Puck Pieterse estreia-se a vencer em 2024/25 no X2O Badkamers Trofee de Koksijde!
A neerlandesa Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) venceu, o Vlammse Duinencross, a sexta ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Koksijde, na Bélgica. Pieterse confirmou que está a subir de forma ao somar o seu primeiro triunfo nesta temporada. A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) ainda tentou chegar à sua compatriota na volta final, mas não teve sucesso e acabou por ser segunda a 19s. A Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) não se deu bem com os setores de areia e acabou por ser terceira a 39s.
Excelente volta inicial de Puck Pieterse
A sexta ronda do X2O Badkamers Trofee das elites femininas começou com um bom arranque de Fem Van Empel. Após a curva inicial, a Campeã do Mundo acabou por ser ultrapassada por Inge Van der Heijden (Crelan – Corendon) e Puck Pieterse. Logo no primeiro setor de areia, a corrida acabou por partir com Van der Heijden, Pieterse e Lucinda Brand a conseguirem um ligeiro espaço. Poucos metros depois, em novo setor de areia, Brand cometeu um erro que a fez perder o contacto com a dianteira e ser ultrapassada por Van Empel.
Pieterse aumentou o ritmo, na fase final da primeira volta, e conseguiu uma pequena vantagem sobre Van der Heijden. Van Empel esteve perto de chegar a Van der Heijden, mas acabou por cometer um erro. A Campeã do Mundo foi obrigada a desmontar da bicicleta e recebeu a companhia de Brand. Pieterse terminou a volta com uma vantagem de 6s sobre Van der Heijden e 21s sobre Van Empel e Brand.
Puck Pieterse ganha espaço importante e luta pelo segundo posto esquenta
No início da segunda volta, Van der Heijden conseguiu fazer a ponte para Pieterse. Van Empel continuava a ter dificuldades na areia, mas conseguia manter-se na roda de Brand. Pieterse aumentou novamente o ritmo. A neerlandesa da Fenix – Deceuninck acabou por levar ao limite Van der Heijden que acabou por cometer um erro, num dos setores de areia. Pieterse tinha agora 11s de vantagem sobre a neerlandesa da Crelan – Corendon e 23s sobre Van Empel e Brand.
Brand cometeu um erro, no início da terceira volta, e perdeu o contacto com Van Empel. A Campeã do Mundo continuava a ter dificuldades na areia, mas conseguiu chegar a Van der Heijden. Brand acabou por conseguir fechar o espaço para as duas perseguidoras. Pieterse seguia com um ritmo diabólico e tinha agora 30s de vantagem sobre as três perseguidoras.
O regresso aos triunfos de Puck Pieterse
No início da quarta volta, Van der Heijden perdeu o contacto com o grupo perseguidor. Brand ainda tinha algo para dar e aumentou o ritmo. Van Empel ainda aguentou alguns metros com a campeã neerlandesa, mas acabou também por ceder. Pieterse continuava sem cometer erros e entrou na volta final com uma vantagem de 20s sobre Brand. Van Empel estava a 5s de Brand e tinha cerca de 10s de vantagem sobre Van der Heijden.
Puck Pieterse manteve o seu ritmo, na última volta, e acabou por conquistar assim a sua primeira vitória da temporada no X2O Badkamers Trofee de Koksijde. Lucinda Brand não teve capacidade para fechar o espaço para a sua compatriota e acabou por ser segunda a 19s. Fem Van Empel continuou a sofrer na areia, mas conseguiu fechar o pódio a 39s. Inge Van der Heijden confirmou o seu bom momento de forma ao ser quarta a 53s. Sanne Cant (Crelan – Corendon) fez uma ótima corrida a seu ritmo e conseguiu fechar o top5 a 1:43.
Lucinda Brand reforçou a sua liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. A campeã neerlandesa tem agora 9:59 de vantagem sobre Fem Van Empel. Annemarie Worst (Seven Racing) não competiu no dia de hoje, mas ainda é terceira na geral a 14:31.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA