Lars van der Haar soma terceira vitória do ano no X2O Badkamers Trofee de Oudenaarde!

O neerlandês Lars van der Haar (Baloise Trek Lions) venceu a primeira ronda do X2O Badkamers Trofee em Oudenaarde, após escapar com um enorme ataque na quinta volta da corrida! A mítica ronda do início de novembro, também conhecida por “Koppenbergcross”, foi ganha pelo neerlandês, que deixou o Campeão Belga Eli Iserbyt (Pauwels Sauzen Bingoal) na segunda posição, a 34s, e o belga Toon Aerts (Deschacht – Hens – FSP) na terceira posição, a 54s.

Começo rápido com a Pauwels Sauzen – Bingoal ao ataque

O X2O Badkamers Trofee de Oudenaarde começou com um ritmo elevado em busca da melhor posição possível para a primeira subida ao Koppenberg. Thijs Aerts (Charles-Liégeois Roastery CX) foi quem assumiu o rimto numa fase inicial, mas Yorben Laurissen (Pauwels Sauzen Bingoal) passou para a frente e ganhou cerca de 5s de vantagem ainda na primeira volta. Com o seu colega de equipa na frente, Eli Iserbyt foi quem assumiu a perseguição inicial.

Já na segunda metade da primeira volta, Iserbyt conseguiu chegar à frente. Thijs Aerts manteve-se na sua roda por pouco tempo, mas Michael Vanthourenhout (Pauwels Sauzen Bingoal) tentou perseguir também. O Campeão Belga foi o primeiro na meta após a primeira volta, com Vanthourenhout a 3s, Laurissen a 5s, e os adversários mais atrás, a 7s. O Campeão Europeu fechou o espaço durante a segunda volta e passou para a frente de Iserbyt. Mais atrás, Toon Aerts e Thibau Nys (Baloise Trek Lions) destacavam-se na perseguição.

Com um sprint intermédio no final da primeira volta, Iserbyt conseguiu somar os 15s do primeiro posto. Vanthourenhout garantiu 10s e Laurissen 5s.

Cinco homens na frente com muita luta pelas primeiras posições

No final da segunda das sete voltas, em nova subida ao Koppenberg, os dois belgas conseguiram fechar o espaço para a frente. Os quatro entraram assim juntos na terceira volta ao circuito, com Lars van der Haar, Lander Loockx (TdT – Unibet) e Toon Vandebosch (Crelan – Corendon) a apenas 5s. Durante a terceira volta, Lars van der Haar fechou o espaço, mas Nys perdeu alguns metros após cometer um erro. Vanthourenhout foi quem mais aproveitou, ao conseguir um pequeno espaço para se destacar.

Já no final da terceira volta, os cinco ciclistas voltaram a juntar-se de novo na dianteira. No Koppenberg, Toon Aerts voltou a passar para a frente, mas o grupo manteve-se junto. Lander Loockx seguia já a 9s, e Toon Vandebosch a 13s. Mais atrás, Pim Ronhaar (Baloise Trek Lions) era oitavo, a 25s. Na quarta volta, Iserbyt cometeu um pequeno erro e permitiu que Aerts se isolasse. Thibau Nys assumiu a perseguição e passou para a frente, impondo um ritmo forte.

Perante o ritmo do jovem belga, o grupo na frente começou a abrir espaços. Aerts não estava a conseguir encostar, e Iserbyt acabou por passar para a sua frente e voltar a juntar toda a gente. Nys fez a quinta ascensão ao Koppenberg na frente, mas o grupo não se desfez. Na entrada para a quinta volta, a passagem pela box colocou van der Haar na frente. Iserbyt voltou a assumir a perseguição, mas Nys não lhe deu grande espaço.

Cavalgada a solo de van der Haar em direção à vitória

O ataque de van der Haar foi desicivo. Iserbyt não estava a conseguir aproximar-se, e perdia espaço a cada momento. Nys marcou o Campeão Belga de forma exemplar, enquanto Aerts e Vanthourenhout foram perdendo alguns metros. Após nova subida ao Koppenberg, no final da volta 5, van der Haar era já líder com 30s sobre Iserbyt. Thibau Nys passava algumas dificuldades, e perdia metros para Toon Aerts, que era terceiro a 39s.

A volta 6 voltou a ver um super van der Haar. O neerlandês continuou a abrir espaço, e deixava já Iserbyt a 39s e Aerts a 54s. Thibau Nys estava em grande perda, e rodava já a 1:22, enquanto Vanthourenhout estava a 1:25. Daí até à meta, van der Haar manteve-se na frente de forma confortável para conquistar um grande triunfo! Iserbyt lutou para fechar espaço, mas acabou por ser segundo, a 34s. Toon Aerts conseguiu o seu primeiro pódio após o regresso e foi terceiro, a 54s. Nys foi quarto, a 1:30, enquanto Vanthourenhout fechou o top5 a 1:32.

A classificação geral do X2O Badkamers Trofee é feita pelas diferenças entre os ciclistas em cada ronda da prova. Se um ciclista não competir numa das rondas, são lhe adicionados 5:35 na geral, em relação ao tempo do vencedor. Todos os ciclistas que terminem com mais de 5:35 de atraso são também contabilizados nesse registo.

Com o triunfo, van der Haar é o primeiro líder do X2O Badkamers Trofee! Iserbyt ocupa a segunda posição, a 19s, devido à bonificação do sprint da primeira volta, enquanto Aerts é terceiro, a 54s.

O pódio do X2O Badkamers Trofee de Oudenaarde com Eli Iserbyt, Lars van der Haar e Toon Aerts
O pódio do X2O Badkamers Trofee de Oudenaarde com Eli Iserbyt, Lars van der Haar e Toon Aerts

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: BELGA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock