Niels Vandeputte regressa aos triunfos no X2O Badkamers Trofee de Hamme!

O belga Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) venceu, o Flandriencross, a terceira ronda do X2O Badkamers Trofee de 2024/25, disputada no circuito de Hamme, na Bélgica. Vandeputte escapou na volta final para regressar aos triunfos esta temporada. O campeão belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) não teve resposta para o seu compatriota na volta final e acabou por ser segundo a 2s. O campeão espanhol Felipe Orts (Ridley Racing Team) confirmou novamente o seu grande momento de forma ao ser terceiro a 8s.

Começo com ritmo alto e forte quarteto acaba por se isolar

A prova dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee de Hamme começou com um belo arranque de Victor Van de Putte (Deschacht – Hens – FSP). Niels Vandeputte não demorou muito a assumir o comando e rapidamente se isolou. As zonas técnicas partiram completamente a corrida e Vandeputte terminou a volta final com 2s de vantagem sobre Laurens Sweeck (Crelan – Corendon), Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal), Van de Putte e Felipe Orts. Eli Iserbyt estava com Thibau Nys e Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) e Joran Wyseure (Crelan – Corendon) a 5s.

Na segunda volta, Sweeck, Vanthourenhout e Orts fizeram a ponte para Vandeputte. Não havia cooperação entre os quatro e, no final da volta, Van de Putte, Nys, Iserbyt, Van der Haar e Jenthe Michels (Alpecin – Deceuninck) chegaram ao grupo da frente. Na volta seguinte, o grupo perseguidor fez a ponte para o quarteto da frente. No final da volta, Iserbyt sofreu um queda. O campeão belga voltou à bicicleta, mas acabou por partir o grupo e Nys, Vandeputte, Orts e Vanthourenhout ficaram isolados. Os quatro conseguiram uma vantagem de 12s sobre o grupo de Iserbyt e Van der Haar.

Vários ataques dos favoritos provocam novos cortes na corrida

Na quarta volta, Nys cometeu um erro e teve de gastar forças para reentrar no grupo da frente. A cooperação não era a ideal na frente da corrida, mas mesmo assim, seguiam com uma vantagem de 10s. Na quinta volta, Van der Haar acelerou com o objetivo de chegar ao grupo da frente e foi apenas seguido por Michels. Iserbyt tentava a solo chegar ao neerlandês e ao belga. 1 volta depois, Nys acelerou e foi seguido por Orts e Vandeputte. Vanthourenhout cedeu, mas seguia perto do trio da frente. Van der Haar largou Michels, mas ainda estava a 10s da frente da corrida.

No início da sétima volta, Vanthourenhout reentrou no grupo da frente. Começou a haver muita marcação na frente da corrida e Van der Haar e Iserbyt conseguiram reentrar na luta pela vitória. No final da volta, Orts atacou e conseguiu uma pequena vantagem sobre os cinco perseguidores. Na oitava volta, o grupo perseguidor fechou a diferença para Orts para apenas 2s. Van der Haar estava em dificuldades e acabou por perder o contacto.

Nys, Vanthourenhout, Iserbyt e Vandeputte conseguiram fazer a ponte para Orts, na nona volta. No início da volta seguinte, Iserbyt acelerou e foi seguido por Nys. Os dois conseguiram um bom espaço, mas Vandeputte aumentou o ritmo e no final da volta conseguiu fechar o espaço com Orts e Vanthourenhout na sua roda. Os cinco entraram juntos na volta final e tinham uma vantagem superior a 10s sobre Van der Haar.

Niels Vandeputte mostra ser o mais forte em Hamme

Niels Vandeputte entrou com tudo na volta final e era apenas seguido por Eli Iserbyt. Thibau Nys estava a tentar fechar o espaço, mas a bicicleta não estava a ajudar o Campeão da Europa que estava a escorregar em várias curvas. Vandeputte voltou a aumentar o ritmo e conseguiu largar Iserbyt. Nys acabou por cometer um erro e foi ultrapassado por Felipe Orts e Michael Vanthourenhout. Vandeputte seguiu com o seu ritmo e regressou assim aos triunfos no X2O Badkamers Trofee de Hamme. Iserbyt não teve pernas para responder ao seu compatriota, mas conseguiu ganhar segundos importantes na geral ao ser segundo.

Felipe Orts conseguiu ser mais forte na fase final que Vanthourenhout e acabou por fechar o pódio a 8s. Van der Haar conseguiu ainda fechar o top5 a 25s. Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) e Cameron Mason (Cyclocross Reds) fizeram uma bela corrida a ritmo e foram 6º e 7º, respetivamente. Thibau Nys estava a lutar pelo pódio, mas acabou por cometer um erro que o fez sofrer uma queda. O Campeão da Europa ficou maltratado, mas conseguiu ainda cruzar a linha de meta, sendo apenas 14º a 1:59.

Lars Van der Haar manteve a liderança da classificação geral do X2O Badkamers Trofee, mas tem apenas 2s de vantagem sobre Eli Iserbyt. Toon Aerts é agora terceiro na classificação geral e está a 1:57 da liderança.

O pódio dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee com Eli Iserbyt, Niels Vandeputte e Felipe Orts
O pódio dos elites masculinos no X2O Badkamers Trofee com Eli Iserbyt, Niels Vandeputte e Felipe Orts

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: Photopress.be

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock