Mathieu Van der Poel é o novo Campeão do Mundo de Gravel!

O “Godzilla”, Mathieu Van der Poel é o novo Campeão do Mundo de Gravel, após isolar-se na frente da corrida a 13.5km da meta! O neerlandês fez história ao conquistar um Título Mundial em três disciplinas diferentes, depois de ter conquistando um na estrada e seis no Ciclocrosse. Num percurso de 180km entre Halle e Leuven. Van der Poel bateu os belgas Florian Vermeersch e Quinten Hermans por 1:03 e 3:47, respetivamente.

Começo com forte ritmo com a corrida a partir-se rapidamente

A prova dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel começou com um ritmo alto. Por volta do km 20, a corrida partiu bastante e um grupo de cerca de 30 ciclistas estava isolado na frente da corrida. Poucos kms depois, o grupo da frente partiu ainda mais, mas os principais nomes seguiam na dianteira.

Ao km 55, Mathieu Van der Poel atacou e isolou-se na frente da corrida. Jasper Stuyven (Seleção da Bélgica) tentou a solo chegar ao neerlandês, mas não teve sucesso e foi alcançado por Matej Mohoric (Seleção da Eslovénia), Florian Vermeersch, Gianni Vermeersch, Toon Aerts, Timo Kielich, Quiten Hermans e Xandro Meurisse (Seleção da Bélgica) e Connor Swift (Seleção da Grã-Bretanha). Por volta do km 82, Van der Poel foi alcançado pelo grupo perseguidor.

A 85km do fim, Rick Ottema (Seleção dos Países Baixos), Tim Merlier, Lawrence Naesen e Kevin Panhuyzen (Seleção da Bélgica), Matevz Govekar (Seleção da Eslovénia) e Jonas Lindberg (Seleção da Dinamarca) reentraram no grupo da frente. Durante alguns kms, os ciclistas que estavam na dianteira seguiram juntos, mas não tardou muito para que novos ataques acontecessem.

Mathieu Van der Poel e Florian Vermeersch isolam-se

A 60km do fim, Mathieu Van der Poel atacou e foi seguido por Connor Swift. Cerca de 5km depois, Florian Vermeersch, Gianni Vermeersch, Jasper Stuyven, Quinten Hermans e Matej Mohoric fizeram a ponte para o duo da frente. A 48km do fim, Stuyven tentou isolar-se na frente da corrida, mas acabou por não ter sucesso. 7km depois, Florian Vermeersch atacou e foi apenas seguido por Van der Poel. No grupo perseguidor não havia cooperação e os dois estavam a ganhar cada vez mais espaço.

A 25km da meta, Van der Poel aumentou o ritmo. Florian Vermeersch passou dificuldades, mas conseguiu seguir a roda do neerlandês. No grupo perseguidor continuavam a não colaborar da melhor forma e o duo da frente já tinha uma vantagem de 1:30.

Mathieu Van der Poel em modo Godzilla

A 13.5km da meta, num dos setores mais duros do percurso, Mathieu Van der Poel atacou e Florian Vermeersch não teve capacidade para responder. O ritmo do neerlandês era diabólico e, km após km, aumentava a sua vantagem sobre os perseguidores. Van der Poel seguiu com o seu ritmo e tornou-se assim no novo Campeão do Mundo de Gravel.

Florian Vermeersch fez uma grande corrida e pelo segundo ano consecutivo ficou com a medalha de Prata. Na luta pelo Bronze, vários ataques aconteceram, mas nenhum ciclista conseguiu destacar-se. A medalha final acabou por ser decidida ao sprint e Quinten Hermans conseguiu ser o mais forte para ser assim terceiro a 3:47.

Francisco Moreira foi o único português em competição e terminou em 133º a 29:50 de Van der Poel.

O pódio dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Florian Vermeersch, Mathieu Van der Poel e Quinten Hermans
O pódio dos elites masculinos nos Campeonatos do Mundo de Gravel com Florian Vermeersch, Mathieu Van der Poel e Quinten Hermans

Classificações

Results powered by FirstCycling.com

Fotos: UCI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Releated

Please turn AdBlock off  | Por favor desative o AdBlock