Eli Iserbyt regressa às vitórias no X2O Badkamers Trofee de Baal!
O campeão belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) venceu, o GP Sven Nys, a quinta ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Baal, na Bélgica. Iserbyt confirmou estar a subir de nível, depois de ter sido afetado por um lesão a meio da temporada, ao entrar em 2025 com um novo triunfo. O neerlandês Pim Ronhaar (Baloise Glowi Lions) foi segundo a 25s e o belga Emiel Verstrynge (Crelan – Corendon) terceiro a 34s.
Emiel Verstrynge consegue isolar-se e azar de Thibau Nys
A quinta ronda dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee começou com um belo arranque de Daan Soete (Ridley Racing Team). O belga chegou a ter um ligeiro espaço, mas foi rapidamente alcançado. Thibau Nys (Baloise Glowi Lions) ficou envolvido numa queda, mas rapidamente voltou à bicicleta. O Campeão da Europa também perdeu alguns lugares, mas não seguia longe da frente da corrida.
Emiel Verstrynge conseguiu passar Soete e acelerou, para se isolar assim na frente da corrida. O jovem belga terminou a volta inicial com 2s de vantagem sobre Pim Ronhaar e Soete. Eli Iserbyt seguia com Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP), Jente Michels (Alpecin – Deuceuninck) e Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) a 5s. Nys continuava a subir lugares a solo e estava bastante perto do grupo de Iserbyt.
Luta pelo pódio começa a ficar definida
No início da segunda volta, Ronhaar largou Soete e fez a ponte para Verstrynge. Os dois começaram a colaborar e tentavam aumentar a vantagem que tinham sobre os perseguidores. Nys chegou ao grupo perseguidor e aumentou de imediato o ritmo para tentar fechar o espaço para a frente da corrida. Vandebosch acabou por não ter capacidade para seguir o ritmo do Campeão da Europa. Poucos metros depois, Aerts e Michels também acabaram por ceder. Ronhaar e Verstrynge continuavam sem cometer erros e tinham 12s de vantagem sobre Nys e Iserbyt e 21s sobre Aerts, Michels e Vandebosch.
Na terceira volta, Nys teve de ir às boxes para trocar de sapato e acabou por perder segundos importantes. Iserbyt isolou-se assim na perseguição ao duo da frente e começava a fechar o espaço. Aerts e Michels aproveitaram este momento para fazerem a ponte para Nys. O Campeão da Europa aumentou novamente o ritmo e acabou por largar os seus compatriotas. Iserbyt fez uma fantástica volta e estava a apenas 5s do duo da frente.
Eli Iserbyt ganha espaço importante
Iserbyt manteve um ritmo elevado e, na quarta volta, conseguiu chegar a Verstrynge e Ronhaar. Nys parecia ter começado a pagar caro as várias acelerações que fez para tentar fechar espaços. O Campeão da Europa estava a passar dificuldades e recebeu a companhia de Aerts. Os dois não estavam a colaborar e seguiam a mais de 10s da frente da corrida.
Na quinta volta, Iserbyt acelerou novamente. Ronhaar e Verstrynge passaram bastante dificuldades, mas conseguiram manter-se com o campeão belga. Nys começou a quebrar. O Campeão da Europa perdeu o contacto com Aerts e viu Michels aproximar-se bastante. Na volta seguinte, Iserbyt continuava a puxar, mas desta vez conseguiu isolar-se. Verstrynge acabou por ir ao seu limite e nem Ronhaar tinha capacidade para seguir. Iserbyt entrou na volta final com 9s de vantagem sobre Ronhaar e 16s sobre Verstrynge. Nys recebeu a companhia de Michels e os dois iriam lutar pelo último lugar do top5.
Tricolor belga volta a brilhar no GP Sven Nys
Na última volta, Eli Iserbyt manteve o seu ritmo e foi aumentando a sua vantagem sobre os perseguidores para conquistar assim pela segunda vez na carreia o X2O Badkamers Trofee de Baal. Pim Ronhaar sofreu com dores nas costas, nas voltas finais, mas ainda conseguiu ser segundo a 25s. Emiel Verstrynge continua a mostrar o seu grande talento e potencial ao conseguir ser terceiro a 34s. Toon Aerts não tinha um circuito ao seu estilo, mas ainda conseguiu ser quarto a 48s. Na fase final, Thibau Nys conseguiu ser mais forte que Jente Michels para fechar o top5 a 1:36.
Eli Iserbyt reforçou assim a sua liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. Toon Aerts é agora segundo, na geral, e está a 3:36 do campeão belga. Lars Van der Haar não competiu no dia de hoje por causa de uma lesão no joelho, mas ainda é terceiro a 5:41.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA