AXPO domina 1ª Taça de Portugal de CX com vitórias de Mário Costa e Joana Monteiro!
Decorreu este domingo em Melgaço a abertura de temporada de ciclocrosse em Portugal, com a AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde a dominar o dia de corridas e a conquistar a vitória em Elites em ambos os escalões! Também nos Sub23 masculinos e nas Cadetes femininas, a equipa de Vila do Conde levou a melhor, fechando o dia com 4 triunfos importantíssimos neste começo de época.
Elites Masculino
Na corrida de Elites Masculinos, Mário Costa (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) venceu após um grande duelo com Márcio Barbosa (ABTF Betão – Feirense), com os dois ciclistas a terminarem separados por apenas 3s! A batalha promete ser intensa para as próximas corridas, mas desta feita foi Mário a levar a melhor e a colocar-se como o primeiro líder da Taça. Bruno Silva (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi terceiro, a 54s.
Elites Feminino
Na corrida Feminina das Elites, Joana Monteiro (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) foi a grande vencedora, numa corrida em que dominou desde a primeira volta, batendo a colega de equipa, Marta Branco (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) por 2:28. No terceiro posto terminou a campeoníssima Isabel Caetano (Descobre Destreza Associação Desportiva), a 3:15.
Sub-23 Masculino
Os Sub-23 Masculinos competiram ao mesmo tempo que os Elites e viram João Cruz (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) conquistar um grande triunfo, com um tempo que lhe deu a sétima posição entre os Elites, ao bater João Silva (Guilhabreu BTT) por 16s e Tomás Mota por 1:25, com todos eles no top10 entre os Elites.
Juniores Feminino
A corrida de juniores para o lado feminino teve apenas uma atleta à partida, Bruna Moreira (Penafiel Bike Clube), que se sagrou assim vencedora da corrida, apesar da ausência de competidoras. A espanhola Xiana Camiña (Avanza AD) estava inscrita, mas não compareceu na partida.
Juniores Masculino
Na corrida masculina do mesmo escalão, Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) conquistou a vitória de forma dominadora! O ciclista da equipa de Guilhabreu destacou-se dos restantes atletas no pódio, com Duarte Galvão (Águias Alpiarça / Di´Bikes / Crédito Agrícola) a ser segundo, a 1:40, e Lucas Ferreira (Sabor do Norte / BilaBiker´s Racing Team) terceiro, a 1:56. Os três fizeram uma corrida muito superior aos restantes, com o quarto classificado já a mais de 4:30.
Cadetes Feminino
Nas cadetes femininas, a disputa foi entre apenas duas atletas, com a Campeã Nacional, Margarida Vasconcelos (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde), a dominar completamente a corrida e a bater a espanhola Uxia Bautista (Avanza-o Porriño) por 5:56.
Cadetes Masculino
Do lado masculino, Gonçalo Rodrigues (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) foi o grande vencedor e de forma destacada, deixando Lucas Angélico (Sabor do Norte / BilaBiker´s Racing Team) a 1:10 e Filipe Pinto (Clube BTT Matosinhos) a 1:19.
Escolas Feminino
Nas escolas, a corrida masculina e feminina aconteceu em simultâneo, mas não impediu os vencedores em ambos os géneros de serem coroados! Diana Silva (Escola Ciclismo BilaBiker´s) foi a grande vencedora nas meninas, com a espanhola Antia Teis (Club Ciclista Teis) a ser segunda e Rita Fontinhas (Clube BTT Matosinhos) terceira.
Escolas Masculino
Nos meninos, no mesmo escalão, Afonso Silva (Landeiro | KTM | Matias&Araújo | Frulact) fez o mesmo que o colega dos Cadetes e venceu destacadamente, deixando Diogo Maia (AXPO / FirstBike Team / Vila do Conde) a 1:30 e Pedro Galvão (Águias Alpiarça / Triumtermica / Quinta Atela) a 1:55.
Master30 Feminino
Entrando nos Masters, começamos pelos mais novos, no escalão de Master30, que viu Ana Barata conquistar uma grande vitória, dominando sobre a concorrência que teve Patrícia Rosa a ser segunda, a 1:40, e Célia Silva (Proteu Cycling Team – Casa do Povo Retorta) terceira, a 14:06.
Master30 Masculino
Nos Master30 Masculinos, a vitória foi para o Campeão Nacional, Augusto Midão (Rompe Trilhos / Ajpcar), que dominou por completo a corrida e bateu Ismael Graça (Korpo Activo / Penacova) por 2:04 e o colega de equipa Hugo Ferreira (Rompe Trilhos / Ajpcar) por 2:19.
Master40 Feminino
Nas Master40, a espanhola Nazaret Casal (CC Louriña) conquistou o triunfo ao bater a Campeã Nacional, Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal / Edaetech), por 44s, e Marisa Costa (Korpo Activo / Penacova), por 4:22.
Master40 Masculino
Nos Master40, a vitória sorriu ao Campeão Nacional, Rogério Matos (Rompe Trilhos / Ajpcar), também de forma destacada, batendo Pedro Marques (BTT Seia) por 1:57 e Hugo Moreira por 2:09.
Master50 Masculino
Nos Master50, a corrida foi intensamente disputada, com o espanhol Marco Prieto (Nesta) a bater o Campeão Nacional, António Passos (Rompe Trilhos / Ajpcar), por apenas 15s! O pódio ficou completo com António Sousa, a 1:07.
Master60 Masculino
Nos Master60, Joaquim Pinto (Silva & Vinha / ADRAP / Sentir Penafiel) conquistou uma vitória destacada, batendo José Reis por 2:27 e o espanhol José Gonzalez (Academia Postal – A Banca – Maceda) por 5:32.
Fotos: UVP – FPC