Thibau Nys estreia-se como Campeão da Europa com triunfo no X2O Badkamers Trofee de Lokeren!

O Campeão da Europa Thibau Nys (Baloise – Trek Lions) venceu a segunda prova do X2O Badkamers Trofee no circuito de Lokeren, escapando na sexta das nove voltas para conquistar assim o triunfo neste renovado Rapencross! No seu primeiro triunfo como Campeão da Europa, Nys deixou os compatriotas Niels Vandeputte (Alpecin – Deceuninck) e Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) na segunda e terceira posição, a 5s e 7s, respetivamente! Lars van der Haar foi quarto (Baloise – Trek Lions) e é mais líder do X2O Badkamers Trofee.

Eli Iserbyt a acelerar para um primeiro grande ataque de Thibau Nys

O X2O Badkamers Trofee de Lokeren começou com o Campeão Belga ao ataque. Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen – Bingoal) assumiu a liderança nas voltas iniciais, e colocou desde cedo um ritmo forte. Iserbyt foi esticando o grupo, que partiu com alguns erros técnicos nas posições iniciais. Apenas van der Haar, Nys e Vandeputte foram capazes de responder de imediato. A perseguição procurava também chegar à frente, mas não era fácil fechar o espaço para os favoritos.

Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP), terceiro na geral da série, foi um dos homens que cometeu alguns erros, o que o fez fechar a primeira volta a mais de 20s da frente. Enquanto isso, Iserbyt adiantou-se para conseguir os 15s de bonificação, à frente de Nys e de van der Haar.

No início da segunda volta, o Campeão da Europa Thibau Nys lançou um grande ataque. A concorrência não foi capaz de responder de imediato, mas Eli Iserbyt procurava mantê-lo à vista. À perseguição, onde estavam também Lars van der Haar e Niels Vandeputte, juntava-se também Laurens Sweeck. O ritmo de Nys era elevadíssimo, e o espaço abria nas zonas mais técnicas. O risco de Nys ainda lhe valeu uma pequena queda, mas ao final da volta o Campeão da Europa tinha 3s de vantagem.

A terceira das nove voltas ao circuito de Lokeren começou com Lars van der Haar a perseguir o colega de equipa. O neerlandês assumia o trabalho no grupo de forma inesperada, e a junção a Nys acontecia. Porém, o Campeão Europeu voltou a atacar e a abrir um pequeno espaço nas rampas iniciais do circuito. Ainda assim, os adversários conseguiram marcá-lo e o grupo manteve-se junto.

Junções na frente após um respirar dos ciclistas ao ataque

Os cinco ciclistas entraram juntos na quarta volta, com 15s de vantagem sobre a perseguição. Nys aproveitou a volta para respirar um pouco, enquanto os adversários iam trocando a liderança do grupo. Perante o ritmo de Iserbyt e Vandeputte, Sweeck e van der Haar passaram algumas dificuldades, mas Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen – Bingoal) chegava pela primeira vez à frente. Gerben Kuypers (Charles-Liégeois Roastery CX) e Jente Michels (Alpecin – Deceuninck) rodavam a apenas 8s.

A entrada para a quinta volta deu-se com um ritmo mais baixo, o que permitiu a chegada de Kuypers e Michels. Iserbyt voltou a atacar, e foi Sweeck o único a conseguir responder diretamente. Ainda assim, Thibau Nys fechou também o espaço. O Campeão Belga acabou por cometer um erro técnico e caiu, e viu a corrente saltar, deixando Sweeck e Nys na liderança. Os dois ganharam cerca de 10s à perseguição, que via o espaço abrir cada vez mais. Iserbyt estava já fora do top10 a quase 30s.

Nys vs Sweeck, um duelo de especialidades

No início da sexta volta, Laurens Sweeck atacou na areia, o seu ponto de especialidade e ganhou alguns metros sobre Thibau Nys. Ainda assim, o Campeão Europeu respondeu na fase técnica e fechou o espaço. O Campeão Europeu não se ficou por aqui, e contra-atacou nas várias rampas, deixando Sweeck para trás. Enquanto isso, a perseguição estava cada vez mais longe. Nys arrancou a todo o gás assim que sentiu Sweeck em dificuldades, cruzando de novo a meta com 11s sobre Sweeck. O grupo perseguidor vinha a 19s.

Durante a sétima volta, o Campeão da Europa abriu mais vantagem sobre os adversários. Enquanto isso, Michels e Vandeputte alcançavam Sweeck. Em nova passagem pela meta, a diferença era já de 23s. Mais atrás, Kuypers e van der Haar estavam a 30s, e Vanthourenhout e Iserbyt a 37s. O início da oitava volta começou com uma troca de bicicleta que afastou Sweeck da luta pelo segundo posto. O belga foi alcançado por van der Haar e Kuypers, com o neerlandês a atacar em busca do quarto posto.

Chapeau para o Campeão da Europa

Nys manteve-se fluído e sem erros na frente para entrar na volta final isolado. Na perseguição, Vandeputte começava a destacar-se de Michels, a 18s, enquanto van der Haar rodava a 26s da frente. Sweeck perdia já vários lugares, enquanto Iserbyt recuperava em busca do top5.

A volta final foi praticamente de consagração para o Campeão da Europa. Nys manteve-se a solo na frente para alcançar a sua terceira vitória da temporada, a primeira na série X2O Badkamers Trofee! Vandeputte ainda fechou espaço perante a volta mais tranquila de Nys, para fechar em segundo a 5s da vitória, enquanto Michels compeltu o pódio a 7s.

O pódio do X2O Badkamers Trofee de Lokeren com Niels Vandeputte, Thibau Nys e Jente Michels
O pódio do X2O Badkamers Trofee de Lokeren com Niels Vandeputte, Thibau Nys e Jente Michels

Lars van der Haar foi quarto, a 12s, e mantém a liderança da geral do X2O Badkamers Trofee, agora com 25s de vantagem sobre Eli Iserbyt! O Campeão Belga fechou em quinto, a 28s, mas perde apenas 6s na geral após as bonificações da primeira volta. Thibau Nys sobe a terceiro com a vitória, estando agora a 1:13 do colega de equipa, enquanto Toon Aerts foi oitavo, numa corrida de recuperação, e caiu para quarto, a 1:35.

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock