Mattia Agostinacchio é o novo Campeão da Europa de Ciclocrosse Júnior!
O jovem italiano Mattia Agostinacchio é o novo Campeão da Europa de Ciclocrosse no escalão de juniores, triunfando após escapar na quinta das seis voltas da corrida ao circuito de Pontevedra, Espanha! O austríaco Valentin Hofer foi segundo e garantiu a medalha de Prata, a 8s do vencedor, enquanto o belga Mats vanden Eynde completou o pódio e ficou com o Bronze, gastando mais 10s.
Favoritos na luta pelo melhor posicionamento
A corrida dos juniores masculinos dos Campeonatos da Europa de Ciclocrosse começou com um forte ataque de Valentin Hofer. O austríaco esticou o pelotão logo nos primeiros metros, mas Mattia Agostinacchio respondeu de pronto. Os dois foram trocando posições na liderança, mas no final da primeira volta rodavam ligeiramente adiantados com o belga Arthur van den Boer. Na perseguição, vários grupos fracionados procuravam fechar o espaço.
No início da segunda volta, os vários grupos foram-se juntando na frente de corrida. Treze ciclistas compunham o primeiro grupo, mas os ataques sucediam. Já na fase final, Mats vanden Eynde acelerou, e voltou a partir o grupo na zona técnica. O belga abriu espaço, na companhia do seu compatriota van der Boer. Na perseguição, seguiam Hofer, Agostinacchio, o belga Giel Lejeune e o italiano Ettore Fabbro.
Corrida partida com muitos ataques e contra-ataques
No início da terceira das seis voltas, os dois belgas permitiram que os quatro perseguidores reentrassem. Enquanto isso, o espanhol Benjamin Noval procurava chegar à frente. A junção veio mesmo a acontecer a meio da volta, também com o francês Soan Ruesche. Na fase técnica do final do circuito, Fabbro e Ruesche perderam alguns metros.
A quarta volta começou com um pequeno percalço para o favorito da casa, Benjamin Noval. O espanhol perdeu alguns metros, e foi forçado a trocar de bicicleta. Enquanto isso, na perseguição, o neerlandês Cas Timmermann também se aproximava da frente. Após um erro numa zona técnica, o grupo, que já se reorganizava, voltou a partir. Hofer, Lejeune, van den Boer e Agostinacchio permaneciam na frente.
O ataque de Agostinacchio para a vitória
No início da quinta volta, Fabbro, Ruesche, Timmermann, Noval e vanden Eynde fecharam o espaço. Os nove jovens voltaram a rodar juntos, mas a corrida estava longe de decidida. Após a zona de escadas, Agostinacchio atacou e ninguém foi capaz de o seguir. Noval tentou responder, mas não teve pernas para acompanhar o italiano. Na passagem pela meta, o grupo na perseguição estava a partir-se, mas todos seguiam ainda em condições de lutar pelo pódio.
Na fase inicial da sexta e última volta, Hofer começou a ajudar Noval na perseguição. Ainda assim, a dupla não conseguia reduzir diferenças para o italiano. Agostinacchio manteve um ritmo forte e alcançou o Ouro no Campeonato da Europa de Ciclocrosse. Enquanto isso, na perseguição destacavam-se Hofer e vanden Eynde. O austríaco conseguiu superiorizar-se nas curvas finais para ficar com a Prata, enquanto o belga resistiu ao ataque de Noval para garantir o Bronze.
Gonçalo Costa foi o melhor português, em 32º a 2:47 do vencedor. Diogo Pinguinha foi 33º a 2:55, João Vigário 38º a 3:50, Hugo Ramalho 40º a 4:19 e Lucas Angélico 43º a 5:19. Xavier Gaspar sofreu uma queda na terceira volta e não terminou assim a corrida.
Classificações
Results powered by FirstCycling.com
Fotos: UEC