Lucinda Brand brilha no Rapencross e é a nova líder do X2O Badkamers Trofee!
A campeã neerlandesa Lucinda Brand (Baloise Trek Lions) venceu o Rapencross, a segunda ronda do X2O Badkamers Trofee, disputada no circuito de Lokeren, na Bélgica, após isolar-se na frente da corrida a três voltas do fim. A neerlandesa Ceylin Alvarado (Fenix – Deceuninck) fez uma grande recuperação para ser segunda a 21s, após um problema mecânico na volta inicial. A campeã italiana Sara Casasola (Crelan – Corendon) continua a confirmar o seu grande começo de temporada e conseguiu ser terceira a 34s.
Corrida rapidamente se parte com Ceylin Alvarado a sofrer um problema mecânico
A segunda ronda do X2O Badkamers Trofee começou com um excelente arranque de Sara Casasola que impôs de imediato um ritmo elevado. Na primeira uma queda acabou por provocar um corte na corrida. Manon Bakker (Crelan – Corendon) foi uma das ciclistas envolvidas. Casasola manteve um forte ritmo e foi seguida por Ceylin Alvarado, Annemarie Worst (Cyclocross Reds), Laura Verdonschot (De Ceuster – Bouwpunt) e Zoe Backstedt (Canyon//SRAM Racing).
Lucinda Brand não teve um bom arranque e acabou por ficar ligeiramente cortada. A campeã neerlandesa conseguiu impor o seu ritmo e rapidamente fez a ponte para a frente da corrida. Após às tábuas, Alvarado sofreu um problema na corrente e demorou segundos importantes a resolvê-lo. Brand percebeu o problema da sua compatriota e tentava subir no grupo para aumentar o ritmo. No final da volta inicial, Backstedt perdeu o contacto com a frente da corrida. As quatro da frente tinham 4s de vantagem sobre a jovem britânica. Alvarado seguia a 14s e tentava recuperar lugares.
Lucinda Brand consegue isolar-se na frente da corrida
Na segunda volta, Brand aumentou o ritmo e Verdonschot acabou por perder o contacto com a dianteira. Alvarado começava a sua recuperação e já estava com Backstedt a 18s das três da frente. Na volta seguinte, numa das zonas mais íngremes do percurso, Brand acelerou. Worst não conseguiu seguir a sua compatriota e acabou por bloquear Casasola, fazendo com que Brand se isolasse assim na frente da corrida. No final da volta, Casasola conseguiu largar Worst e seguia a 8s de Brand. Alvarado continua a fazer a sua grande recuperação. A neerlandesa passou direta por Verdonschot e estava a chegar a Worst.
Alvarado voltou a aumentar o ritmo. Na quarta volta, a neerlandesa passou direta por Worst e chegou a Casasola. A italiana passou dificuldades, mas conseguiu manter-se na roda da neerlandesa. Brand mantinha um ritmo seguro e seguia com uma vantagem de 13s sobre as duas perseguidoras. Na quinta volta, a campeã neerlandesa decidiu aumentar o ritmo e conseguiu aumentar a sua vantagem sobre Alvarado e Casasola para 27s. Worst estava a quebrar e acabou por ser ultrapassada por Verdonschot.
Tricolor neerlandês brilha em Lokeren
Na última volta, Lucinda Brand manteve o seu ritmo, mas mesmo cometendo alguns erros, conquistou assim o seu terceiro triunfo em 2024/2024 na segunda ronda do X2O Badkamers Trofee. Ceylin Alvarado conseguiu largar Sara Casasola para ser segunda a 21s. A campeã italiana conseguiu mais um pódio ao ser terceira a 34s. Laura Verdonschot fez uma bela corrida a ritmo e conseguiu ser quarta a 52s. Annemarie Worst fechou o top5 a 1:07.
Marion Norbert Riberolle (Crelan – Corendon) fez também uma ótima corrida a seu ritmo e conseguiu ainda ser 6ª a 2:09. No seu regresso ao Ciclocrosse, Zoe Backstedt acabou por ser apenas sétima a 2:20. Destaca-se mais uma excelente corrida da belga de 19 anos Fleur Moors (Baloise Trek Lions) que fechou o top10 a 2:51.
Como Fem Van Empel (Team Visma | Lease a Bike) não correu nesta segunda ronda, Lucinda Brand é a nova líder da classificação geral do X2O Badkamers Trofee. A campeã neerlandesa tem agora 1:58 de vantagem sobre Sara Casasola e 3:11 sobre Annemarie Worst.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Foto de Capa: BELGA