Laurens Sweeck em grande forma bisa na Telenet SuperPrestige de Merksplas!
O belga Laurens Sweeck (Crelan – Corendon) venceu, o Aardbeiencross, a quarta ronda da aclamada série da Telenet SuperPrestige de 2024/25, disputada no circuito de Merksplas, na Bélgica. Sweeck protagonizou um grande ataque na volta final para bisar nesta edição da Telenet SuperPrestige e somar o seu terceiro triunfo esta temporada. O belga Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) ainda conseguiu fechar o espaço para o seu compatriota, nos metros finais, para ser assim segundo. O neerlandês Lars Van der Haar (Baloise Trek Lions) completou o pódio a 4s.
Começo com ritmo alto, mas grande grupo segue na dianteira
A quarta ronda dos elites masculinos na Telenet SuperPrestige começou com um excelente arranque de Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck). O belga impôs de imediato um ritmo alto e o grupo principal estava bastante esticado. Na zona mais técnica do circuito, a corrida acabou por partir e Vandeputte, Laurens Sweeck e Michael Vanthourenhout e Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) isolaram-se na frente da corrida. Os quatro conseguiram uma vantagem de 6s sobre um grande grupo que era comandado pelo Campeão da Europa Thibau Nys (Baloise Trek Lions).
Na segunda volta, os quatro da frente acabaram por ser alcançados. Na volta seguinte, Vanthourenhout aumentou o ritmo e tentava partir a corrida. A aceleração do belga não teve sucesso e os principais nomes presentes seguiam na dianteira. No final da volta, Felipe Orts (Ridley Racing Team) atacou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Mesmo assim, o ataque do espanhol fez com que o grupo da frente ficasse mais pequeno.
Alguns ataques, mas os grandes nomes seguem todos juntos
Na quarta volta, a zona mais técnica do circuito voltou a ter impacto com Orts, Vanthourenhout e Toon Aerts a conseguiram isolar-se. No final desta volta, Vandeputte conseguiu chegar à frente da corrida e os quatro tinham uma vantagem de 6s sobre o grupo perseguidor onde estavam Nys, Iserbyt, Sweeck e Van der Haar. Na quinta volta, o grupo perseguidor fez a ponte para o quarteto da frente e a Pauwels Sauzen – Bingoal tentava partir novamente a corrida.
Vanthourenhout acabou por mexer na corrida e, no início da sexta volta, conseguiu um ligeiro espaço. Nys conseguiu fechar o espaço para o seu compatriota e era seguido por Aerts, Iserbyt, Van der Haar e Vandeputte. Sweeck e Orts não foram ao choque, mas conseguiram também reentrar no grupo da frente. No início da sétima volta, Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) e Joran Wyseure (Crelan – Corendon) reentraram no grupo da frente. Logo a seguir, Aerts atacou e foi seguido por Nys e Vanthourenhout. Os três acabaram por ser alcançados ainda nesta volta e Michels e Wyseure acabaram por ceder.
Laurens Sweeck surpreende com poderoso ataque na volta final
Na penúltima volta, nenhum ciclista conseguiu fazer diferenças. Vanthourenhout voltou a assumir o comando e um grupo de oito ciclistas estavam a lutar pela vitória na volta final. Logo no início da última volta, Aerts acelerou, mas não conseguiu ganhar um espaço importante. Na zona mais técnica do circuito, Vanthourenhout tentou isolar-se, mas Aerts não o deixou ganhar um espaço importante.
Laurens Sweeck acabou por surpreender com um grande ataque e conseguiu um espaço importante. Thibau Nys não estava bem colocado e demorou a responder. No setor de areia, Aerts passou Nys, mas o Campeão da Europa agarrou a sua roda. Os dois tentavam fechar o espaço para Sweeck, mas faltavam poucos metros. O belga da Crelan – Corendon seguiu com o seu ritmo e aguentou a forte aproximação de Aerts para bisar assim nesta edição da Telenet SuperPrestige.
Na curva para a reta final, o pedal acabou por saltar a Thibau Nys. O Campeão da Europa já não conseguia lutar pela vitória e, como não estava a lutar pela classificação geral, acabou por deixar passar o seu colega de equipa Lars Van der Haar que foi assim terceiro a 4s. Michal Vanthourenhout acabou por fechar o top5 e Niels Vandeputte foi sexto a 6s. Eli Iserbyt foi apenas sétimo.
Lars Van der Haar é o novo líder da classificação geral da Telenet SuperPrestige com 49pts, mas o neerlandês tem os mesmos pontos que Niels Vandeputte que é agora segundo. Michal Vanthourenhout é terceiro e está a 5pts da liderança.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: Bart Hazen