Anja Grossmann é a nova Campeã da Europa de Ciclocrosse Júnior!
A jovem suíça Anja Grossmann é a nova Campeã da Europa de Ciclocrosse no escalão júnior, vencendo em Pontevedra, Espanha, após escapar das adversárias na última zona técnica antes da meta! O sprint pelo segundo posto disputou-se logo atrás da suíça, com a checa Barbora Bukovska a bater a italiana Giorgia Pellizotti e a ficar com a medalha de Prata. A italiana ficou com o Bronze.
Chéquia ao ataque na fase inicial
A corrida das juniores femininas abriu o dia principal de Campeonatos da Europa de Ciclocrosse. A espanhola Ana Lopez assumiu o comando na curva inicial, mas rapidamente Bukovska passou para a frente. O pelotão começou a alongar perante o ritmo da checa, que visivelmente queria partir o pelotão. No final da primeira volta, uma pequena queda da francesa Lise Revol partiu o grupo da frente.
Bukovska e a compatriota Amalie Gottwaldova entraram na frente na segunda volta, mas Grossmann surgiu a fechar o espaço com a francesa Lison Desprez, a neerlandesa Mae Cabaca e a italiana Elisa Ferri. Pouco depois também a francesa Jeanne Duterne chegou à frente. Enquanto isso, um grupo perseguidor rodava já com 10s de atraso. No final da segunda volta, Grossmann passou para a frente e aumentou o ritmo. As duas francesas passavam por dificuldades, mas, desde trás, Giorgia Pellizotti vinha em recuperação a 7s.
Bukovska ao ataque, uma vez mais, e a partir a corrida
No início da terceira das cinco voltas, as sete ciclistas juntaram-se de novo na frente, assim como Pellizotti as alcançou com Lise Revol. O ritmo da suíça não era alto, mas fazia mossa nas pernas. Ainda assim, mais ciclistas se foram aproximando da frente. Inconformada, Bukovska passou para a frente e aumentou o ritmo. As zonas técnicas voltaram a fazer a diferença, provocando pequenos erros que deixaram na frente apenas Bukovska, Grossmann, Cabaca e Pellizotti.
A quarta volta começou com as quatro ciclistas a consolidarem-se na frente da corrida. O passo de Bukovska não permitira reentradas, apesar de a sua colega de equipa Gottwaldova ter sido a que mais se aproximou. Pouco antes das tábuas, Grossmann atacou, e Cabaca foi a primeira a errar. A neerlandesa caiu nas tábuas e perdeu o contacto com a frente de corrida.
Bukovska e Grossmann foram trocando ataques de forma constante, enquanto Pellizotti ficou na expectativa. Mais atrás, formava-se um grupo perseguidor, com Cabaca, Gottwaldova e Ferri, que à entrada para a última volta rodava com cerca de 10s de atraso.
Grossmann ao ataque e a escapar para o Ouro em zona técnica
No início da volta final, Bukovska voltou a atacar. A checa tentou forçar o andamento, mas não conseguia deixar as rivais para trás. Depois das tábuas, Grossmann voltou a passar para a frente. A suíça aumentou o ritmo após as escadas, e ganhou alguns metros na fase técnica. Apesar de estarem logo atrás, Bukovska e Pellizotti não voltaram a agarrar a roda de Grossmann. A suíça conquistou assim o título Europeu, enquanto Pelizzotti não foi capaz de bater Bukovska no sprint pela Prata.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UEC