Laurens Sweeck reina na areia e conquista X2O Badkamers Trofee de Koksijde!

O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) venceu, o Vlammse Duinencross, a sexta ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Koksijde, na Bélgica. Sweeck mostrou o porquê de ser especialista em circuitos de areia e somou o seu quinto triunfo da temporada. O jovem neerlandês Tibor Del Grosso (Alpecin – Deceuninck) fez uma fantástica corrida e conseguiu ser segundo a 26s. O belga Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) completou o pódio a 52s.

Tibor Del Grosso e Laurens Sweeck isolam-se, mas volta inicial é marcada por uma queda

A sexta ronda dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee começou com um belo arranque de Tibor Del Grosso. Logo na primeira curva, a corrida acabou por partir por causa de uma grande queda. Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) foi o único dos candidatos à vitória que ficou envolvido. O belga acabou por perder bastante tempo e as suas chances de lutar pela vitória terminaram desta forma.

Nos primeiros setores de areia, Del Grosso acelerou de imediato e só Laurens Sweeck conseguiu agarrar a sua roda. Os dois terminaram a primeira volta com uma vantagem de 20s sobre Toon Vandebosch e Joran Wyseure (Crelan – Corendon), Toon Aerts, Pim Ronhaar (Baloise Glowi Lions) e Daan Soete (Ridley Racing Team). Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Cibel Clementines) não tinha um circuito ao seu estilo. O campeão belga tentava minimizar as perdas na geral e a ritmo seguia num pequeno grupo a 35s.

Top2 começa a ficar definido e luta pelo terceiro posto esquenta

Na segunda volta, Ronhaar acelerou e tentava a solo chegar ao duo da frente. O neerlandês terminou a volta a 11s de Del Grosso e Sweeck. Aerts não quis ir ao choque e seguia com Vandebosch e Wyseure a 17s. Iserbyt continuava a seu ritmo. O campeão belga já estava no top10 a mais de 40s da frente da corrida. Vandeputte começava a recuperar várias posições e já estava às portas do top20.

Sweeck aumentou o ritmo na terceira volta. O belga não conseguiu largar Del Grosso, mas aumentou a vantagem que tinham sobre Ronhaar para 20s. Aerts quase sofreu uma queda, mas conseguiu seguir com Wyseure e Vandebosch. Os três estavam a apenas 7s de Ronhaar. Na quarta volta, Del Grosso tentou surpreender de longe. O jovem neerlandês deixou Sweeck em grandes dificuldades. O belga chegou a ceder, mas conseguiu recuperar e ainda terminaram a volta com Del Grosso. Ronhaar acabou por receber a companhia de Aerts, Wyseure e Vandebosch. Os quatro começaram a marcar-se e já estavam a 40s do duo da frente.

Pódio começa a ficar definido

Na quinta volta, Sweeck acelerou e deixou Del Grosso em dificuldades, mas o jovem neerlandês conseguiu manter-se com o belga. Aerts e Wyseure também mexeram na corrida e ambos conseguiram uma vantagem de cerca de 8s sobre Ronhaar. Vandebosch acabou por ir ao seu limite e começou a quebrar. Iserbyt continuava a seu ritmo e conseguiu aproximar-se bastante de Vandebosch. Vandeputte continuava a recuperar lugares e estava cada vez mais próximo do top10.

Sweeck voltou a aumentar o ritmo, na sexta volta. Del Grosso voltou a passar dificuldades, mas conseguiu terminar a volta na roda do belga. Aerts acelerou para tentar garantir o terceiro posto e conseguiu largar Wyseure. O jovem belga da Crelan – Corendon acabou por ir ao seu limite ao tentar seguir o seu compatriota e já tinha Ronhaar mesmo atrás de si. Iserbyt conseguiu passar Vandebosch e tentava garantir a sexta colocação.

Laurens Sweeck vinga em Koksijde, após duas fantásticas voltas finais

Na sétima volta, Sweeck voltou a atacar. Del Grosso ainda tentou, mas já não tinha capacidade para seguir o belga. Wyseure estava em grande quebra e acabou por ser ultrapassado por Ronhaar. O neerlandês ainda tinha algo para dar e tentava reduzir o espaço de 12s a que estava de Aerts. Iserbyt aproximou-se do top5, mas era quase impossível para o campeão belga fechar entre os 5 primeiros. Vandeputte ainda não tinha conseguido entrar no top10, mas estava quase a faze-lo.

Laurens Sweeck manteve o seu ritmo demolidor, na última volta, e acabou por somar assim o seu quinto triunfo da temporada no X2O Badkamers Trofee de Koksijde. Tibor Del Grosso continua a mostrar o seu grande talento e potencial ao conseguir ser 2º a 25s. Toon Aerts confirmou mais uma vez a bela temporada de regresso ao mais alto nível ao conseguir fechar o pódio a 52s. Pim Ronhaar não teve capacidade para fechar o espaço para o belga e acabou por ser 4º. Joran Wyseure conseguiu ser 5º e Eli Iserbyt foi apenas 6º. Niels Vandeputte fez uma bela recuperação para ainda ser 10º a 3:01.

Eli Iserbyt manteve a sua liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. O campeão belga tem agora 2:48 de vantagem sobre o seu compatriota Toon Aerts. Pim Ronhaar é agora terceiro, na geral, e está a 5:18.

O pódio dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee de Koksijde com Tibor Del Grosso, Laurens Sweeck e Toon Aerts
O pódio dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee de Koksijde com Tibor Del Grosso, Laurens Sweeck e Toon Aerts

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock