Michael Vanthourenhout bisa no X2O Badkamers Trofee em Brussels! Eli Iserbyt conquista geral!
O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) venceu, neste último domingo, a última ronda do X2O Badkamers Trofee de 2024/25, disputada no circuito de Brussels, na Bélgica. Vanthourenhout largou, na última volta, o neerlandês Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) para estrear-se a vencer em 2025. O neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Glowi Lions) completou o pódio a 41s. O belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) foi apenas quarto, mas garantiu a vitória na classificação geral.
Michael Vanthourenhout ganha espaço importante
O X2O Badkamers Trofee de Brussels dos elites masculinos começou com um ótimo arranque de Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck), mas o belga foi rapidamente ultrapassado por Laurens Sweeck (Crelan – Corendon). Na zona mais dura do circuito, Eli Iserbyt mexeu na corrida e foi seguido por Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) e Sweeck. Os três conseguiram uma vantagem de 7s sobre Michael Vanthourenhout, Felipe Orts (Ridley Racing Team), Vandeputte e Ryan Kamp (Alpecin – Deceuninck). Joris Nieuwenhuis e Lars Van der Haar (Baloise Glowin Lions) seguiam num pequeno grupo a 10s.
No início da segunda volta, Vandeputte, Kamp, Vanthourenhout, Orts, Van der Haar e Nieuwenhuis chegaram ao grupo da frente. Aerts atacou e conseguiu um ligeiro espaço, mas acabou por cometer um erro que o fez ir ao chão. O belga ficou um pouco maltratado, mas conseguiu seguir em prova. Vanthourenhout aproveitou para mexer na corrida e conseguiu isolar-se. Nieuwenhuis, Sweeck, Iserbyt e Van der Haar perseguiam o belga da Pauwels Sauzen – Cibel Clementines e estavam a 8s.
Pódio começa a ficar definido
Na terceira volta, Nieuwenhuis saltou do grupo perseguidor e conseguiu reduzir a vantagem de Vanthourenhout para 4s. Iserbyt e Van der Haar largaram Sweeck e seguiam a 10s da dianteira. Na volta seguinte, Nieuwenhuis fez a ponte para Vanthourenhout. O neerlandês aumentou de imediato o ritmo e deixou o belga no seu limite, mas Vanthourenhout conseguiu manter-se na sua roda. Van der Haar acelerou e a solo seguia a 10s do duo da frente. Iserbyt passou dificuldades nesta volta e recebeu a companhia de Vandeputte, Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) e Orts.
Nieuwenhuis e Vanthourenhout marcaram-se bastante, na quinta volta, mas seguiram com uma vantagem de 10s sobre Van der Haar. Iserbyt conseguiu encontrar novamente o seu ritmo e tentava a solo reentrar na luta pelo pódio. Van der Haar tentava fechar o espaço para o duo da frente, na sexta volta, mas não estava a ter sucesso. Iserbyt passou novamente dificuldades e foi alcançado por Vandeputte, Orts e Michels. Este grupo do belga da Pauwels Sauzen – Cibel Clementines já estava a 30s do pódio.
Michael Vanthourenhout leva a melhor em grande duelo com Joris Nieuwenhuis
Na sétima volta, o grupo de Iserbyt perdia ainda mais tempo e estava cada vez mais longe da luta pelo pódio. Van der Haar continuava a tentar fechar o espaço, mas seguia ainda a 10s do duo da frente. Nieuwenhuis aumentou o ritmo, na penúltima volta, mas Vanthourenhout conseguiu seguir a sua roda. Van der Haar passava agora dificuldades e a diferença entre o grupo da frente e o neerlandês aumentou para 16s. Iserbyt acelerou e foi apenas seguido por Vandeputte. Os dois estavam a 1:00 da frente da corrida e lutavam pela quarta posição.
Michael Vanthourenhout entrou com tudo na última volta. Joris Nieuwenhuis agarrou a sua roda, mas acabou por chegar ao seu limite e perdeu assim o contacto com o belga. Vanthourenhout seguiu sem cometer erros e conquistou assim a sua quinta vitória da temporada no X2O Badkamers Trofee de Brussels. Lars Van der Haar fechou o pódio a 41s. Eli Iserbyt conseguiu largar Niels Vandeputte para ser quarto a 1:07.
Eli Iserbyt é assim o grande vencedor do X2O Badkamers Trofee. O belga bateu Toon Aerts por 3:38 e Pim Ronhaar (Baloise Glowi Lions) por 8:13 para conquistar a geral pela quarta vez na sua carreira.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA