Laurens Sweeck estreia-se a vencer na Taça do Mundo de CX em Maasmechelen! Fem van Empel faz 4 em 4!
A Taça do Mundo de Ciclocrosse teve este domingo a sua quarta prova do calendário, com a estreia do circuito de Maasmechelen, com um traçado que ameaçava as sequências imbatíveis de Fem van Empel e de Eli Iserbyt na Taça do Mundo. As duas corridas foram algo distintas, e contaram com finais bastante interessantes e vitórias de grande valia!
Corrida Masculina
A corrida masculina foi a última a arrancar, mas trouxe um vencedor inédito, com Laurens Sweeck (Crelan – Fristads) a conquistar o primeiro triunfo na Taça do Mundo, e logo de forma avassaladora! O belga bateu o Campeão Europeu, o neerlandês Lars van der Haar (Baloise – Trek Lions), por 13s, e o líder da Taça do Mundo, o belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal), por 20s.
Num início algo caótico, Quinten Hermans (Tormans Cyclocross Team) foi o primeiro protagonista da corrida, com uma queda a retirá-lo logo da dianteira, e a colocá-lo a 35s da frente! O pelotão foi-se mantendo minimamente junto nas primeiras três voltas, apesar de Sweeck e Iserbyt terem tentado manter o ritmo alto. Hermans vinha em recuperação e estava já a 21s. Van der Haar não seguia bem posicionado, tendo passado por duas trocas de bicicleta que o fizeram perder algumas posições.
No início da quarta volta, Sweeck voltou a acelerar, e desta vez apenas Iserbyt e Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) conseguiram segui-lo. Atrás deles começou a formar-se um pequeno grupo, com Lars van der Haar a ter a companhia de Niels Vandeputte, Kevin Kuhn e Toon Vandebosch, todos eles da Alpecin – Deceuninck.
Na quinta volta, a corrida começou a decidir-se com um erro de Iserbyt, que o levou a queda, e Sweeck aproveitou para aumentar o ritmo, deixando Vanthourenhout para trás. Iserbyt ingressou no grupo de van der Haar, e o neerlandês também atacou, para eliminar a concorrência. Na frente, Vanthourenhout, em quebra, era passado por van der Haar, e depois por Iserbyt, enquanto Sweeck abria espaço volta atrás de volta, para se colocar na frente com cerca de 15s de vantagem quando Iserbyt e van der Haar se juntaram, no final da volta 7.
Na oitava volta, a vantagem de Sweeck cresceu para os 30s, e o belga cavalgou tranquilamente para a sua primeira vitória na Taça do Mundo, numa última volta sem quaisquer preocupações. Van der Haar descarregou Iserbyt, e fechou em grande estilo no segundo posto, enquanto Iserbyt acabou por pagar o erro a meio da prova e não foi além da terceira posição. Hermans, azarado logo de início, ainda foi sétimo, a 33s.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Corrida Feminina
A neerlandesa Fem van Empel (Pauwels Sauzen – Bingoal) venceu a quarta de quatro corridas, batendo novamente a concorrência com um ataque triturador, já dentro da volta final! Num pódio repleto de neerlandesas e todas elas Sub-23, Puck Pieterse (Alpecin – Deceuninck) foi segunda, a 3s, e Shirin van Anrooij (Baloise – Trek Lions) terceira, a 6s.
A corrida feminina começou a todo o gás, com Fem van Empel a colocar um ritmo fortíssimo na primeira volta, o qual apenas Puck Pieterse, Shirin van Anrooij e Ceylin Alvarado (Alpecin – Deceuninck) conseguiram seguir. As quatro começaram a terceira volta com alguma vantagem sobre as restantes, com Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Bingoal) a cerca de 15s, e Blanka Vas (Team SD Worx) e Marianne Vos (Jumbo – Visma) a pouco mais de 20s. A Campeã Mundial estreava-se na Taça do Mundo 2022/2023 e tinha uma dura corrida pela frente.
Alvarado rapidamente perdeu a dianteira e entrou em quebra, e foi passada pelas várias adversárias, com Betsema a aproximar-se ligeiramente da frente, e a dupla de Vas e Vos a colocarem-se na quinta e sexta posição. Na dianteira, as três atacavam-se constantemente umas às outras, e não conseguiam distanciar-se, mostrando-se a um nível elevadíssimo, colocando sempre tempo nas rivais! Foi já na última volta que a corrida se decidiu, com Anrooij a perder 5m para as adversárias, e van Empel a lançar um ataque demolidor, que Pieterse não conseguiu acompanhar. A líder da Taça do Mundo foi para mais uma vitória e conquistou um grande triunfo, com Pieterse e Anrooij a completarem o pódio.
O Pódio Final
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI Cyclocross World Cup / Twitter