Sara Casasola regressa às vitórias em Brussels! Lucinda Brand vence X2O Badkamers Trofee!
A italiana Sara Casasola (Crelan – Corendon) venceu, neste último domingo, a última ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Brussels, na Bélgica. Casasola largou a campeã belga Marion Norbert Riberolle (Crelan – Corendon) na última volta para estrear-se a vencer com as cores da Crelan – Corendon. A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Glowi Lions) fechou o pódio a 39s e conquistou pela terceira vez na sua carreira a geral do X2O Badkamers Trofee.
Corrida parte completamente nas duas primeiras voltas
O X2O Badkamers Trofee de Brussels das elites femininas começou com um belo arranque de Inge Van der Heijden. Na reta inicial, um toque entre ciclistas acabou por provocar uma queda com cinco ciclistas envolvidas. Uma das favoritas a lutar por um lugar do pódio, Annemarie Worst (Cyclocross Reds) ficou envolvida e tinha agora bastantes lugares para recuperar. Van der Heijden impôs um ritmo alto e acabou por se isolar. A neerlandesa conseguiu uma vantagem de 6s sobre Sanne Cant e Manon Bakker (Crelan – Corendon), Marion Norbert Riberolle, Sara Casasola e Lucinda Brand.
No início da segunda volta, Cant acabou por perder o contacto com o grupo perseguidor. Bakker sofreu uma queda feia, mas conseguiu seguir em prova. Norbert Riberolle chegou a fazer a ponte para Van der Heijden, mas cometeu um erro que a fez ser alcançada por Brand e Casasola. Na fase final da volta, Casasola acelerou e fez a ponte para Van der Heijden. As duas começaram a colaborar e tinham 8s de vantagem sobre as duas perseguidoras. Julie Brouwers (Charles Liégeois Roastery CX) e Denise Betsema (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) fizeram uma excelente volta a ritmo e passaram Cant e Bakker.
Sara Casasola vence com dobradinha da Crelan – Corendon
Na terceira volta, Brand cometeu um erro num setor enlameado e perdeu o contacto com Norbert Riberolle. A campeã belga impunha um forte ritmo e terminou a volta a apenas 4s de Van der Heijden e Casasola. Worst começava a fazer uma grande recuperação e estava perto de entrar no top10. No início da quarta volta, Van der Heijden cometeu um erro e quase sofreu uma queda. A neerlandesa acabou por pousar mal o pé no chão e chegou a continuar em prova, mas foi obrigada a abandonar por causa das dores. Norbert Riberolle fez a ponte para Casasola e as duas tinham agora uma vantagem de 16s sobre Brand.
Sara Casasola entrou com tudo na volta final e conseguiu um espaço sobre Marion Norbert Riberolle. A campeã belga ainda tinha algo para dar, na fase final, e começava a fechar o espaço. Casasola seguiu sem cometer erros e aguentou a forte aproximação da sua colega de equipa para conquistar assim o X2O Badkamers Trofee. Norbert Riberolle ficou perto da sua primeira vitória como campeã belga e acabou por fechar a dobradinha da Crelan – Corendon. Lucinda Brand passou bastantes dificuldades nesta corrida, mas ainda foi terceira a 39s. Annemarie Worst ainda conseguiu fechar o top5 a 1:13.
Lucinda Brand é a grande vencedora do X2O Badkamers Trofee de 2024/25. A neerlandesa bateu Annemarie Worst por 15:15 e Sara Casasola por 17:07.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Photopress.be