Imperial Mathieu Van der Poel conquista Taça do Mundo de Ciclocrosse de Besançon!
O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu a sétima ronda da Taça do Mundo de Ciclocrosse, disputada no circuito de Besançon, na França. Van der Poel isolou-se na segunda volta para fazer o hat-trick nesta edição da Taça do Mundo. Os belgas Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) e Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) confirmaram mais uma vez a excelente temporada que estão a ter ao conseguirem ser 2º e 3º, respetivamente.
Corrida rapidamente se parte e azares de Michael Vanthourenhout
A Taça do Mundo de Ciclocrosse dos elites masculinos começou com um ótimo arranque de Toon Aerts. O belga impôs de imediato um ritmo alto e a corrida começou a partir. Numa das curvas iniciais, Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) ficou envolvido numa queda. O belga perdeu bastantes lugares e tinha uma grande recuperação para fazer para salvar alguns pontos na classificação geral. A trocar de bicicleta na zona das boxes, Vanthourenhout teve novo problema e perdeu mais alguns segundos.
Mathieu Van der Poel foi o único que conseguiu seguir a roda de Toon Aerts. Os dois terminaram a primeira volta com uma vantagem de 10s sobre um grande grupo onde estava Joran Wyseure (Crelan – Corendon) e Niels Vandeputte. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) também não teve um bom arranque e estava a 37s do duo da frente. Michael Vanthourenhout recuperou alguns lugares, mas já estava a mais de 40s da frente da corrida.
Mathieu Van der Poel consegue isolar-se
Na segunda volta, Van der Poel acelerou e Aerts acabou por ceder. Vandeputte fez uma excelente volta e conseguiu fazer a ponte para Aerts. Os dois belgas estavam a 9s do Campeão do Mundo. Wyseure também conseguiu fazer uma grande volta e isolou-se na perseguição a Aerts e Vandeputte. Iserbyt e Vanthourenhout continuam a recuperar posições e já estavam ambos no top25.
Van der Poel seguiu com um ritmo demolidor, na terceira volta, e aumentou a sua vantagem sobre os perseguidores. Aerts tentou largar Vandeputte, mas não teve sucesso. Thomas Mein (Hope Factory Racing) estava a surpreender ao ter um grande início de corrida e lutava pelo top5. Iserbyt continuava a encontrar o seu ritmo e já estava perto do top10. Vanthourenhout passou algumas dificuldades, mas conseguiu entrar no top20. Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) não tinha um bom circuito para as suas características e já estava atrás de Vanthourenhout.
Pódio acaba por ficar definido
Na quarta volta, Aerts acelerou e conseguiu largar Vandeputte. O belga da Deschacht – Hens – FSP ainda tentava chegar novamente a Van der Poel, mas não estava a conseguir fechar espaço. Iserbyt fez mais uma excelente volta e estava praticamente colado a Mein. Vanthourenhout conseguiu voltar ao seu ritmo e já estava às portas do top10. Na volta seguinte, Van der Poel acelerou e aumentou a sua vantagem sobre Aerts para 32s e sobre Vandeputte para 36s. Iserbyt passou direto por Mein e começava a fechar o espaço para Wyseure.
Aerts acelerou, na sexta volta, e conseguiu reduzir a vantagem de Van der Poel para 23s. Vandeputte não conseguiu aproximar-se do seu compatriota, mas tinha o terceiro posto garantido. Iserbyt fez mais uma grande volta e conseguiu fazer a ponte para Wyseure. Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) estava a lutar por um lugar do top10 num circuito que não é do seu estilo e acabou por sofrer uma queda, que o fez perder vários lugares. Vanthourenhout pretendia salvar o máximo de pontos possíveis e já estava no top10.
Godzilla conquista as ruas de Besançon
Mathieu Van der Poel manteve um ritmo seguro, na volta final, e acabou por conquistar assim a sua quinta vitória da temporada na Taça do Mundo de Besançon. Toon Aerts ainda tentou, mas não tinha capacidade para fechar o espaço para Van der Poel e acabou por ser assim segundo a 20s. Niels Vandeputte conseguiu mais um pódio, após cruzar a meta a 36s. Eli Iserbyt conseguiu ser mais forte que Joran Wyseure, na fase final, para ser quarto a 49s.
Destaca-se a grande prestação de Thomas Mein que surpreendeu ao conseguir ser sexto a 1:10. Michael Vanthourenhout ainda conseguiu terminar na sétima colocação a 1:17. Laurens Sweeck acabou por ser apenas décimo oitavo e Pim Ronhaar décimo nono.
Michael Vanthourenhout manteve a sua liderança da Taça do Mundo de Ciclocrosse. O belga conta agora com 189pts e tem uma vantagem de 25pts sobre Toon Aerts. Joran Wyseure é agora terceiro na geral com 126pts. Mesmo só competindo em três rondas, Mathieu Van der Poel já é sétimo, na geral, e está a 6pts do pódio.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: Photopress.be