de vantagem, João Fonseca apenas precisa de ser segundo amanhã em Vila Real para confirmar a vitória na Taça de Portugal.
Juniores Femininas

Nas Juniores Femininas, Beatriz Guerra (BTT Loulé / Elevis) fez a sua primeira corrida da temporada, e assegurou também a sua primeira vitória, batendo a líder da Taça de Portugal, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), por 1:44. Daniela Isidoro (Baloise WB Ladies) foi terceira, a 3:40.
Na geral da Taça, Margarida comanda agora com 178pts, perante os 78pts de Daniela e os 60pts de Beatriz e da espanhola Lorena Patiño, vencedora da primeira corrida. Perante a vantagem de 100pts, Margarida Vasconcelos precisa apenas de terminar no top5 para assegurar a conquista da Taça de Portugal.
Cadetes Masculinos

Nos Cadetes, Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB) conquistou a sua primeira vitória da temporada, batendo João Vigário (DOMARSA / Santa Cruz / Bicicastro) num grande duelo até aos metros finais! Foi já no sprint que tudo se decidiu, com o ciclista da equipa de Guilhabreu a conseguir colocar quase 2s de vantagem no seu adversário. Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro, a 16s.
Na geral da Taça, João Vigário comanda agora com 200pts, mais 45pts do que o seu adversário mais direto, Hugo Ramalho, com 155pts. Gonçalo Costa subiu à terceira posição, com 102pts. A vitória em Vila Real, dará também a João Vigário a garantia da conquista da Taça de Portugal.
Cadetes Femininas

Nas Cadetes Femininas, Beatriz Rodrigues (Águias Alpiarça / Triumtermica) conquistou também a sua segunda vitória consecutiva, dominando a corrida perante as adversárias! Bárbara Cunha (Águias Alpiarça/Triumtermica) foi segunda, a 25s, e deu a dobradinha à equipa de Alpiarça, com a líder da Taça de Portugal, Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB), a ser apenas terceira, a 35s.
Na geral da Taça, Rita Fontinhas permanece no comando, mas com uma liderança mais curta, tendo agora 190pts, perante os 175pts de Beatriz Rodrigues. Estela Guerra (BTT Loulé / Elevis) foi quarta, mas mantém o terceiro posto na geral, com 135pts.
Amanhã os ciclistas regressam à competição para nova etapa da Taça de Portugal, a disputar-se na parte da manhã em Vila Real, na Alameda de Grasse.
Fotos: UVP/FPC