Fem Van Empel vence X2O Badkamers Trofee de Baal, após fantástica recuperação!
A neerlandesa, Campeã da Europa e do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) venceu, o GP Sven Nys, a quinta ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Baal, na Bélgica. Van Empel entrou a vencer em 2025, após ter feito uma fantástica recuperação, depois de ter sofrido uma queda na volta inicial, para bater ao sprint a sua compatriota Lucinda Brand (Baloise Glowi Lions). Puck Pieterse (Fenix – Deceuninck) completou o pódio neerlandês a 21s.
Azar para Fem Van Empel na volta inicial
A quinta ronda do X2O Badkamers Trofee das elites femininas começou com um belo arranque de Fem Van Empel. Puck Pieterse e Lucinda Brand também arrancaram bem e rapidamente se colocaram na roda da Campeã do Mundo. Pieterse conseguiu passar Van Empel, numa zona técnica, e aumentou o ritmo, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Numa curva bastante enlameada, Van Empel acabou por sofrer uma queda. A neerlandesa ainda teve de resolver um problema na bicicleta e perdeu assim segundos importantes para Pieterse e Brand.
Pieterse estava a dar-se muito bem com o circuito e acabou por largar Brand, no final da volta inicial. A diferença entre as duas neerlandesas era de apenas 8s. Van Empel começava a sua recuperação. A Campeã do Mundo passou várias ciclistas e conseguiu subir à terceira colocação, estando a 29s da frente da corrida.
Azar para Puck Pieterse e luta pela vitória esquenta
No início da segunda volta, Brand também sofreu uma queda, mas rapidamente voltou à bicicleta. Pieterse continuava com uma excelente ritmo e tinha agora 14s de vantagem sobre a campeã neerlandesa. Van Empel ainda estava a sofrer com a queda, mas manteve a sua diferença sobre Pieterse nos 28s.
Na terceira volta, numa curva com bastante lama, Pieterse cometeu um erro e acabou por sofrer uma queda. A neerlandesa ficou visivelmente marcada e viu Brand aproximar-se bastante. A campeã neerlandesa aproveitou muito bem este momento e acabou por passar direta por Pieterse. A diferença entre as duas neerlandesas, no final da volta, era de apenas 4s. Van Empel estava a conseguir voltar ao seu ritmo e seguia agora a 21s de Brand.
FemTastic no GP Sven Nys
Pieterse continua a sofrer, na quarta volta. A neerlandesa estava a perder tempo para Brand e acabou por receber a companhia de Van Empel. As duas terminaram a volta a 13s da campeã neerlandesa. No início da última volta, Van Empel aumentou o ritmo, mas não estava a conseguir passar Pieterse. A neerlandesa da Fenix – Deceuninck ainda contra atacou a sua compatriota, mas também não conseguiu ganhar um espaço importante. Pieterse acabou por cometer um erro, numa zona enlameada, e perdeu o contacto com Van Empel, que tentava ainda chegar a Brand.
Fem Van Empel estava a dar-se muito bem na zona técnica final do circuito e começava a fechar o espaço para Lucinda Brand. A Campeã do Mundo conseguiu chegar à roda da campeã neerlandesa, mesmo na última curva, e prometiam uma excelente batalha ao sprint. Brand lançou o sprint de imediato, após a curva final, mas Van Empel aproveitou muito bem o cone de ar e conseguiu passar a sua compatriota, mesmo em cima do risco de meta, para conquistar assim o X2O Badkamers Trofee de Baal.
Puck Pieterse ainda está a subir de nível, mas conseguiu aqui um excelente terceiro posto a 21s. Destaca-se as grandes prestações das jovens Rafaelle Carrier (Independant Pivot Cycle OTE) e Imogen Wolff (Team Visma | Lease a Bike) que foram sétima e nona, respetivamente.
Lucinda Brand manteve a sua liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. Fem Van Empel, mesmo não tem competido em duas provas, é agora segunda na geral a 9:44. Annemarie Worst (Seven Racing) fecha o pódio da geral a 9:50.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA