Fem Van Empel faz o hat-trick na Taça do Mundo de Ciclocrosse em Besançon!
A neerlandesa, Campeã do Mundo, Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) venceu a sétima ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse de 2024/25, disputada no circuito de Besançon, na França. Van Empel dominou desde a volta inicial para fazer o hat-trick nesta edição da Taça do Mundo. A neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) foi segunda a 37s e segue líder da geral. A húngara Blanka Vas (Team SD Worx-Protime) confirmou o seu bom momento de forma ao conseguir ser terceira a 1:02. A neerlandesa Marianne Vos (Team Visma | Lease a Bike) regressou à competição e fechou o top5 a 1:53.
Grande primeira volta de Fem Van Empel
A sétima ronda das elites femininas na Taça do Mundo de Ciclocrosse começou com um belo arranque de Marie Schreiber (Team SD Worx-Protime). Fem Van Empel também arrancou bem e rapidamente subiu para a segunda posição. Lucinda Brand não teve o arranque que pretendia e precisava de recuperar vários lugares. Marianne Vos partiu da quinta linha e também não estava a ter um fácil início de corrida.
Schreiber acabou por cometer um erro. A luxemburguesa acabou por sofrer uma queda, mas conseguiu voltar à bicicleta. Van Empel aproveitou para assumir o comando e aumentou o ritmo. Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing) foi a única que tentou seguir o ritmo da Campeã do Mundo, mas acabou por quebrar. Blanka Vas e Brand conseguiram fazer a ponte para a britânica e as três terminaram a volta a 8s de Van Empel. Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) parecia não estar no seu melhor e estava a 30s da frente da corrida. Vos continuava a recuperar lugares e estava perto de chegar a Alvarado.

Pódio começa a ficar definido
No início da segunda volta, Backstedt deixou de ter capacidade para seguir Brand e Vas. A neerlandesa e a húngara tentavam, mas não conseguiam ganhar tempo a Van Empel e acabaram por terminar a volta a 12s da Campeã do Mundo. Vos continuava a ganhar lugares. A veterana neerlandesa já era sétima e tinha Alvarado atrás de si.
Van Empel manteve um excelente ritmo, na terceira volta, e aumentou ainda mais a sua vantagem sobre as perseguidores. Vas ainda chegou a ter um ligeiro espaço sobre Brand, mas a neerlandesa conseguiu agarrar a roda da húngara no final da volta. Vos fez uma fantástica volta, onde conseguiu subir para a quinta colocação e estava a apenas 3s de Backstedt. Alvarado continua a passar dificuldades e estava na luta pelo sexto posto. Schreiber estava em grande quebra e caiu para fora do top10.
Arco-Íris brilha em Besançon
Brand acelerou, na quarta volta, e conseguiu largar Vas. Van Empel seguia sem cometer erros e acabou por terminar a penúltima volta com uma vantagem de 30s sobre Brand e de 46s sobre Vas. Vos conseguiu fazer a ponte para a Backstedt. A neerlandesa ainda tentou largar a britânica, mas não teve sucesso. As duas entraram na volta final a 1:45 da frente da corrida e prometiam uma ótima luta pela quarta colocação.
Fem Van Empel manteve um ritmo seguro na última volta e acabou por somar assim o seu oitavo triunfo da temporada na Taça do Mundo de Besançon. Lucinda Brand aumentou a sua vantagem sobre Blanka Vas para ser assim 2ª a 37s. Vas voltou a mostrar que está a fazer uma bela temporada ao fechar o pódio a 1:52. Zoe Backstedt conseguiu ser mais forte, na fase final, que Marianne Vos para ser assim 4ª a 1:51. Ceylin Alvarado ainda conseguiu ser sexta a 1:57. Destaca-se a grande prestação da jovem francesa Célia Gery (AS Bike Racing) que foi 9ª a 2:29. Marie Schreiber foi apenas 18ª a 4:22.
Lucinda Brand manteve a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse e soma agora 215pts. Fem Van Empel, mesmo sem ter participado em duas provas, já é segunda na geral com 169pts. Zoe Backstedt fecha o pódio da geral com 153pts.

Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA