Lucinda Brand conquista Taça do Mundo de Ciclocrosse com vitória em Hoogerheide!

A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Glowi Lions) venceu a última ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Hoogerheide, nos Países Baixos. Brand somou o seu oitavo triunfo da temporada e conquistou a geral da Taça do Mundo de Ciclocrosse. A húngara Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) confirmou o seu bom momento de forma ao ser segunda a 28s. A campeã neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) fechou o pódio a 38s.

Lucinda Brand isola-se após erros das suas adversárias

A última ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um excelente arranque de Helene Clauzel. A francesa chegou a ter uma ligeira vantagem, mas Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) assumiu a perseguição e fechou o espaço. A Campeã do Mundo acabou por cometer um erro e perdeu vários lugares. Puck Pieterse acelerou de imediato para se isolar na frente da corrida. Pieterse conseguiu uma vantagem 3s sobre Brand e 6s sobre Zoe Backstedt (Canyon//SRAM zondacrypto) e Blanka Vas. Van Empel estava com Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) e Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) a 11s.

No início da segunda volta, Brand fez a ponte para Pieterse. As duas pareciam que iam terminar a volta juntas, mas Pieterse acabou por cometer um erro que a fez ir ao chão. Vas largou Backstedt e passou direta pela campeã neerlandesa. A húngara terminou a volta a 10s de Brand. Van Empel passou por Backstedt e chegou a Pieterse. As duas estavam a 13s da frente da corrida.

Lucinda Brand fecha Taça do Mundo de Ciclocrosse em grande

Na terceira volta, Van Empel e Pieterse chegaram a Vas. As três estavam a marcar-se e terminaram a volta a 23s de Brand. Alvarado chegou a Backstedt. As duas já estavam longe da luta pelo pódio e começavam a lutar pela quinta colocação. Na penúltima volta, Van Empel acelerou e foi seguida por Vas. A Campeã do mundo acabou por cometer mais um erro que a fez ir novamente ao chão e foi ultrapassada por Vas e Pieterse. Brand seguia com um forte ritmo e tinha uma vantagem de 27s sobre Vas e 45s sobre Pieterse.

Na última volta, Lucinda Brand manteve o seu ritmo e acabou por conquistar assim a sua oitava vitória da temporada na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hoogerheide. Blanka Vas aguentou a forte aproximação de Puck Pieterse para ser segunda a 28s. Pieterse fechou então o pódio a 38s. Fem Van Empel sofreu, após a queda, e acabou por ser apenas quarta a 53s. Ceylin Alvarado acabou por largar Zoe Backstedt para fechar o top5. Destaca-se a excelente prestação da jovem canadiana Isabella Holmgren (Lidl – Trek) que foi 10ª a 2:20.

Lucinda Brand é assim a grande vencedora da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25. A neerlandesa somou 350pts e bateu Fem Van Empel por 74pts e Blanka Vas por 97pts.

O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hoogerheide com Blanka Vas, Lucinda Brand e Puck Pieterse (Foto: UCI)
O pódio das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hoogerheide com Blanka Vas, Lucinda Brand e Puck Pieterse (Foto: UCI)
Lucinda Brand conquistou pela 3ª vez a Taça do Mundo de Ciclocrosse (Foto: Tim Van Wichelen / CV/SprintCyclingAgency©2025)
Lucinda Brand conquistou pela 3ª vez a Taça do Mundo de Ciclocrosse (Foto: Tim Van Wichelen / CV/SprintCyclingAgency©2025)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock