Fem Van Empel e Lars Van der Haar vencem a primeira prova de X2O em Oudenaarde!
Disputou-se na tarde de hoje a primeira prova de X20, o KoppenbergCross, em Oudenaarde, na Bélgica, com as vitórias dos neerlandeses Fem Van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) e, o Campeão da Europa, Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions). Van Empel conquistou a sua sétima vitória de ciclocrosse da temporada e Van der Haar conquistou a sua terceira vitória da temporada de ciclocrosse.
Prova Feminina
A corrida feminina foi a primeira a arrancar com Fem Van Empel a vencer a primeira prova de X20 da temporada. A jovem neerlandesa bateu as neerlandesas Denise Betsema (Pauwels Sauzen Bingoal) e Shirin Van Anrooij (Baloise Trek Lions) por 52s e 1:14, respetivamente, para conquistar a sua sétima vitória da temporada e para mostrar mais uma vez que está num fantástico momento de forma.
A prova começou com a luxemburguesa Marie Schreiber (Tormans Cyclo Cross Team) a impor um ritmo alto. A luxemburguesa foi seguida por Betsema, Van Empel e Van Anrooij. Na parte mais difícil do circuito, Betsema acelerou e Schreiber foi a única que não teve capacidade para seguir. Na segunda volta, Van Empel acelerou, foi buscar 15s de bonificação para a classificação geral do X20 e conseguiu largar Betsema e Van Anrooij para ficar isolada na frente da corrida.
Van Empel continuou a seu ritmo e a jovem neerlandesa venceu assim a primeira prova da temporada de X20. Betsema foi segunda a 52s após largar Van Anrooij, na penúltima volta, que ficou terceira a 1:14. A prova também contou com a participação de Pauline Ferrand-Prevot (Ineos Grenadiers) que foi das últimas a partir mas ao final da primeira volta, a francesa já era sétima. Mas vários problemas mecânicos fizeram a francesa perder muito tempo e Ferrand-Prevot foi assim 12º a 6:15.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Prova Masculina
Na prova masculina, o Campeão da Europa, Lars Van der Haar conquistou a sua terceira vitória da temporada após bater de uma forma fantástica os belgas Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) por 5s e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) por 11s.
A prova começou com um ritmo alto e um grupo de cerca de 10 ciclistas ficou na frente da corrida. Na quarta volta, Iserbyt acelerou e Van der Haar foi o único que teve capacidade de seguir o belga. Uma volta depois, Vanthourenhout conseguiu juntar-se aos dois da frente. Os dois ciclistas da Pauwels começaram a atacar e a obrigar Van der Haar a trabalhar mas nenhum dos dois conseguiu isolar-se na frente da corrida.
Na última volta, Van der Haar teve de por a perna no chão e Iserbyt teve de tirar o pé para não cair mas os dois conseguiram voltar ao seu ritmo mas tinham de perseguir Vanthourenhout que ficou isolado na frente da corrida. No Koppenberg, Vanthourenhout começou a ceder e Van der Haar e Iserbyt estavam cada vez mais próximos do belga. Nos metros finais, Vanthourenhout foi alcançado e logo a seguir, Van der Haar acelerou. Iserbyt tentou seguir o neerlandês mas não teve capacidade e Van der Haar venceu assim o KoppenbergCross. Iserbyt foi segundo a 5s e Vanthourenhout terceiro a 11s.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: TFoto