Joris Nieuwenhuis estreia-se a vencer na SuperPrestige em Merksplas! Ceylin Alvarado soma terceira vitória consecutiva!
Os neerlandeses Joris Nieuwenhuis (Baloise Trek Lions) e Ceylin Alvarado (Alpecin-Deceuninck) venceram, esta tarde, a quarta ronda da Telenet SuperPrestige de 2023/24, disputada no circuito de Merksplas, na Bélgica.
Prova Masculina
A corrida masculina foi a última a arrancar e contou com uma vitória dominante do neerlandês Joris Nieuwenhuis que conquistou a sua segunda vitória como profissional, mas a sua primeira a sua primeira na SuperPrestige. Os belgas Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) e Niels Vandeputte (Alpecin-Deceuninck) completaram o pódio.
A prova começou com um bom arranque de Vandeputte, mas acabou não conseguir isolar-se na frente da corrida. Nieuwenhuis e Iserbyt estavam na roda do belga. Nieuwenhuis acelerou e no final da volta inicial tinha 5s de vantagem sobre Vandeputte e 9s sobre Iserbyt. Na segunda volta, o neerlandês continuou com um ritmo altíssimo e conseguiu aumentar a sua vantagem sobre os perseguidores. Iserbyt não estava a passar um bom momento e acabou por receber a companhia de Felipe Orts (Burgos – BH).
Nieuwenhuis continuou com um ritmo fantástico e no final da quarta volta tinha 35s de vantagem sobre Vandeputte. Iserbyt sofreu uma queda nesta volta, perdeu o contacto com Orts e estava a 9s do espanhol, que estava a 48s do líder. No final da quinta volta, Orts aproximou-se de Vandeputte e o espanhol estava a apenas 5s do belga. Iserbyt estava a passar algumas dificuldades e seguia a 13s de Orts. Nieuwenhuis continuava num excelente nível e já tinha 52s ou mais de vantagem sobre os ciclistas presentes.
Iserbyt fez uma grande penúltima volta; o belga passou Orts e estava a apenas 6s de Vandeputte. Orts também estava a lutar pelo pódio e o espanhol estava a apenas 3s de Iserbyt. Nieuwenhuis continuou com o seu ritmo e o neerlandês conquistou assim a sua segunda vitória da temporada. Iserbyt fez a ponte para Vandeputte na volta final e passou o seu compatriota para ser 2º a 1:36. Vandeputte aumentou a vantagem que tinha sobre Orts e foi assim 3º a 1:45.
Felipe Orts fez mais uma grande corrida e o espanhol conseguiu mais um excelente 4º lugar a 1:58 do vencedor. Gerben Kuypers (Circus-ReUz-Technord) também fez mais uma boa corrida e o belga acabou por fechar o top5 a 2:19 de Nieuwenhuis. Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) estava a lutar com Kuypers pelo quinto lugar, mas acabou por cair na volta final e terminou em 8º a 2:53. Destaca-se a boa corrida do belga, de 18 anos, Yordi Corsus (Pauwels Sauzen – Bingoal) que foi 14º a 4:51.
Eli Iserbyt segue líder da Superprestige e tem agora 59pts. Laurens Sweeck é segundo e está a 20pts do seu compatriota. Gerben Kuypers é terceiro com 38pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Feminina

A prova feminina foi a primeira a arrancar e terminou com uma grande vitória da neerlandesa Ceylin Alvarado que conquistou a sua terceira vitória consecutiva. A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) foi segunda a 26s e a belga Marion Norbert Riberolle terceira a 1:11.
A corrida começou com um excelente arranque de Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) e a neerlandesa acabou por conseguir uma ligeira vantagem. Brand rapidamente subiu posições e fez a ponte para a neerlandesa. Alvarado não conseguiu subir posições tão facilmente e tinha um espaço para fechar para as duas da frente. Van der Heijden também não ficou muito tempo na roda de Brand e a neerlandesa ainda acabou por ser ultrapassada por Alvarado e Annemarie Worst (Cyclocross Reds). No final da primeira volta, Brand tinha 6s sobre Alvarado e 15s sobre Worst.
No início da segunda volta, Brand cometeu um erro e foi alcançada por Alvarado. Logo a seguir, Alvarado passou para a frente da corrida devido a mais um erro de Brand, mas as duas mantinham-se juntas. A neerlandesa da Alpecin estava a atacar e a neerlandesa da Baloise acabou por cometer mais um erro, deixando assim Alvarado isolada na frente da corrida. No final da volta, a neerlandesa tinha 12s de vantagem sobre Brand e 36s sobre Worst. Aniek Van Alphen (Cyclocross Reds) seguia a 49s e Norbert Riberolle estava com Manon Bakker (Crelan – Corendon) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) a 55s.
Na terceira volta, Norbert Riberolle largou Bakker e Betsema, passou para Van Alphen e ia em busca de Worst para tentar ficar com o último lugar do pódio. Na última volta, Alvarado continuou com o seu ritmo e a neerlandesa conquistou assim a sua quarta vitória da temporada. Brand pagou bastante caro os erros que cometeu na segunda volta e acabou por ser 2ª a 26s. Norbert Riberolle fez a ponte para Worst e conseguiu largar a neerlandesa para ser assim 3ª. Betsema ainda não está no seu melhor nível, mas a neerlandesa mostra estar a subir de forma e conseguiu ser 5ª a 1:23.
Ceylin Alvarado reforçou a sua liderança da Superprestige e tem agora 59pts. Annemarie Worst é segunda e Inge Van der Heijden terceira e estão a 8pts e 12pts, respetivamente, da líder.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de capa: Cor Vos