Thibau Nys é o novo Campeão da Europa de Ciclocrosse!

O jovem belga Thibau Nys sagrou-se em Pontevedra, Espanha, o novo Campeão da Europa de Ciclocrosse em Elites, após bater o espanhol Felipe Orts na última volta de uma grande corrida! A dupla escapou na antepenúltima volta, e disputou o Ouro quase até ao fim, com Nys a levar a melhor na volta final para alcançar a maior conquista da carreira no ciclocrosse. O belga Eli Iserbyt foi terceiro, a 9s, e completou assim o pódio.

Bélgica e Países Baixos numa acesa disputa inicial

A corrida dos Elites Masculinos dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse começou com Remi Lelandais ao ataque. O francês assumiu a primeira posição e procurou forçar desde cedo o ritmo. Na primeira passagem pelas tábuas, o português Bruno Silva sofreu com um problema mecânico e perdeu o contacto com os adversários. Na fase final da primeira volta, Lelandais cometeu um erro e permitiu que Iserbyt se isolasse. Lars van der Haar assumiu a perseguição, e após entrar na segunda volta a 4s, fechou o espaço.

Durante a segunda volta, o belga Michael Vanthourenhout passou para a dianteira. Na defesa do título Europeu, o belga tentou acelerar progressivamente, mas os Países Baixos rapidamente o marcaram. No final da segunda das nove voltas ao circuito, ainda rodava na frente um pelotão de cerca de 20 ciclistas. O ritmo da terceira volta começou já a ser mias diferenciador. Pim Ronhaar abriu alguns espaços no pelotão, preparando já a movimentação que se seguia.

Bruno Silva fez uma corrida solitário após o percalço inicial
Bruno Silva fez uma corrida solitário após o percalço inicial

O Campeão da casa na ofensiva

Logo a abrir a volta 4, o neerlandês Lars van der Haar lançou o seu primeiro ataque. Vanthourenhout foi o único que o seguiu de imediato, mas Iserbyt fechou o espaço com mais alguns ciclistas. Na entrada para a volta 5, sete ciclistas rodavam na dianteira. A correr em casa, o espanhol Felipe Orts lançou um novo ataque, mas foi marcado de perto por Thibau Nys. Com algum espaço a abrir-se para trás, o jovem belga contra-atacou com o espanhol na sua roda.

A dupla manteve-se na frente até ao início da volta 6, onde recebeu a companhia de Eli Iserbyt. Mais atrás, van der Haar tentava perseguir, mas estava já a 10s. O ritmo e a cooperação de Nys e Orts era excelente, e Iserbyt voltava a perder uns metros. Foi já no final da volta que Iserbyt voltou a encostar no grupo. Enquanto isso, van der Haar e o belga Niels Vandeputte destacavam-se e entravam na volta 7 a apenas 5s da frente.

Orts vs Nys pelo Título da Europa de Ciclocrosse

Com a chegada de Iserbyt à frente, o ritmo abrandou. Van der Haar conseguiu fechar o espaço, com Vandeputte a fazê-lo pouco depois. Na passagem pela box, Iserbyt aproveitou para trocar de bicicleta, e Thibau Nys lançou-se ao ataque. Felipe Orts voltou a estar muito atento e fechou o espaço para o jovem belga. A passagem seguinte pelas tábuas beneficiou a dupla da frente, que fez a vantagem abrir para os 5s. Van der Haar e Iserbyt tentavam perseguir, enquanto Vandeputte estava mais na expectativa.

No final da sétima volta, o espanhol cometeu um erro numa zona técnica e Thibau Nys ganhou um pequeno espaço. O jovem belga voltou a acelerar quando se sentiu sozinho, mas Orts fechou o espaço no início da oitava volta. Iserbyt, van der Haar e Vandeputte rodavam já a 11s da frente. A dupla na frente foi mantendo a vantagem durante toda a penúltima volta, e entrou para a volta final com 12s de vantagem.

Na volta final, Nys passou para a dianteira e procurou distanciar-se. O jovem belga aumentou o ritmo, e fez Orts descolar numa zona técnica. Enquanto isso, na perseguição, Iserbyt e Vandeputte distanciavam-se de van der Haar. Nys manteve a carga em busca da vitória e alcançou assim o Ouro Europeu, 3s à frente de Orts. Os dois belgas já não conseguiam chegar à prata, e lutaram então pelo bronze. Iserbyt levou a melhor sobre Vandeputte para ser terceiro a 9s.

Bruno Silva foi 23º, a 4:45 do vencedor, não conseguindo recuperar após o azar inicial.

O pódio dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse Elite com Felipe Orts, Thibau Nys e Eli Iserbyt (Foto: UEC)
O pódio dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse Elite com Felipe Orts, Thibau Nys e Eli Iserbyt (Foto: UEC)

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Foto de Capa: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock