Godzilla triunfa no Exact Cross de Loenhout no regresso do King Kong!

O neerlandês, Campeão do Mundo, Mathieu Van der Poel (Alpecin – Deceuninck) venceu, o Azencross, a quinta ronda do Exact Cross, disputada no circuito de Loenhout, na Bélgica. Van der Poel somou o seu quarto triunfo para seguir assim imbatível esta temporada. Os belgas Thibau Nys (Baloise Trek Lions) e Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) confirmaram que estão num bom momento de forma ao serem 2º e 3º, respetivamente. O dia ficou marcado pelo regresso do belga Wout Van Aert (Team Visma | Lease a Bike) que mesmo tem sofrido algumas quedas, conseguiu ser 4º a 36s.

Corrida parte completamente nas duas voltas iniciais

O Exact Cross de Loenhout dos elites masculinos começou com um belo arranque de Wout Van Aert. O belga acabou por cometer um erro que o fez desmontar da bicicleta e foi ultrapassado por Tim Merlier (Soudal Quick-Step) e Mathieu Van der Poel. O Campeão do Mundo acabou por aumentar o ritmo e conseguiu assim isolar-se. Merlier tentou agarrar a sua roda, mas isso acabou por o levar ao seu limite. Van Aert conseguiu ganhar lugares e assumiu a perseguição a Van der Poel com Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) e Laurens Sweeck na sua roda. Thibau Nys estava com Merlier a 10s.

Na segunda volta, Van Aert sofreu uma queda e perdeu o contacto com Vandeputte e Sweeck. Nys conseguiu largar Merlier e acabou por fazer a ponte para Van Aert. Sweeck aumentou o ritmo, na parte final, e acabou por largar Vandeputte. Van der Poel manteve o seu ritmo e tinha uma vantagem de 6s sobre Sweeck. Vandeputte acabou por ir ao seu limite ao tentar seguir Sweeck e acabou por ser alcançado por Van Aert e Nys. Os três estavam a 17s da frente da corrida.

Wout Van Aert ficou às portas do pódio no seu regresso ao Ciclocrosse (Foto: Cor Vos)
Wout Van Aert ficou às portas do pódio no seu regresso ao Ciclocrosse (Foto: Cor Vos)

Mathieu Van der Poel volta a isolar-se e luta pelo segundo posto esquenta

Sweeck fez uma excelente terceira volta e conseguiu fazer a ponte para Van der Poel. Van Aert acelerou e chegou a largar Vandeputte e Nys, mas no final da volta acabou por receber novamente a companhia de Nys. Os dois seguiam a 14s do duo da frente. Van der Poel acelerou, na quarta volta, e conseguiu isolar-se novamente. O Campeão do Mundo conseguiu uma vantagem de 7s sobre Sweeck e aumentou a vantagem sobre Van Aert e Nys para 18s.

Van Aert e Nys começaram a colaborar. Ambos aumentaram o ritmo, na quinta volta, mas não estavam a conseguir fechar o espaço para Sweeck. Na sexta volta, Van der Poel sofreu uma queda, mas rapidamente voltou à bicicleta e ao seu ritmo. Sweeck passou algumas dificuldades e acabou por ser alcançado por Nys e Van Aert. Os três começaram a marcar-se e terminaram a volta a 32s de Van der Poel.

Azar para Wout Van Aert na volta final com Mathieu Van der Poel a vingar novamente

No início da última volta, Van Aert aumentou o ritmo para tentar largar Nys e Sweeck. O belga da Team Visma | Lease a Bike estava muito bem, mas acabou por sofrer uma queda por causa de um toque de um espectador. Isto fez com que as chances de Van Aert terminar no pódio acabassem. Nys acelerou de imediato, após o azar de Van Aert, e Sweeck conseguiu agarrar a sua roda.

Mathieu Van der Poel manteve o seu ritmo e não cometeu nenhum erro, na volta final, para conquistar assim a sua quarta vitória esta temporada no Exact Cross de Loenhout. Thibau Nys e Laurens Sweeck acabaram por disputar o segundo posto ao sprint. O Campeão da Europa acabou por não dar hipótese ao seu compatriota para ser assim segundo a 14s. Wout Van Aert fechou assim na quarta colocação a 36s e Niels Vandeputte completou o top5.

O pódio dos elites masculinos no Exact Cross de Loenhout com Thibau Nys, Mathieu Van der Poel e Laurens Sweeck (Foto: Photopress.be)
O pódio dos elites masculinos no Exact Cross de Loenhout com Thibau Nys, Mathieu Van der Poel e Laurens Sweeck (Foto: Photopress.be)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: Cor Vos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock