Mathieu Van der Poel imperial em Hoogerheide! Michael Vanthourenhout vence Taça do Mundo de Ciclocrosse!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a última ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Hoogerheide, nos Países Baixos. Van der Poel somou o seu quinto triunfo da temporada na Taça do Mundo, após dominar a corrida desde a volta inicial. O belga Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) foi segundo a 1:42 e garantiu a vitória na classificação geral da Taça do Mundo. O neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Glowi Lions) fechou o pódio a 1:57.
Duas primeiras voltas demolidoras de Mathieu Van der Poel
A última ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse dos elites masculinos começou com um belo arranque de Mathieu Van der Poel. Michael Vanthourenhout ainda conseguiu passar Van der Poel, mas o belga acabou por cometer um erro, dando novamente o comando ao neerlandês. O Campeão do Mundo não demorou muito a acelerar e ninguém conseguiu seguir a sua roda. Van der Poel terminou a primeira volta com 18s de vantagem sobre um grande grupo onde estavam o resto dos favoritos.
No início da segunda volta, Lars Van der Haar acelerou e foi seguido por Vanthourenhout, Joris Nieuwenhuis (Ridley Racing Team) e Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon). Vanthourenhout contra atacou o ataque do neerlandês e conseguiu isolar-se na perseguição a Van der Poel. O Campeão do Mundo seguia com um ritmo demolidor e tinha 28s de vantagem sobre Vanthourenhout e 50s sobre um grupo de sete ciclistas.
Pódio começa a ficar definido
Na terceira volta, Van der Poel aumentou a sua vantagem sobre Vanthourenhout para 47s. Van der Haar seguia com Nieuwenhuis, Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP), Verstrynge, Joran Wyseure (Crelan – Corendon) e Jens Adams a 1:20. Na volta seguinte, Ryan Kamp (Fenix – Deceuninck) fez a ponte para o grupo de Van der Haar. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) não estava a ter uma corrida fácil, mas a ritmo estava cada vez mais próximo da luta pelo terceiro posto.
Van der Poel seguia sem cometer erros e, na quinta volta, já tinha uma vantagem de 1:15 sobre Vanthourenhout. Van der Haar conseguiu largar os seus adversários e começava a garantir o terceiro posto. Aerts ainda tentava chegar a solo ao neerlandês, mas já estava a quase 20s. Na volta seguinte, Iserbyt passou direto por Aerts e tentava fazer a ponte para Van der Haar. Wyseure também fez uma bela volta e conseguiu chegar a Aerts.
Show de Van der Poel em Hoogerheide e Vanthourenhout conquista geral
Na última volta, Mathieu Van der Poel manteve um ritmo seguro e acabou por conquistar assim a Taça do Mundo de Ciclocrosse de Hoogerheide pela sétima vez. Michael Vanthourenhout conseguiu ser segundo a 1:42 e Lars Van der Haar terceiro a 1:57. Eli Iserbyt sofreu uma queda na volta final. O belga acabou por ser ultrapassado por Toon Aerts e Joran Wyseure e terminou apenas em sexto.
Michael Vanthourenhout é assim o grande vencedor da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25. O belga conquistou 281pts e bateu Toon Aerts por 40pts. Joran Wyseure fechou o pódio da geral com 205pts. Mathieu Van der Poel só competiu em cinco rondas e ficou a 5pts do pódio.


Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UCI